Valorização do capital humano é a nova tendência do segmento de tecnologia
Com uma taxa de desemprego de 15,1%, o mercado de trabalho segue reagindo e aos poucos se recuperando, os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) referente a comparação março de 2020 com este ano.
Já para os profissionais da área detecnologia houve um aumento repentino das vagas em virtude dos efeitos da pandemia, em particular, o encurtamento das distâncias viabilizado pelo advento do trabalho remoto e a
urgência pela disponibilização de novos serviços digitais.
Para o CEO da Memora Processos Inovadores, Marcos Paiva, “temos muitos desafios pela frente, passamos por um
momento complexo de mundo que afeta o nosso dia a dia no trabalho”. Nascida há 17 anos na capital federal, a Memora Processos Inovadores recebeu a certificação Great Place to Work, em livre tradução: Melhor lugar para trabalhar.
O principal objetivo da Memora é ser uma transformadora digital, especializada em conhecer e conectar clientes aos seus objetivos, oferecendo soluções intensivas em gestão, tecnologia e inovação.
“Fico muito feliz porque a Memora foi criada a partir da crença de que a felicidade e o crescimento dos Memoráveis (nossos colaboradores) é um fator crítico de sucesso para a organização e para nossa prosperidade”, ressalta Paiva. Ele explica que “receber a certificação Great Place to Work nos dá muita força e entusiasmo para fortalecer a
prioridade no Capital Humano em 2021”.
Se por um lado há ainda muitas pessoas em busca de um emprego, empresas que estão reduzindo suas equipes, precarização do trabalho, no mercado de tecnologia a busca por profissionais segue aquecida e há empresas que acreditam que o capital humano é o diferencial entre as organizações. Assim, é a Memora Processos Inovadores.
Os memoráveis Para a Diretora de Recursos Humanos da Memora, Juliana Alcântara, a valorização dos colaboradores é algo que faz parte do DNA da empresa. “A certificação confirma algo que a empresa já era, um lugar que valoriza seus colaboradores e olha para eles de uma forma estratégica e individual”.
Juliana conta que antes mesmo da pandemia, um dos grandes pilares que a empresa investiria seria o Capital Humano. “A pandemia escancarou uma preocupação que já era da nossa organização, é preciso olhar para cada colaborador de uma forma individualizada, humanizar cada vez mais a relação empresa/colaborador”. A empresa criou o senso de comunidade e pertencimento, então, chama seus colaboradores de Memoráveis.
Regularmente, são feitos treinamentos, eventos internos e ações de reconhecimento dos colaboradores. Ao receber o selo Great Place to Work, as empresas se tornam bastante atrativas para os trabalhadores.
A empresa, especializada em gestão de processos com foco na experiência do cliente, está em franca expansão pelo País. Atualmente, a Memora tem atuação nacional em projetos no Distrito Federal, Goiás, Rondônia, Mato Grosso, dentre outros e um escritório na Europa em Portugal e conta com mais de 270 colaboradores.
Mesmo em meio à pandemia a Memora vem crescendo significativamente e projeta um crescimento de 60% para o ano de 2021. Entre estas contratações, na agora reconhecida empresa, está a do designer gráfico, Bruno do Nascimento, de 35 anos. Ele foi contratado em abril deste ano e acredita que o ambiente corporativo da Memora se diferencia de outras empresas. “Não sinto aquela distância entre gerentes e funcionários. Existe hierarquia, mas
todos são acessíveis, isso é bem legal”.
Para ele, o clima interno da organização é algo do dia a dia. “Está sendo uma experiência ótima, é como se todo mundo fizesse questão de que ali se pareça ao máximo com a sua segunda casa”, detalha. Em tempos de pandemia, Bruno tem trabalhado de forma híbrida: parte da semana no escritório em Brasília e a outra em home office.
Sobre a Memora
A Memora Processos Inovadores SA tem como preceito fundamental ser útil à sociedade, oferecendo o melhor em soluções que agregam gestão e tecnologia. Com mais de 17 anos no mercado e cinco escritórios no Brasil e um na Europa, a Memora coleciona centenas de casos de sucesso de transformação digital de organizações públicas e privadas.