Empreendedorismo, Negócios e Economia

Home office e modelo híbrido vieram para ficar. Como se organizar?

Já é ciente para todos que o sistema de Homeoffice é válido e produtivo para as empresas, o que antes era praticamente uma situação fora do contexto, vimos que hoje podemos sim trazer o trabalho para casa.

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Em meio as minhas pesquisas sobre o mercado x homeoffice encontrei dados bem interessantes sobre “O Futuro do trabalho no Brasil” realizado pela Google Workspace falando que sim, o modelo híbrido de trabalho veio pra ficar.  Hoje o modelo atual é 44% híbrido, 27% remoto e 29% presencial, isso é mudança de mindset para todos, perceberam?

Um outro paradigma quebrado é de que trabalhar em casa não é produtivo, nesta pesquisa citada acima, 62% afirmaram trabalhar mais e ter mais produtividade.

Cada vez mais as pessoas serão avaliadas pelos seus resultados, pelas suas entregas, o que para mim faz muito mais sentido, tendo vista que já passei por isso quando trabalhava no mundo corporativo.  Em algumas empresas que trabalhei, eu solicitei ao meu gestor para eu trabalhar 1x por semana em casa, era o dia em que eu mais rendia no trabalho, conseguia executar muitas atividades e entregar resultados interessantes, ainda mais que meu trabalho na maioria das vezes era analisar dados e indicadores de desempenho dos processos da empresa.  Mas sem perceber eu já tinha um modelo de organização, eu tinha um método que há muito tempo eu pratico, desde 2005, que é a metodologia 5s.

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Como se organizar em home office usando este método?

A metodologia 5S teve sua origem no Japão, na década de 50, após a 2º Guerra Mundial, quando o professor Kaoru Ishikawa, passou a defender que as empresas, para se reestruturarem em um país destroçado pela guerra e sem recursos, deveriam adotar como base esses 5 sensos, possibilitando um ambiente de trabalho mais adequado para maior produtividade, gerando também condições de se recolocar no mercado, competindo com preços e qualidade com os países em potencias – EUA e Europa.

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Os sensos te ajudarão muito a criar um hábito de organização e controle da mesa de trabalho e produtividade, veja como:

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Essa é uma das principais etapas do processo do Programa 5s no seu homeoffice, devemos analisar o ambiente de trabalho e refletir sobre o que de fato será utilizado ou não, e isso é com intuito de reduzir as distrações e aumentar seu foco e produtividade.

1° senso da utilização – você precisa estar ciente do que de fato precisa ter em sua mesa de trabalho, tenha o que realmente esteja utilizando, caso contrário guarde em outro local.

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2° senso da organização – precisa pensar estrategicamente onde vai colocar material, pastas e documentos e que tenha uma escala de preciso sempre, de vez em quando, e nunca, assim você cria um processo de prioridades e do que fato precisa ter mais a mão.  Esta etapa é da Organização, cada coisa tem que ter o seu lugar

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3° senso da limpeza – premissa é evitar a sujeria e para isso precisamos deixar sempre o ambiente limpo e cheiroso, sim já é estudos que alguns aromas trazem mais produtividade, foco e tranquilidade para trabalhar. E além da limpeza física, você também poderá fazer a limpeza dos seus equipamentos, computador, nuvens, HD externo etc.

4° senso da padronização e comunicação – este senso é onde você padroniza seu ambiente de trabalho, identificando o local para cada coisa, comunicando o ambiente com as pessoas de casa que aquela local é seu trabalho.  Quando estiver fazendo uma reunião, coloque na porta que naquele momento não pode ser interrompido, isso funciona muito e ajuda a todos a ter respeito pelo outro, isso é a comunicação com o ambiente, padronizando um processo.

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5° senso da disciplina – este senso é mais importante de todos, é onde vc gera a mudança de hábito e aplica diariamente o 5s.

Execute diariamente estas rotinas e você verá o resultado, quando sair do trabalho, desligar o computador com o encerramento do expediente, verifique se tudo está no lugar, tire o lixo, limpe a mesa, desligue corretamente seus equipamentos e você verá o resultado.

  • Priscila Gassi, especialista em organização empresarial

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