Empreendedorismo, Negócios e Economia

Dê adeus ao plano de carreira: entenda por que instaurar a gestão horizontal pode impulsionar os negócios

Revisar a cultura organizacional pode levar a processos inovadores que envolvam entender as pessoas como uma equipe em busca de resultados comuns

Ads 02

Termo em alta no ambiente corporativo, a inovação tem sido vista como a revisão da maneira como a empresa se comunica com os clientes, seja pelo marketing ou em estratégias de vendas. Só que essa mudança, se não bem estruturada em toda a empresa, pode acarretar em prejuízo para outros setores, que não acostumados com essa nova cultura, não atendem em prazos ou, até, em qualidade de entrega de produtos e serviços.

“A inovação não é trazer mais aparatos tecnológicos para a empresa, mas sim repensar e sair da caixinha, deixar o que é cômodo de lado. É, sobretudo, fazer uma revisão geral de toda a empresa: da relação de governança ao consumidor final, incluindo o administrativo, financeiro e RH”, explica Melina Alves, CEO e fundadora da DUXcoworkers, uma consultoria especializada em UX. O resultado, segundo a executiva, é a possibilidade de dividir em claquetes os setores e, então, visualizar novas soluções que deem maior fluidez e dinamismo nas relações ali estabelecidas, incluindo o que compete aos indivíduos.

Saiba mais >>   Investindo no digital, Grupo Kyly elenca dicas sobre como criar melhores ofertas no e-commerce

É a partir deste ponto que uma nova perspectiva se abre: a gestão horizontal e os desafios de sair do controle das demandas. O primeiro passo é ter bem claro se essa nova cultura é de fato a melhor opção, se faz sentido e pode ser adotada entre os integrantes da empresa. “Repensar a estrutura tradicional é positivo, mas é, em contrapartida, uma transformação significativa, que tende a mudar completamente as relações de trabalho. É, entre elas, dar maior protagonismo aos colaboradores, desfazer postos de trabalho e ter sempre como foco principal os projetos e o acesso simplificado às informações que são inerentes a este”, complementa Melina.

Ads 03

Neste novo modelo, a cultura empreendedora individual é fomentada e desenvolvida em cada indivíduo da equipe, pois tem, por finalidade, fazer com que as pessoas compartilhem responsabilidades e somem expertises. Para entender melhor as vantagens, Melina Alves elencou quatro fatores pelos quais implementar a gestão horizontal faz sentido e pode ser bastante benéfica aos negócios:

Redução de custo: Ao retirar cargos super protetores e gerenciais, que geralmente têm salários mais elevados, a estrutura da empresa naturalmente muda, fazendo com que alguns deles percam o sentido, levando a uma diminuição considerável de despesas.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Como parte da campanha de comemoração de seus 40 anos, Seleta lança loja virtual

Time mais capacitado: O colaborador tem uma relação maior de autonomia, com liberdade para se apropriar do contexto do trabalho, mesmo que, anteriormente, não fosse da alçada dele tal responsabilidade. Parte-se do pressuposto que ninguém é dono da informação e que se todo mundo tem o mesmo conhecimento do projeto, qualquer um pode assumir as demandas. Isso reduz, portanto, a dependência de uma pessoa específica para realizar a tarefa, tornando a equipe mais produtiva e os processos mais ágeis, com sensível redução de riscos operacionais.

Ads 04

Gestão de conhecimento: Neste conceito entende-se que as informações a serem trabalhadas e desenvolvidas fazem parte do projeto e não exclusivamente de uma única pessoa, o que reduz consideravelmente a dependência nos indivíduos e em suas aptidões restritas. O objetivo é minimizar aquela ideia de “precisamos da pessoa X porque é ela quem mais entende sobre essa questão”. Por trás desta jornada, há um envolvimento maior das equipes, que assumem responsabilidades, e se interseccionam com um único propósito.

Cultura de inovação: Com maior autonomia sobre a tomada de decisões, o funcionário passa a ter mais responsabilidade não apenas sobre o projeto, mas sobre a sua própria carreira e desenvolvimento. Isso fomenta uma cultura empreendedora em todos os indivíduos, gerando uma demanda por desenvolvimento profissional e inovação de dentro para fora. A inovação passa, então, a ser parte intrínseca da cultura da empresa.

Saiba mais >>   Indústria 4.0: entenda mais sobre esse conceito e suas aplicações

SOBRE A DUXCOWORKERS

Ads 05

A DUXcoworkers é a primeira empresa no país e pioneira no mundo a fazer das boas práticas de UX e do coworking a sua cultura de trabalho, desenvolvendo inovação e soluções a partir de inteligências coletivas com foco no usuário. Voltada à execução de produtos e serviços para startups, empreendedores e grandes marcas, a DUXcoworkers atua no mercado desde 2010 e conta com mais de 120 coworkers especializados, distribuídos pelas principais capitais brasileiras e no mundo. Mais informações: www.duxcoworkers.com  

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]