Surdez: quais são os tipos e tratamentos possíveis
Cada vez mais pessoas no Brasil e no mundo têm sofrido com a perda auditiva, essa condição pode acontecer devido a diferentes fatores como genética, exposição a barulhos altos ou lesões no canal auditivo.
A surdez afeta a qualidade de vida, por isso é importante identificá-la e realizar o tratamento necessário quando possível, ou investir no uso de aparelhos auditivos.
Existem diferentes tipos e graus de surdez, além disso ela pode ser temporária ou permanente.
Para saber mais sobre esse assunto, conhecer os tipos de surdez e quais os possíveis tratamentos, continue a leitura!
O QUE É SURDEZ?
O sistema auditivo é composto por três partes: orelha interna, orelha externa e orelha média. Todo o processo de audição ocorre entre esses canais e quando há uma falha nesse processo, ocorre a incapacidade de ouvir ou a diminuição da qualidade da audição.
Essa condição chamada surdez ou “hipoacusia”, pode ser de nascença ou desenvolvida ao longo da vida por motivos diversos.
A surdez pode se manifestar em diferentes graus, sendo grau leve, grau moderado ou grau grave. Dependendo, pode levar a aposentadoria por surdez.
TIPOS DE SURDEZ
A surdez pode ser de diferentes tipos, conheça quais são:
Surdez congênita: na surdez congênita a criança já nasce sem a capacidade de ouvir ou com a capacidade reduzida. A surdez ocorre já na barriga da mãe durante a gestação e pode ter como causa algumas doenças adquiridas pela mulher nesse período como a sífilis ou toxoplasmose, a causa também pode ser hereditária.
Surdez gradativa: na surdez gradativa, o indivíduo vai perdendo a capacidade de audição aos poucos, muitos acabam nem percebendo a perda até que alcance um grau avançado. Por isso é um tipo perigoso. Em geral, a causa da surdez gradativa é a exposição por muito tempo a barulhos altos, como por exemplo trabalhadores de fábricas.
Surdez súbita: na surdez súbita, a pessoa perde a audição de forma abrupta e sem causas anteriores, sendo irreversível. Esse tipo de surdez pode acontecer devido a uma forte lesão no tímpano, por conta da exposição a barulhos muito altos como explosões.
Surdez unilateral: na surdez unilateral, apenas um dos ouvidos é afetado. Ou seja, mesmo que haja perda de audição de um lado, o outro lado ainda pode apresentar a qualidade de audição normal.
Além disso, existem duas classificações que dependem da causa, podendo ser surdez de condução ou surdez neurossensorial.
Qual a diferença entre surdez de condução e surdez neurossensorial?
A surdez de condução é quando algo afeta o ouvido externo ou médio, bloqueando a entrada dos sons no ouvido interno. As causas da surdez de condução geralmente são tratáveis ou até mesmo possíveis de cura.
Já a surdez neurosensorial se trata de um problema no ouvido interno, região a qual envia os sons em forma de mensagens para o cérebro. Com essa capacidade comprometida acontece a perda de audição.
QUAL O TRATAMENTO PARA SURDEZ?
O tratamento vai depender da causa e dos níveis de surdez. Quando se trata de uma causa mais simples como o acúmulo de cera, por exemplo, é recomendado uma limpeza ou drenagem no ouvido.
Já em casos mais graves como lesões no tímpano, é necessário o tratamento cirúrgico.
Para recuperar a qualidade de vida e aumentar a capacidade de audição, é possível fazer o uso de próteses e implantes de aparelhos auditivos.
Cada vez mais modernos, as lojas de aparelhos auditivos apresentam vários modelos de fácil adaptação, hoje em dia é possível encontrar aparelho para surdez por um preço acessível.
Surdez tem cura?
A cura da deficiência auditiva vai depender do tipo e da causa. Mas é possível que após a realização de tratamentos médicos a audição possa voltar em alguns casos.
Após o diagnóstico de surdez permanente, é importante focar na reabilitação da pessoa com deficiência auditiva. Como a adaptação a linguagem de sinais e leitura labial.