Soro de leite, mistura láctea e composto lácteo: o que são?
Neste conteúdo você vai saber sobre
Saiba quais são as diferenças entre os produtos soro de leite, mistura láctea e composto lácteo
Quando vamos ao mercado, muitas vezes pegamos o produto sem conferir as descrições das embalagens. De certa forma, o hábito de não ler as informações dos rótulos pode interferir no resultado de alguma receita específica que desejamos preparar.
Por isso, antes de comprar algum produto, confira se está optando pelo mais adequado, caso não escolha um leite condensado de qualidade, o sucesso da sua receita pode ser comprometida. Mas, afinal, qual é a diferença entre o soro de leite, a mistura láctea e o composto lácteo? Para descobrir, acompanhe a leitura na íntegra!
Como diferenciar o soro de leite, a mistura láctea e o composto lácteo?
Devido ao aumento dos preços dos produtos na prateleira dos mercados, a solução oferecida pela indústria de alimentos foi comercializar com menos custos para a população outros similares, que em alguns casos não substituem o original. Vamos entender!
Leite X soro de leite
O leite de vaca é uma bebida rica em proteína, cálcio e calorias, sendo integral ou desnatado. Já o soro de leite é um subproduto, ou seja, ele é derivado da fabricação de queijos. Segundo a nutricionista Cláudia Mazzonetto, “soro do leite é o que sobra do processo de fabricação dos queijos”.
Por isso, para quem tem o hábito de tomar um copo de leite, o ideal é optar pelo próprio leite. No entanto, o soro não é prejudicial à saúde, possui taxas menores de proteínas, nutrientes e gorduras em comparação ao leite tradicional.
São ricos em aminoácidos essenciais. “É um alimento rico em proteínas de alto valor biológico”, confirma a profissional. Ele pode ser escolhido em receitas para:
- substituir o leite na fabricação de pão e bolos;
- substituir a água em sopas e ensopados;
- no preparo das vitaminas com frutas;
- para dietas proteicas.
Leite em pó X composto lácteo
O leite em pó, é o processo de desidratação, no qual o leite de vaca sofre para retirar toda água. Apesar de ser um processo industrial, não há adição de minerais, nem outros compostos. O próprio leite contém, naturalmente, açúcar, vitaminas, minerais, gorduras, proteínas e outras substâncias.
Pode ser enriquecido por vitaminas ou substâncias como a lecitina, que facilita a dissolução quando misturado com água, isso o torna conhecido como instantâneo.
O composto lácteo também possui textura em pó, sendo uma opção para o leite de vaca. No entanto, precisa ter 51% de leite, misturados a outros compostos como vitaminas, fibras, minerais e outros tipos de gorduras.
Por ter misturas na fórmula de açúcares, edulcorantes nutritivos, chocolates, café e frutas podem ser inapropriadas para a criança em determinada fase, podendo até mesmo causar alergias.
Assim, alerta a nutricionista, “o composto lácteo deve ser recomendado por especialista pediatra, nutrólogo, médico de família ou nutricionista, pois contém muitos nutrientes que podem ser inapropriados para criança em determinada fase da infância ou até mesmo causar alergias”, não sendo indicado para crianças menores de dois anos.
Leite condensado X mistura láctea
O leite condensado é usado muito nas sobremesas tradicionais como o famoso brigadeiro. A aparência amarelada e cremosa é derivada do processo de redução do leite de vaca e açúcar, ou seja, “ele é um produto constituído exclusivamente de leite de vaca e açúcar.” É o que indica a nutricionista.
Por sua vez, a mistura láctea como o próprio nome já explica é uma junção dos produtos como o soro de leite, gordura vegetal, leite em pequenas quantidades, amido de milho, açúcar, aditivos químicos como espessantes e conservantes. É uma alternativa mais em conta, que lembra a textura do leite condensado.
De acordo com a especialista, esses ingredientes são adicionados para reduzir os custos e com isso aumentar o rendimento do produto. Por isso, o valor comparado ao leite condensado é muito mais baixo.