Vida e Saúde

Sintomas da Dependência Química

Ads 02

A dependência química é a necessidade em que o adicto sente ao consumir determinado tipo de droga, seja ela lícita ou ilícita. De acordo com o psiquiatra Daniel Barros, “A dependência química é uma doença do cérebro. Ela acontece porque determinadas substâncias acionam o sistema de recompensa do cérebro que vai, com o tempo, se interessando somente pela sensação de prazer provocada pela droga. Ela mexe com o sistema de recompensa da pessoa. ”

Saiba mais >>   Negros têm menos acesso à cirurgia de câncer de pulmão

Na região cerebral, existe o sistema límbico que é relacionado ao comportamento humano e a memória. O psiquiatra Daniel Barros relata que existe a área córtex pré-frontal que é responsável pelo controle das escolhas e o controle de planejamento. A droga afeta todo o sistema límbico, alterando o sistema cerebral.

Através do uso de substâncias químicas, o dependente entra em um círculo vicioso. O círculo vicioso é a pratica de algo que levará o dependente ao estado inicial continuamente, gerando um vício. As drogas lícitas e ilícitas afetam o sistema nervoso, e também prejudica a saúde do dependente. Os sintomas são:

1.     Perda do controle da substância química.

Ads 03

O dependente químico começa a ingerir as substancias, e o produto afeta o sistema nervoso. Fazendo com que o adicto perca o controle de todos os sentimentos e comportamento, o produto gera vício e então o dependente não consegue parar de fazer o uso.

2.     Deseja consumir continuamente todos os dias.

Com as drogas em seu organismo, o viciado em substancias químicas deseja que o produto esteja em seu corpo com mais frequência.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

3.     Faz o uso da substância todos os dias.

O uso de substâncias químicas começa a fazer parte de sua rotina.

Saiba mais >>   Em celebração ao Dia das Crianças, Palavra Cantada participa de curso online gratuito sobre infância

4.     Inicia-se com pequenas doses, porém, aumenta para grandes quantidades de substancias químicas.

Ads 04

O início do adicto nas drogas começa com pequenas doses e com o passar do tempo, ele aumenta cada vez mais as substancias químicas.

5.     Falta constantemente o trabalho, muda de rotina ou até perde o emprego em decorrência das drogas.

Com o alto consumo de substâncias químicas no corpo, a mente é afetada e então o adicto perde o sentido de tempo e lugar. Sua rotina começa a ser transformada, o dependente muda em consequência ao vício.

6.     Não consegue parar e pensa nas drogas.

O viciado em entorpecentes não tem controle sobre nada em sua vida, pode cometer ações graves em busca de obter drogas.

7.     Distancia-se da família, amigos e perde contato com vinculo social.

Ads 05

O dependente perde todo vinculo social com a sociedade, seja família, amigos e colegas de trabalho. Em alguns casos o dependente poderá perder tudo o que um dia o adicto teve.

8.    A agressividade começa a fazer parte de sua rotina, pois sem o consumo o estresse é aumentado.

Com o alto consumo de substancias, a falta do produto no corpo pode gera estresse. O estresse gerará agressividade, e então o adicto torna-se uma pessoa agressiva

Saiba mais >>   Outubro Rosa: há perspectivas e desfechos extremamente favoráveis para o câncer de mama

9.     Sua saúde não é mais importante.

Para o dependente, nada mais importa. Sua vida está voltada ao vício que consome constantemente todos os dias. O viciado em substancias químicas pode torna-se uma pessoa magra, estando abaixo de seu peso. O dependente não importa mais com sua a saúde, as drogas são sua prioridade.

10.   Comportamento é alterado e suas escolhas são inconsequentes.

O consumo de entorpecentes no sistema cerebral afeta suas escolhas e comportamento, o adicto não consegue ter controles sobre suas escolhas.

Clínica de Recuperação

As Clínicas de recuperação são ambiente adequado para dependentes que possuem algum vício causado por drogas ilícitas. A clínica de recuperação é responsável por acolher dependente de drogas de forma legalmente com o compromisso de ajudá-lo a se livrar dos entorpecentes. As clinicas de recuperação tem profissionais qualificados, como;

  • Médicos psiquiatras
  • Nutricionistas
  • Enfermeiros
  • Psicólogos
  • Supervisores

Os profissionais serão variados com base na clínica escolhida.

Existem atividades que ajudem no processo de abstinência, amenizando o estresse em que o paciente irá passar dentro da clínica de recuperação. Há muitas clínicas de recuperação em todo o Brasil, e a entidade “Grupo Aliança pela Vida” pode ajudar o dependente químico a encontrar uma clínica que seja ideal para o adicto.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]