4 mitos sobre investimentos
Neste conteúdo você vai saber sobre
Mesmo com chances de bons resultados, muitos brasileiros ainda têm medo de investir, acreditando em histórias que outros contam.
As opções para rentabilizar seu dinheiro podem ser diversas, algumas com maiores riscos e outras com menores, mas mesmo com possibilidade de bons retornos, engana-se quem acredita que a vida de um investidor é fácil.
É preciso muito estudo, garra e disponibilidade para acompanhar de perto as informações sobre o mercado financeiro, pois um aporte errado pode significar uma grande perda — e a falsa facilidade não é a única coisa que muitos acreditam e que na vida real não ocorre.
Se você pretende começar a investir, é importante saber que existem muitos mitos que fogem da realidade e abaixo listamos os principais.
1. É fácil ficar rico com investimentos
Quando se pensa em um investidor, muitos já imaginam uma pessoa bem sucedida, com uma vida luxuosa e que vive realmente bem, financeiramente falando, mas a realidade nem sempre é assim.
Não podemos negar que existem investidores de sucesso, que construíram um grande patrimônio, mas o caminho para chegar a essa vida pede tempo e muita dedicação. É possível, sim, ficar rico com aportes financeiros, porém será preciso trabalhar.
2. É preciso sorte para ganhar dinheiro com investimentos
Outra frase muito falada e que acaba desmerecendo quem trabalha nessa área é dizer que, para um investimento dar certo, é preciso sorte.
Como dito anteriormente, um aporte errado pode significar um grande prejuízo e por isso um bom investidor não pode depender da sorte e sim de análises do mercado. Você pode até ter sorte comprando uma ação e a mesma subir seu valor, porém isso dificilmente vai acontecer outras vezes.
3. Guardar dinheiro na poupança é a melhor opção
Certamente você já escutou que investir na bolsa de valores é arriscado e que a melhor opção sempre é a poupança que seu banco oferece. Não podemos dizer que o risco não exista, mas quando se fala em rentabilidade, deixar seu dinheiro na conta vai te trazer pouquíssimo retorno.
Existem diversas formas de fazer seu dinheiro render, seja com o mercado de ações, tesouro direto, criptomoedas, entre outros — e, juntando todas as opções, qualquer uma será melhor que a poupança. Você realmente não terá riscos de perdas aplicando com seu banco, mas estará deixando de ter lucros maiores.
4. É preciso muito dinheiro para começar a investir
Mais de 70% dos brasileiros não têm o costume de investir e muitos acreditam que o retorno só vem quando você possui uma grande quantia de dinheiro para aplicar, mas na realidade o caminho é o contrário.
Iniciar no mundo dos investimentos pede mais dedicação do que capital. É possível começar com uma quantia pequena mensalmente e, aos poucos, ir aumentando. Tendo a rotina de todos os meses aplicar um pouco de dinheiro, no final você poderá ter uma carteira de investimentos bem rentável.
….
E aí, gostou? Ainda existem diversos outros mitos relacionados a investimentos, mas não deixe que nenhum te impeça de estudar sobre esse mercado!