Cultura

8 pratos de outros países que caíram no gosto dos brasileiros

Ads 02

A culinária internacional tem sido cada vez mais explorada e incluída no cardápio dos brasileiros

O Brasil é um dos países que mais possui diversidade cultural no mundo todo e, evidentemente, a gastronomia é um dos pontos que mais recebe destaque. A influência vem de todos os lados: Japão, Itália, Portugal, Espanha, Turquia, Síria, Líbano, México e muitos outros países que também possuem ligação direta com a cultura gastronômica do nosso país.

Até mesmo a forma de fazer hambúrguer, um prato tradicional no dia a dia, tem forte influência da cultura norte-americana. Naturalmente, o brasileiro sempre acaba inovando e criando suas próprias raízes a partir dessa influência internacional, mas é fato que há uma história por trás desses e de outros pratos que são cada vez mais frequentes na rotina dos brasileiros.

Ads 03

Pensando nisso, criamos um guia de sabores para você entender mais sobre essa influência e também descobrir opções que talvez ainda não tenha experimentado.

Pizza

Talvez esse seja o prato da gastronomia internacional mais popular entre os brasileiros. A pizza foi inicialmente criada no século VI a.C., pelos povos do Mediterrâneo. Com o passar dos anos, a massa foi aperfeiçoada e chegou à Itália, no século XVIII. E a partir daí, os italianos incrementaram a receita, com coberturas e recheios variados.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Kennya Macedo anuncia carreira solo com o single “Barriga Cheia”

Foi só no século XIX que a pizza chegou ao Brasil por meio dos imigrantes italianos. E assim como na Itália, aqui em nosso país, ela também sofreu modificações, especialmente com recheios generosos e sabores diferenciados.

Ads 04

Apesar disso, os sabores mais tradicionais no Brasil são: marguerita, portuguesa, calabresa, frango com catupiry e mussarela. 

Sushi, temaki, yakissoba e outros

A culinária japonesa já é praticamente um patrimônio do Brasil, de tanto que é apreciada pelos brasileiros. Apesar de um recente destaque, a comida originária do Japão chegou ao Brasil no início do século XX, junto com os imigrantes que vieram para o país em busca de melhores condições de vida.

Além dos pratos frios, como o sushi e o temaki, que também apresentam diferenças da receita tradicional por conta da influência dos brasileiros, os pratos quentes também são muito frequentes no dia a dia. Opções como yakissoba e lámen caíram no gosto dos brasileiros.

Tacos

Ads 05

Tipicamente mexicanos, os tacos também ganharam bastante destaque no Brasil. Além da proximidade dos dois países e da imigração de alguns mexicanos, é comum vermos restaurantes que resgatam essa culinária e a cultura do país fazendo sucesso em território brasileiro.

Saiba mais >>   Fabio Quill lança coletânea de gibis autorais produzidos por autores sul-matogrossenses selecionados em oficinas de capacitação

Os tacos são feitos com uma massa fina, moldada e frita para receber alguns tipos de recheio. Os mais comuns são: guacamole e chilli.

Shawarma

O shawarma foi trazido para o Brasil pelos imigrantes árabes e a receita caiu no gosto dos brasileiros. Ele é feito com pão sírio e pode ter diversos recheios, como: carne, kafta, frango e falafel. Ainda junto com a proteína, há picles, alface e, em uma versão mais gourmetizada, vai também batata frita.

Os temperos árabes são o grande charme do shawarma, que possui um sabor inconfundível e delicioso. 

Paella

A paella é um dos grandes destaques da culinária espanhola, que também tem forte influência na gastronomia do Brasil. A receita original leva arroz, camarão, lula e polvo. Um prato com diversas texturas e sabores que vem conquistando cada vez mais o seu espaço. 

Choripan

O choripan é feito com chorizo, uma linguiça extremamente saborosa e bem temperada, e pão. Na receita tipicamente argentina, ainda vai um molho de chimichurri por cima que deixa o sabor mais acentuado.

Saiba mais >>   Dia Nacional de Combate à discriminação Racial inspira a leitura de livros que abordam o tema para crianças

Ele é um lanche de rua muito comum na Argentina e que vem ganhando espaço nos restaurantes e bares espalhados pelo Brasil.

Hambúrgueres

Como falamos, o hambúrguer é tipicamente norte-americano e sua versão mais comum é a tradicional: pão, carne e queijo. Por mais que hoje seja um prato globalizado, no Brasil, o hambúrguer tem o seu lugar no gosto dos brasileiros pela criatividade. O famoso x-tudo é um exemplo claro da modificação do Brasil em algo que veio dos Estados Unidos.

Churros

Por fim, não podia faltar uma sobremesa. Os churros são muito famosos tanto no México quanto na Espanha, em que a receita tradicional conta apenas com a massa frita polvilhada com açúcar de confeiteiro. Já no Brasil, há diversas opções de recheios e coberturas, que ficaram muito famosas, especialmente nos carros de churros que passavam pelos bairros anunciando o doce. 

Como vimos, há diversos pratos que hoje já estão presentes em nossa rotina, mas que tiveram sua origem em outros países. Por isso, se ainda não experimentou alguma dessas receitas, dê uma oportunidade na próxima vez.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]