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4 dicas para atendimentos e gestão em clínicas médicas

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Uma boa estratégia de gestão do atendimento deve ser prioridade para qualquer tipo de organização. Um bom líder deve voltar a sua atenção para o estudo dos processos e pensar em melhorias das atividades que os envolvem.
Em especial, a área da saúde deve zelar por um atendimento qualificado e humano, por lidar com pessoas que estão buscando melhorar a saúde ou se curar de alguma doença.
Ciente da importância desse tema, esse artigo citará 4 dicas para atendimentos e gestão em clínicas médicas.

1 – Telemedicina: a tecnologia que apoia sua gestão clínica

A telemedicina é um meio novo e muito avançado para controle dos pacientes e troca de informações entre técnicos, médicos e especialistas da área de saúde.
A telemedicina funciona da seguinte maneira: o paciente pode ser atendido pelo médico mesmo se estiver em um local muito distante dele. Esse tipo de atendimento é revolucionário e pode beneficiar um número enorme de pessoas.
E as vantagens não são direcionadas apenas para os pacientes. As clínicas médicas ganham em termo de gestão: os estabelecimentos terão o número de pacientes circulando reduzidos e os profissionais poderão focar sua atenção nos casos que necessitem exclusivamente de atendimento presencial.
Além disso, a telemedicina também pode ser utilizada para conferências e trocas de informações entre médicos sobre determinado caso ou tratamentos que busquem uma segunda opinião.

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2 – Softwares que automatizam os processos

Uma boa gestão requer o uso da tecnologia a favor das atividades e processos das organizações, e para as clínicas médicas isso não é diferente.
Atualmente existe um sistema de arquivamento de imagens (PACS) que é muito conhecido na área de saúde por poder carregar diversos documentos e imagens de exames de forma integrada entre clínicas e hospitais.
A utilização de um sistema desses coopera consideravelmente para o bom atendimento ao paciente, visto que os laudos estarão digitalizados e arquivados em um servidor seguro que poderá ser acessado de qualquer lugar com Internet por médicos e especialistas. Esse software facilita os processos e agiliza o diagnóstico.
Além do sistema PACS, também existe o RIS (Sistema de Informação de Radiologia), o LIS (Sistema de Informação para Laboratórios) e o CIS (Sistema de Informação Clínica).

3 – Reduza custos com serviços terceirizados

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A redução de custos é benéfica para qualquer tipo de empresa. Nas clínicas médicas, uma redução nos custos significa sobra no caixa para investimento no treinamento da equipe e aquisição de equipamentos mais modernos e avançados.
Uma dica valiosa é a de estudar as atividades que podem ser terceirizadas. A terceirização é um ótimo caminho para as empresas que buscam economizar.
Abaixo podemos citar algumas das vantagens da terceirização:
• Foco no coração do negócio: terceirizando atividades-meio da empresa, é possível dedicar atenção total ao negócio principal;
• Despesas fixas: ao fechar contratos fixos não é preciso se preocupar com variações nas despesas e sustos na hora de pagar as contas;
• Qualidade: ao contratar o serviço de uma empresa especializada naquela atividade a qualidade daquele serviço aumenta consequentemente.

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4 – Invista no atendimento humanizado

Dar um atendimento digno e humanizado para um paciente é requisito básico para qualquer função da área da saúde. Tratar as pessoas com o respeito e atenção que elas demandam é o objetivo principal do atendimento humanizado, mas também é questão de ética profissional.
Ao tratar o paciente bem e demonstrar interesse em ajudá-lo faz com que ele se sinta seguro e gera confiança. Outra questão que deve ser considerada é que atualmente as pessoas utilizam muito as redes sociais para verificar a credibilidade de um estabelecimento. De forma que se o paciente for bem atendido, ele fará comentários positivos e consequentemente a sua marca será reconhecida positivamente no mercado.
Para que o atendimento humanizado aconteça de forma natural e seja incorporado na cultura das clínicas, é necessário que toda a equipe faça treinamentos e esteja dedicada a melhorar a administração dos processos cada dia mais.

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Conclusão

O pensamento de prestar um bom atendimento e realizar uma boa gestão deve fazer parte de toda organização.
As clínicas médicas devem ter um cuidado especial ao pensar nas maneiras de melhorar os processos, pois o seu trabalho principal é realizado com pessoas.
Atualmente existem muitas formas de melhorar a gestão das clínicas médicas e facilitar a execução dos serviços, entre elas estão: a utilização da telemedicina como forma de alcançar mais pacientes, a terceirização de serviços e a contratação de programas e softwares que proporcionem mais agilidade e segurança no arquivo dos laudos e documentos.
Para que as mudanças ocorram é necessário realizar um planejamento estratégico e descrever como essas melhorias podem acontecer.

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