Supermercado: entenda como impulsionar suas vendas no Dia das Crianças
O especialista em gestão de mercados, Leandro Rosadas, ensina ações para o varejo aproveitar a data comemorativa
Com um bom planejamento, os supermercados podem transformar o Dia das Crianças em uma oportunidade para movimentar diversos setores da loja, desde o bazar, com a venda de brinquedos, até setores de alimentos, beleza, bebidas, itens infantis, entre outros. Como qualquer outra data comemorativa, os supermercados devem entrar o mês de outubro no clima e não esperar para criar ações apenas no dia 12. O especialista em gestão de supermercados, Leandro Rosadas, ensina que vale investir em cada detalhe, como por exemplo: pensar em uma playlist infantil, o que pode não só agradar as crianças que acompanham seus pais nas compras, mas também trazer o clima de nostalgia para os adultos. ”No mês das crianças vale apostar em uma decoração temática, em algo bem colorido. E de acordo com o que for definido, esse layout deve aparecer nas gôndolas, nos encartes, peças gráficas no pdv, nas redes sociais da Internet e até no descanso de tela dos computadores que ficam no caixa”, diz Leandro.
O especialista conta que há supermercadistas que levam para suas lojas: mágicos e palhaços, nos fins de semana, já que tendem a ser dias mais movimentados. ”Os donos de mercados ainda podem definir que no Dia das Crianças serão distribuídos algodão doce e pipoca para quem visitar a loja, por exemplo etambém podem realizar sorteio de brinquedos. Para divulgar essas ações. o ideal é aproveitar as redes sociais ou usar cartazes na loja para informar em qual dia e horário acontecerão as açõesespeciais para os pequenos.
No momento de selecionar os melhores itens que serão destaque nas ações, é interessante fazer um levantamento dos produtos que foram mais vendidos nessa mesma data, do ano anterior, assim, o supermercadista poderáfazer promoções mais estratégicas com alguns desses produtos.. Além dessa dica, Leandro ressalta que caso não identifique que vendeu muitos produtos infantis, o supermercadista pode criar campanhas que ativem a memória dos clientes para despertar o desejo e fazer com que comprem produtos que lembrem a infância deles, por exemplo, selecionar 10 itens como: refrigerante caçulinha, uma determinada embalagem de biscoito, um chocolate x, suquinho, uma embalagem de bolinho individual, ou seja, produtos mais voltados para o público infantil. Lembrando que é preciso definir que naquele dia todos esses itens custarão R$ 2,00.
Oportunidades para movimentar os supermercados no Dia das Crianças não faltam. Por último, o especialista ressalta que fazer degustação de chocolate, bebidas achocolatadas ou até um biscoito com boa margem também valem como estratégia. “A prioridade é assegurar que o seu mercado esteja constantemente pronto para criar ocasiões festivas ao longo do ano, visando o aumento das vendas”, finaliza.
Sobre Leandro Rosadas
Leandro Rosadas é economista e especialista em gestão de supermercados, hortifrutis, atacarejos, padarias e açougues. Formado em economia pela UFRRJ, o carioca já atuou como professor universitário e consultor no mercado de varejo. Hoje, Rosadas é considerado uma das maiores referências entre os especialistas do seu segmento, sendo responsável pela formação em gestão de mais de 8 mil proprietários de supermercados Brasil afora.