Vai ao estádio? Confira dicas para manter o conforto térmico
Neste conteúdo você vai saber sobre
Em épocas de temperaturas extremas, é fundamental saber como se preparar para curtir as partidas de futebol
Ir ao estádio é uma experiência única para quem deseja ver o time do coração in loco. Porém, não basta se preparar para torcer, por si só: são mais de 90 minutos para lidar com diferentes emoções e sensações dentro e fora de campo.
Entre os principais fatores, especialmente para quem vai ao estádio com frequência, está a previsão do tempo, que pode pegar muitos torcedores de surpresa.
Seja em um estádio coberto ou aberto, é fundamental se preparar para as adversidades do clima, como o calor extremo, as chuvas torrenciais ou o frio congelante. E, para te ajudar a evitar desconforto nesses momentos, separamos algumas dicas valiosas para te deixar sempre protegido.
Atente-se ao que pode ou não ser levado aos estádios
Ao programar a ida a um jogo, é natural pensar em levar um moletom masculino ou feminino para vestir, capas de chuva, gorros, óculos de sol e outros tipos de vestimenta.
Porém, mais do que isso, é fundamental se atentar para os itens extras, que podem ser barrados na revista. Nesse momento, muitos torcedores, especialmente os de primeira viagem, acabam tendo que se desfazer de objetos como garrafas de água, guarda-chuvas e até mesmo filtros solares (a depender do volume e tipo de frasco).
Por isso, o primeiro passo para quem está pensando em assistir a uma partida de futebol no estádio é evitar quaisquer objetos que possam ser utilizados como “armas improvisadas”, que são barradas e descartadas no momento da entrada.
Isso porque, infelizmente, muitos dos itens descritos acima podem ser utilizados por pessoas mal intencionadas para ferir e agredir torcedores adversários em momentos de fúria. Por isso, verifique as instruções do que é proibido levar, que podem ser facilmente encontradas em ingressos ou em sites oficiais.
Prepare-se para mudanças bruscas de temperatura
Quando falamos de jogos de futebol, estamos nos referindo a partidas de quase duas horas de duração, sem contar o trajeto até o estádio. Além disso, o Brasil tem por característica ter, em muitos casos, “várias estações em um só dia”. Ou seja, o dia pode estar ensolarado e muito quente e, mesmo assim, à noite, a temperatura poderá cair de forma considerável.
Por isso, é melhor não contar com a sorte, se preparar e, mesmo em dias muito quentes, sempre levar um casaco ou outra terceira peça de inverno.
Além disso, tenha sempre com você um acessório para se proteger das chuvas, que pode ser desde uma capa de chuva tradicional, até mesmo uma bandeira do seu time do coração.
Por fim, é importante frisar que, quando se trata de ir ao estádio em um dia muito quente, acessórios como chapéus e óculos ajudam a evitar que o sol possa incomodar e agredir sua vista.
Verifique a estrutura do estádio
Os estádios brasileiros de futebol têm diferentes características, alguns sendo muito modernos e outros sendo mais tradicionais. Por isso, é possível encontrar muitos tipos de ingressos e de lugares, alguns com mais conforto e outros com menos.
Com o passar do tempo, você já consegue optar pelo lugar ideal de acordo com suas necessidades e sua vibe do dia.
Assim, na hora de escolher o ingresso, preste atenção: se você quer ter uma experiência mais tranquila, verifique se o espaço conta com ar condicionado ou cobertura.
Da mesma forma, se quiser estar em um lugar mais próximo da “geral”, com o calor da torcida, é importante ter em mente que não haverá o mesmo conforto.
Não deixe de se hidratar
Ainda que não haja possibilidade de levar sua própria garrafa de água ao estádio, nestes locais é possível comprar água, bebidas e comidas. Por isso, especialmente em dias muito quentes, não deixe de lado a hidratação e alimentação.
Mesmo quando o orçamento está apertado, considere comprar um copinho ou garrafinha de água quando sentir muita sede, ou um alimento quando o corpo pedir, para manter a hidratação e evitar mal estar.