Vida e Saúde

Saiba como identificar e tratar traumas psicológicos

Ads 02

Um trauma psicológico pode acontecer por diversas razões e manifestar-se de diferentes formas, afetando a vida e o bem-estar do indivíduo

Infelizmente, é muito comum que, ao longo da vida, inúmeras pessoas tenham algum tipo de experiência perturbadora que geram traumas e impactam diretamente o bem-estar desses indivíduos.

A falta de conhecimento sobre o assunto é um problema sério, visto que nem sempre as pessoas próximas aos indivíduos que sofreram algum tipo de trauma psicológico sabem sobre a situação ou até mesmo desacreditam que algo de fato aconteceu. Entretanto, é preciso saber identificar alguns sinais que um trauma psicológico é capaz de apresentar, pois isso é fundamental para buscar o tratamento adequado.

O que é um trauma psicológico?

Ads 03

Um trauma psicológico é derivado de uma situação desagradável, intensa e negativa que gera um padrão emocional subconsciente. Desse modo, o indivíduo apresenta comportamentos, emoções e pensamentos que geram enorme sofrimento e impactam diretamente a saúde e o bem-estar.

Sem a identificação correta e o tratamento adequado, o indivíduo pode desenvolver ansiedade generalizada, depressão severa e, em casos mais pesados, atentar contra a própria vida. Desse modo, é sempre importante ouvir potenciais vítimas, prestar atenção nos sinais e buscar ajuda especializada.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   É Normal Ter Coloração no Leite Materno?

Abuso

O abuso é um dos traumas psicológicos mais comuns, caracterizado tanto pela violência sexual e física quanto emocional. Quando falamos do abuso sexual, por exemplo, crianças e adolescentes são as principais vítimas. Entretanto, em qualquer idade é possível que alguém passe por algum dos tipos de abuso.

Ads 04

Mudança brusca de comportamento, vergonha extrema, silêncio predominante, relatos de medo, insônia, problemas de concentração, mudança na forma de se vestir e traumas físicos são alguns dos principais sinais apresentados por uma pessoa que passou por uma situação de abuso.

Abandono

Também muito comum na infância, o abandono e a negligência por parte dos pais afeta diretamente o desenvolvimento infantil. Também é possível observar o trauma por abandono em pessoas que passam por relacionamentos traumáticos e términos repentinos.

Para esse tipo de trauma, a falta de confiança com relação ao outro é o principal sinal. Porém, fazer exigências sem limites em qualquer tipo de relacionamento, ser incapaz de compreender o sentimento alheio, necessitar de repetidas provas de amor, ter crises de autodesvalorização e grande estado de dependência também são algumas características que podem aparecer. 

Saiba mais >>   As melhores vitaminas para mulheres

Bullying 

Ads 05

Aqui podemos abranger situações como gordofobia, homofobia, racismo e outras formas de discriminação. Escolas e universidades são os lugares mais comuns em que o bullying se manifesta, mas também podemos observar essas situações em diversos ambientes e em qualquer faixa etária.

Isolamento, sensação de humilhação e medo, além de baixa autoestima, insegurança, ansiedade, estresse, ataques de pânico e depressão são algumas das principais consequências.

Sinais mais comuns

Como mencionado, há uma infinidade de traumas que podem afetar a vida de qualquer pessoa. Apesar de cada um ter um motivo específico, existem alguns sinais mais comuns que podem ser o primeiro passo para que aquele indivíduo receba a atenção necessária.  

Por exemplo, o estresse pós-traumático (TEPT) pode afetar tanto pessoas que passaram por situações de guerra quanto aquelas que vivenciaram acidentes graves e momentos de intenso perigo. Nesse caso, os sintomas mais comuns são: flashbacks, pesadelos, ansiedade, depressão, insônia e hipervigilância.

Caso alguém que você conheça apresente desespero excessivo, apreensão exagerada, raiva descontrolada, culpa, irritabilidade, travas sociais, como timidez, inquietação, olhar distante e vazio, confusão mental, preocupação exacerbada e os demais já citados aqui, são fortes sinais de que essa pessoa já passou ou pode estar passando por situações perturbadoras que a fizeram desenvolver alguns dos tipos de traumas psicológicos.

Saiba mais >>   Quem pode fazer harmonização facial?

Como tratar?

A melhor forma de tratar traumas psicológicos é através da psicoterapia e da psiquiatria.

Esses profissionais serão responsáveis por conduzir os tratamentos de acordo com a abordagem necessária com o objetivo de auxiliar o paciente a se abrir sobre o trauma, ao passo que, gradualmente, ele consiga modificar os seus padrões mentais negativos e ressignificar essas feridas para conseguir ter uma vida mais plena.

Em algumas situações mais graves, pode ser necessário o complemento com medicamentos ansiolíticos e antidepressivos. 

Vale ressaltar que existem outras formas de terapias alternativas que podem ser utilizadas, de acordo com o diagnóstico do paciente. Por isso, se você sofre de algum trauma psicológico ou conhece alguém que passe por isso, procure a ajuda de profissionais capacitados que irão auxiliar nesse processo da melhor forma possível.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]