Empreendedorismo, Negócios e Economia

5 vantagens da metodologia Lean Manufacturing. Entenda por que ela aumenta a competitividade no mercado

Ads 02

A metodologia Lean Manufacturing é similar a sua estratégia quando vai ao mercado. Com uma lista de compras em mãos, você escolhe a quantidade certa de produtos para não estragarem na despensa e ainda reduzir os gastos desnecessários do mês, certo? 

Por isso essa metodologia é uma das mais valorizadas na indústria e em outros tipos de negócios atualmente. Por meio de uma gestão enxuta, ela torna todos os processos industriais ou empresariais mais ágeis, econômicos e eficazes.

E as vantagens da metodologia Lean Manufacturing não param por aí. Conceito criado nos anos 50 pela empresa japonesa Toyota e chamado de Sistema Toyota de Produção, esse método insere práticas que trazem resultados significativos para as companhias dos mais diversos setores.

Ads 03

Se quiser conhecer as principais vantagens da metodologia Lean para reformular ou criar o seu negócio, continue a leitura e saiba quais são os motivos que fazem do sistema Lean uma excelente escolha.

O que é a metodologia Lean Manufacturing?

Conhecida por Manufatura Enxuta em português, a Lean Manufacturing reúne conceitos e práticas para reduzir os custos de produção de uma empresa, com foco em maior qualidade dos produtos e melhor entrega para os clientes.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

A essência desse sistema é uma mentalidade enxuta que permeia todas as áreas de um negócio:

  • o que pode ser cortado do processo? 
  • como evitar os desperdícios?
  • como agregar maior valor ao cliente?
  • como reduzir estoques?
  • como aumentar a produtividade de todas as equipes?
Saiba mais >>   Dicas para explorar as formas de pagamento em seu e-commerce
Ads 04

Com o objetivo de economizar tempo, custos e quantidade de estoque e matéria-prima, as vantagens da metodologia Lean Manufacturing atraem cada vez mais donos, empresários e gerentes de grandes e pequenas empresas.

O método Lean Manufacturing utilizado nas indústrias se baseia em 5 princípios fundamentais:

  1. valor;
  2. fluxo de valor;
  3. fluxo contínuo;
  4. produção puxada;
  5. perfeição.

Por que aderir à metodologia Lean?

Há quem ache que pequenos cortes aqui e ali não fazem diferença nos gastos mensais das empresas. Mas, quando aplicados em todas as áreas corporativas, a redução de custos e de tempo fica evidente.

Ads 05

Se você quer que seu negócio tenha sucesso a longo prazo, é preciso ativar a sua visão 360 graus e modificar todos os estágios do processo de produção até o envio do produto ao consumidor final.

Dessa forma, você colherá as vantagens da metodologia Lean Manufacturing. E ainda mais: com a implementação desse sistema no dia a dia de trabalho, a alta gestão e os funcionários desenvolvem uma cultura de melhoria contínua com um olhar voltado a possíveis aperfeiçoamentos de processos e qualidade final do produto.

Afinal, os processos podem ser mudados para se adaptarem a novas tecnologias, por exemplo.

Em outras palavras, as vantagens da metodologia Lean propiciam eficiência produtiva, sucesso no planejamento estratégico empresarial e benefícios competitivos no mercado.

Saiba mais >>   Como ganhar dinheiro sem sair de casa através da internet?

Se ainda precisa de mais algum motivo para aderir esse método na sua indústria, separamos aqui alguns tipos de desperdícios que são evitados ao utilizar esse sistema:

  • espera por equipamentos, materiais, pessoas e informações;
  • defeito no produto final;
  • excesso de estoque e produto final;
  • irregularidades no processamento;
  • falta de treinamento e capacitação de colaboradores.

Ao desenvolver essa cultura organizacional, seu negócio de fato ficará mais competitivo e próspero. Há adaptações a serem feitas e a escolha de ferramentas do Lean Manufacturing que ajudam nesse processo.

Quais são as vantagens da metodologia Lean Manufacturing?

Durante esta leitura, você já conheceu algumas das vantagens da metodologia Lean Manufacturing. Para que você tenha uma noção mais completa do que essa estratégia pode fazer na sua empresa, fizemos um resumo com os cinco principais benefícios. Veja abaixo:

  1. Cliente mais satisfeito

O primeiro princípio do Lean Manufacturing é o foco no consumidor. É colocar todos os processos de cada área em cima da mesa e separar os que realmente agregam valor ao produto ou serviço do ponto de vista do cliente. 

Por exemplo, essa prática inclui observar toda a burocracia interna que impacta o trabalho de colaboradores, equipes completas e atrasam as entregas. 

  1. Integração corporativa

Uma das vantagens da metodologia Lean Manufacturing é o fato de ela conectar áreas, gestores e colaboradores a objetivos comuns para realizar melhorias contínuas. 

  1. Otimização dos recursos humanos e materiais

Uma das metas desse método é eliminar ou reduzir o estoque de matérias-primas e de produtos finalizados. Com mais áreas livres dentro da fábrica ou escritórios, há possibilidade de reorganizar espaços de trabalhos e equipamentos, reduzindo a ociosidade.

Saiba mais >>   Gestão estratégica: a chave para o sucesso empresarial

Com excessos descartados, gestores conseguem simplificar os processos, usar menos recursos e realizar uma supervisão mais minuciosa.

Além disso, a Lean promove o aumento da produtividade e da motivação dos times:

  • há divisão e orientação mais próxima em relação ao trabalho que precisa ser feito;
  • é um método colaborativo: todos podem sugerir melhoras.

Por último e não menos importante, essa otimização de recursos acaba com processos cheios de etapas e funcionários ociosos pelo meio do caminho. Percebe-se que dá para fazer mais com menos pessoas, quando o trabalho fica bem-organizado.

  1. Gestão visual

Uma outra vantagem da metodologia Lean Manufacturing é a possibilidade do gestor olhar para o seu setor e dizer, de maneira rápida, o que precisa ser corrigido. A gestão visual pode ser conquistada com a implementação do 5S.

  1. Aumento nos lucros

Cada passo da metodologia leva a algum tipo de economia, certo? Portanto, é de se esperar que os gastos supérfluos das companhias tendem a diminuir gradativamente. Em outras palavras: a margem de lucro pode aumentar.

Com mais dinheiro no fluxo de caixa, há oportunidade de investir em mão-de-obra qualificada, no avanço tecnológico e no desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

Veja outras vantagens da metodologia Lean

  • mais segurança no trabalho;
  • inserção de uma cultura de melhoria contínua;
  • diminuição de falhas;
  • redução de custos em manutenção corretiva;
  • logística mais eficiente.

Trabalho otimizado potencializa a possibilidade de ter mais lucro. Funcionários engajados e participativos transformam (e muito) a qualidade final do produto ou serviço oferecido. Se puder resumir, pode-se dizer que a principal vantagem da metodologia Lean Manufacturing é perceber que “menos é mais”.

Este post foi escrito pela equipe da CAE, plataforma completa com cursos e treinamentos em gestão e melhoria contínua.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]