Volta às Aulas: Como as atividades lúdicas podem estimular o desempenho na matemática?
Especialista conta como os jogos pedagógicos podem favorecer o aprendizado do aluno
Reencontrar os colegas e professores, comprar os materiais e descobrir quais serão as novidades é algumas das expectativas das crianças na volta às aulas. Mas, muitas vezes para quem tem dificuldade com a matemática ou outra disciplina, pode ser um momento de ansiedade e desmotivação.
Segundo o professor Cesar de Oliveira Guimarães, Diretor da MMP Materiais Pedagógicos, as atividades lúdicas podem favorecer o aprendizado do aluno e estimular o desempenho na matemática.
“Olha, existem vários pensadores, como Jean Piaget e Maria Montessori, que colocam que não é possível aprender matemática sem as atividades lúdicas e jogos. A matemática é uma forma abstrata de descrever o mundo, porém a gente só consegue chegar nessa abstração se tivermos como base o mundo real, e os materiais lúdicos são excelentes para fazer essa ponte entre a realidade que a criança está acostumada e o mundo abstrato”, explica Cesar.
Existem brincadeiras que podem estimular o aprendizado, os materiais pedagógicos principalmente, um jogo é uma atividade divertida, quem não gosta? Além disso, existem diversos jogos em que a criança vai precisar montar uma estratégia, o que estimula várias áreas do pensamento. “Eu lembro de brincar muito com um tangram na minha infância, e isso me ajudou muito no entendimento da geometria ao longo de toda a minha vida”, conta.
Na educação infantil, a matemática se mistura muito com a lógica e a geometria. Recursos pedagógicos como os blocos lógicos e o geoplano quadrado são fantásticos para ilustrar os conceitos para a criança e prepará-la para as próximas fases.
O professor Cesar conta que muitos alunos não gostam de matemática pela forma como ela é apresentada. Muitas vezes o professor já fala que é um assunto difícil, e que o aluno vai ter que ralar muito para entender e passar de ano. Parece uma guerra de forças, o professor querendo mostrar que sabe mais e do outro lado o aluno querendo passar de ano, mas nem sempre foi assim, a matemática tem o sentido de estimular o raciocínio, e fazer você entender que existem desafios que tem uma solução não óbvia, porém lógica. Estimulando os alunos com perguntas que gerem esse interesse o gosto pela matemática certamente será diferente.
Quanto mais recursos pedagógicos você tiver, mais fácil será ensinar de forma lúdica, mas a criatividade do professor é o primeiro passo e a falta de recurso não pode ser uma desculpa em hipótese alguma. Os materiais lúdicos também são fantásticos para alunos de inclusão. Desde os alunos com autismo, dislexia, síndrome de Down e até mesmo paralisia cerebral. A mesma forma de ensinar o aluno sem necessidades especiais, se aplica ao aluno com transtorno de aprendizagem, adaptando a velocidade a cada caso.
- Para conhecer os materiais pedagógicos da MMP, acesse o site www.mmpmateriaispedagogicos.com.br