5 dicas para empreender e autoconhecer para sair da crise
A especialista em Autoconhecimento e Inteligência Comportamental,Heloísa Capelas, preparou algumas dicas para mostrar como pode ser fácil encarar o desafio
A pandemia afetou a forma como as pessoas têm encarado as dificuldades, e ao mesmo tempo reacendeu temas como propósito e sentido de vida, o que para muitos significa empreender. Além disso, a palavra empreendedorismo traz consigo o medo do descontrole e do desconhecido.
Outro fator muito importante para empreender é o autoconhecimento. O mundo dos negócios ainda não compreendeu de verdade a relação inequívoca entre o olhar para si mesmo e o empreendedorismo.
Estão todos em busca de empreender, munindo-se das melhores ferramentas e do maior conhecimento técnico possível, sem se dar conta do quanto saber de si colabora tanto ou até mais para que tenham sucesso em suas jornadas.
Para esclarecer alguns pontos importantes, a especialista em Autoconhecimento e Inteligência Comportamental, considerada uma das maiores especialistas no método Hoffman no Brasil, Heloísa Capelas, preparou algumas dicas para mostrar com propósito, estratégia e metodologia pode ser mais fácil para encarar o desafio.
Heloísa Capelas também é palestrante, Coach, Master Practitioner em PNL, Consteladora Sistêmica, autora de “O Mapa da Felicidade” e de “Perdão, A Revolução que Falta”, além de coautora de mais sete livros sobre Gestão de Pessoas, Liderança e Coach.
Confira suas dicas abaixo:
1- Trabalhe o autoconhecimento para aprender a focar a mente e o coração em uma única direção.
Sabemos que neste momento muitas emoções estão à flor da pele e para agirmos com sabedoria, é necessário não perder a conexão com seu propósito;
2 – O empreendedor não é o dono do negócio ou do capital, mas, sim, o criador da ideia. Pensou em algo inovador, diferente, único – e correu atrás para tirar esse projeto do papel.
Por isso, empreender é sinônimo de realizar. É transformar ideias e pensamentos em ações concretas e em resultados, reunindo todos os recursos necessários para isso. Para além do dinheiro, concretizar uma ideia requer, ainda, um imenso investimento emocional.
3- Identifique três negócios que te inspire, independentemente se estão na sua área de interesse, e extraia de cada um deles o máximo de aprendizados divididos em: o que devo fazer e o que não devo fazer;
4- Encontre duas pessoas que possuam experiência positiva em sua área de interesse, extraia de cada um deles o máximo de aprendizados divididos em: o que funciona e o que não funciona;
5- Transforme os aprendizados em ação e depois dessas experiências acima você estará mais preparado para começar a colocar suas ideias no papel ou aprimorar seu projeto;
Sobre Heloísa Capelas
CEO do Centro Hoffman (https://processohoffman.com.br/), e, há quase três décadas, está à frente do Processo Hoffman no Brasil – treinamento de autoconhecimento aplicado em 15 países e que já teve seus resultados cientificamente atestados. Por sua sala de aula já passaram mais de 12 mil alunos, entre os quais algumas das principais lideranças e gestores do mercado nacional. Criadora do “Universo do Autoconhecimento”, primeira plataforma de treinamentos e conteúdo online sobre o tema, e autora dos best-sellers “O Mapa da Felicidade” e “Perdão, a Revolução que Falta”, Heloísa é reconhecida como uma das principais especialistas do país em autoconhecimento, inteligência emocional e inovação pessoal. Heloísa Capelas é Coordenadora da Câmara Feminina do Instituto Êxito de Empreendedorismo.