6 dicas de como usar o Telegram no seu negócio
Neste conteúdo você vai saber sobre
Na hora de elaborar estratégias com objetivo de divulgar seu negócio e potencializar resultados, como captar clientes pela internet, no reconhecimento da marca, ou até mesmo nas vendas, é preciso estar sempre atento para as novas tendências.
Nesse sentido, os aplicativos de troca de mensagens têm ganhado cada vez mais espaço dentro dessas estratégias. O Whatsapp é sem dúvidas o mais conhecido, entretanto o Telegram oferece uma diversidade de funcionalidades e vale a pena conferir.
Elaboramos este artigo para ajudar você a conhecer melhor o Telegram e descobrir de quais formas você pode usá-lo no seu negócio tanto para captar clientes pessoa física, quanto para Prospecção Industrial.
Diversidade de recursos
Sua funcionalidade mais conhecida é a troca de mensagens instantâneas entre os usuários, porém o Telegram apresenta recursos que vão além e podem beneficiar as empresas na hora se comunicar com seus clientes.
Ele permite a criação de canais sem limitação de seguidores, dessa forma é possível direcionar as pessoas para seguirem o canal da empresa no Telegram e ficarem sempre atualizadas com as novidades.
Além disso, é possível diversificar o formato dos conteúdos a serem distribuídos, dessa forma você pode abordar temas pertinentes ao seu negócio, utilizando o formato mais adequado para seu público para estabelecer Presença Digital.
O Telegram apresenta também a função de criar grupos que permite a participação de até 200 mil pessoas e pode representar um importante canal de comunicação com seus clientes.
Utilize os bots a seu favor
Os bots são uma espécie de robô programado para executar funções específicas no aplicativo, eles podem moderar bate-papos, programar postagens, converter áudios em texto e várias outras funcionalidades.
Crie uma rotina
Ter constância nos posts é importante para qualquer rede social e no Telegram não seria diferente, para isso estabeleça uma rotina de conteúdos e se atenha a isso. Por exemplo, estabeleça um dia da semana em que você falará sobre seus produtos e serviços e cada semana aborde diferentes aspectos do tema.
Divulgue seu canal
O Telegram tem se tornado cada vez mais popular, porém ainda não são todas as pessoas que estão habituadas a ele, então aproveite seus outros pontos de contato com os clientes, como suas páginas no Facebook e Instagram por exemplo, para divulgar seu Telegram.
Produza conteúdos exclusivos
É importante que o conteúdo produzido no Telegram seja exclusivo, somente quem estiver seguindo o canal da sua empresa terá acesso aos materiais divulgados. Isso reforça a necessidade dos usuários acompanharem seus conteúdos.
Além disso, diversifique o formato e use todos os recursos disponíveis enviando áudios e vídeos além de texto, aproveite a possibilidade de realizar enquetes para entender as necessidades dos inscritos e conhecer melhor sua audiência.
Interação
Lembre-se que, como qualquer outra rede social, é preciso interagir com os demais usuários, então sempre responda mensagens enviadas diretamente para o seu contato ou então nos grupos, caso tenha sido uma opção da sua empresa em criá-los.
O Telegram é um ótimo aliado para empresas que desejam criar um novo ponto de contato com seu público alvo e basta um pouco de dedicação para entender as funções da ferramenta e produzir conteúdos exclusivos, com isso será possível alcançar mais pessoas através de uma plataforma ainda pouco explorada pela maioria das empresas.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.