Vida e Saúde

Chlorella: benefícios e malefícios

Ads 02

A chlorella é uma microalga unicelular de água doce, rica em nutrientes e com diversas propriedades benéficas para a saúde. Ela vem ganhando popularidade como um superalimento, mas o que a torna tão especial?

Para responder a essa pergunta, vamos conhecer todas as suas propriedades neste texto para desvendar os segredos da chlorella, mostrando quais são os seus benefícios, potenciais riscos e as melhores formas de consumi-la.

O que é chlorella?

A chlorella é uma microalga que habita o planeta há bilhões de anos. Por ser rica em proteínas, vitaminas, minerais e outros compostos bioativos, ela é considerada um superalimento. Além disso, contém clorofila, que dá a cor verde-escura característica da alga e possui propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres promotores de doenças crônicas e do envelhecimento.

Quais são os benefícios da chlorella?

Ads 03

A chlorella traz inúmeros benefícios à saúde que proporcionam ganhos no cuidado com a saúde do corpo e da mente. Conheça alguns deles:

Saiba mais >>   Crescimento do mercado de ressonância magnética deve estimular procura por hélio

Rica em nutrientes

A chlorella é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas A, B12, C, E e K, minerais como ferro, cálcio, magnésio, zinco e potássio, além de ácidos graxos ômega-3. Por isso, ela pode atuar na reparação de tecidos, sistema imunológico, pele, sistema nervoso, danos nas células, entre outros.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Propriedades antioxidantes

É conhecida por sua alta concentração de clorofila, um poderoso antioxidante que ajuda a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres. Isso pode ajudar a prevenir doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas, Alzheimer, Parkinson e também combate o envelhecimento precoce das células corporais.

Fortalece o sistema imunológico

Ads 04

A chlorella ajuda a fortalecer o sistema imunológico, atuando como um escudo protetor do corpo. Isso acontece com o aumento da produção de células brancas do sangue, que previne infecções. Outro fator é a sua atuação anti-inflamatória, evitando diversas doenças habituais. 

Auxilia na desintoxicação do corpo

A chlorella ajuda a desintoxicar o corpo, eliminando toxinas do fígado, rins e intestinos, em função da sua capacidade de ligar-se a metais pesados e toxinas para expulsá-los do corpo. Sua ação purificadora proporciona a redução do cansaço e a melhora da digestão.

Melhora o desempenho físico

A chlorella pode ajudar a melhorar o desempenho físico, aumentando a energia e a resistência, diminuindo o cansaço do dia a dia, além da melhora do foco e da concentração. Essa possibilidade existe por conta da presença de vitaminas do complexo B, proteínas, ferro, entre outros nutrientes. 

Saiba mais >>   Seringa Nosewash para lavagem nasal - É realmente necessária?

Ajuda na perda de peso

Ads 05

A chlorella pode ajudar na perda de peso, pois é rica em proteínas e fibras, que promovem a saciedade por maior tempo. A microalga também promove a aceleração do metabolismo, aumentando a queima da gordura localizada.

Quais são os malefícios da chlorella?

É inegável que a chlorella possui diversos benefícios, porém é muito importante fazer um uso moderado do suplemento, evitando possíveis efeitos colaterais. Saiba o que o consumo excessivo pode causar:

Pode causar efeitos colaterais digestivos

A chlorella pode causar efeitos colaterais digestivos como diarreia, náuseas, dores abdominais e vômitos, especialmente em pessoas que não estão acostumadas a consumi-la. Esses efeitos são leves e duram pouco, nesse caso é recomendado diminuir a dose.

Contraindicada para pessoas com problemas de tireoide

A chlorella é rica em iodo, que pode ser prejudicial para pessoas com problemas de tireoide. Antes de começar a tomar, passe numa consulta médica para ter orientação.

Pode interagir com medicamentos

A chlorella pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes e anti-inflamatórios.

Como consumir chlorella?

A microalga pode ser consumida de diversas formas e maneiras. Veja quais são e escolha a que for melhor para você.

Dosagem recomendada

A dosagem recomendada de chlorella varia de acordo com a sua idade, saúde e objetivos. Normalmente, recomenda-se iniciar com 1 grama por dia e aumentar gradualmente até 3 gramas por dia.

Saiba mais >>   Chef Aprendiz sugere "Sopa de Abóbora e Cenoura" para melhorar a imunidade

Formas de consumo

  • Cápsulas: as cápsulas são uma opção prática e conveniente para quem não gosta do sabor da microalga. Elas facilitam o consumo e garantem a dosagem correta.
  • Pó: o  pó é a forma mais comum de consumo. Pode ser misturado em água, sucos, smoothies, iogurte ou até mesmo adicionado a receitas culinárias.
  • Extrato Líquido: O extrato líquido é uma forma concentrada da microalga, ideal para quem busca um efeito mais rápido e intenso.
  • Comprimidos: Os comprimidos são semelhantes às cápsulas, mas oferecem uma opção mais compacta e portátil.

Precauções e contraindicações

Embora a chlorella seja geralmente considerada segura para a maioria das pessoas, é importante ter cautela e tomar algumas precauções antes de consumi-la. Alguns grupos com condições médicas pré-existentes podem ter problemas ao fazer uso do suplemento. Saiba quais são:

Pessoas com doenças autoimunes: a chlorella trabalha estimulando a imunidade da pessoa, o que pode ser prejudicial para portadores de doenças autoimunes.

Pessoas com alergias a frutos-do-mar: o consumo do suplemento não é recomendado às pessoas que têm alergia a frutos-do-mar.

Pessoas com problemas de coagulação sanguínea: quem tem problemas com a coagulação do sangue deve consultar um especialista, pois a chlorella pode interferir nesse processo.

Gestantes e lactantes: A comunidade científica ainda não têm estudos suficientes sobre a atuação da  chlorella em gestantes e lactantes. Por esta razão, é melhor evitar o consumo da microalga nesses casos específicos.

Onde comprar chlorella?

A chlorella pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias e lojas online. É importante escolher um produto de qualidade de uma marca confiável, isso é possível encontrar na Nature Center que vende a microalga pura de altíssima qualidade, 100% original em cápsulas. Você pode comprar parcelado no cartão de crédito ou no pix, a loja entrega em qualquer lugar do Brasil.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]