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Metodologia SMART: conheça mais sobre

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SMART é um acrônimo que, em português, significa Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Tempestivo. Cada elemento da estrutura da metodologia SMART trabalha em conjunto para criar uma meta cuidadosamente planejada, clara e rastreável.

Anteriormente, você pode ter estabelecido metas em seu passado que foram difíceis de alcançar porque eram muito vagas, agressivas ou mal estruturadas. Trabalhar em direção a um objetivo mal elaborado pode parecer assustador e inatingível.

Por isso, a criação de metas SMART pode ajudar a resolver esses problemas.

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Uma empresa de tratamento de piscina, por exemplo, pode definir metas profissionais utilizando a estrutura de metas SMART para estabelecer uma base sólida para alcançar o sucesso.

Abaixo, demonstraremos como transformar uma meta como “quero estar na liderança” em uma meta SMART.

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S de specific (específico)

Tente ser claro e específico com a meta que você quer alcançar. Quanto mais estreito for o seu objetivo, mais você entenderá os passos necessários para alcançá-lo.

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Exemplo: “com o meu gerenciamento, quero conseguir bastante sucesso e uma boa classificação com a minha empresa de raspagem de pisos e assoalhos.”

M de measurable (mensurável)

Nesse ponto, é importante definir quais são as evidências que constatem o progresso do objetivo.

Por exemplo, se o que você almeja é conseguir uma posição gerenciando equipes de projetos para uma empresa, você pode medir o progresso pelo número de cargos de gerenciamento para os quais se candidatou e o número de entrevistas que concluiu.

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Deixar claro, antecipadamente, sobre os passos de seu curso pode lhe dar a chance de reavaliá-los e, se necessário, corrigi-los ao longo do desenrolar do plano.

Quando você consegue bater suas metas, tenha em mente sempre maneiras de reconhecimento e recompensa.

Exemplo: “pretendo me candidatar para a vaga de gerente de uma das equipes que compõem uma empresa de argamassa termo acústica.”

A de attainable (alcançável)

É importante estar focado e motivado ao longo de todo o percurso. Por esse motivo, as metas definidas precisam ser razoavelmente atingíveis dentro do período determinado.

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Usando o exemplo acima de ganhar um emprego gerenciando uma equipe de desenvolvimento, você deve conhecer as credenciais, experiência e habilidades necessárias para conquistar uma posição de liderança.

Tenha clareza se a sua meta é alcançável no agora ou se há passos anteriores para que ela aconteça. Tenha isso em mente antes de defini-la.

Exemplo: “atualizarei meu currículo com habilidades mais relevantes para o setor para que possa ser um forte candidato à gerência de uma equipe de desenvolvimento em uma empresa de terceirização portaria condomínio.”

R de relevant (relevante)

Repense se as metas que você definiu são relevantes. Cada um de seus objetivos deve estar alinhado com seus valores e objetivos maiores e de longo prazo.

Pergunte a si mesmo por que o objetivo é importante para você, como alcançá-lo o ajudará e como ele contribuirá para seus objetivos de longo prazo.

Exemplo: “com o intuito de atingir minhas metas profissionais, atualizarei meu currículo com habilidades mais relevantes para o setor para que possa me candidatar à vaga de gerência em uma equipe de uma empresa de retrofit de fachadas.”

T de timely (tempestivo)

Uma data final pode ajudar a fornecer motivação e ajudá-lo a priorizar sua meta.

Por exemplo, se seu objetivo é ganhar uma promoção para um cargo mais sênior, você pode se dar seis meses. Caso sua meta não tenha sido alcançada, reserve um momento para repensar o que pode ter acontecido.

Existem inúmeros motivos para isso: seu cronograma pode ter sido irreal, você pode ter encontrado obstáculos inesperados ou seu objetivo pode ter sido inatingível.

Exemplo: “para alcançar a meta de estar na liderança, atualizarei meu currículo com qualificações relevantes para que eu possa me candidatar a três vagas abertas para o gerente de uma equipe de desenvolvimento em uma empresa de montagem de painéis elétricos SP esta semana.”

Como fazer uma meta SMART?

Esse tipo de meta são concretas para que você consiga atingir o que quer que tenha definido previamente. Não se preocupe em fazer tudo sozinho, já que o seu supervisor pode te ajudar a traçar essas metas e te preparar para a posição desejada.

Quando você estabelece metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e tempestivas, você aumenta suas chances de sucesso, verificando se a meta é alcançável.

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Assim, você está certo que identificou as métricas que definem o sucesso e criou um roteiro para alcançá-las.

Definir metas irreais e tentar medi-las sem considerar o desempenho anterior, prazos excessivamente curtos ou incluir muitas variáveis ​​o levará para fora do curso.

No entanto, esses objetivos só funcionam se formulados adequadamente e se levarem em conta o motivo e a cadência de quem os trabalha.

Para fazer uma meta SMART de sucesso, você deve:

  • Usar uma redação específica;
  • Incluir metas mensuráveis;
  • Apontar para metas realistas atingíveis;
  • Escolher metas relevantes relacionadas ao seu negócio;
  • Estabelecer metas com prazos.

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um desses modos.

  1. Use palavras específicas

Se você é um profissional de marketing em uma empresa de aluguel de maquinas construção Fortaleza, seu trabalho provavelmente gira em torno de indicadores-chave de desempenho ou KPIs.

Desse modo, é interessante que você escolha ou um KPI ou uma métrica que precisa de melhorias, por exemplo, o número de visitantes ou de clientes. Para ajudar nisso, observe quais colaboradores do seu time que podem trabalhar em prol disso, bem como os recursos disponíveis.

  1. Inclua metas mensuráveis

Essas metas devem ser realistas para que você consiga quantificar ao longo do caminho o quanto você avançou. O mesmo vale para as metas estipuladas para equipes, onde todos devem saber a porcentagem que deverá ser alcançada dentro do período estipulado.

  1. Apontar para metas realistas atingíveis

Um objetivo SMART que é atingível considera a capacidade do funcionário de alcançá-lo. Tenha certeza de que esse aumento da porcentagem seja real e alcançável para todos os envolvidos. 

Se o tráfego do seu blog aumentou 5% no mês passado, tente aumentá-lo em 8-10% este mês, em vez de 25%.

Tenha em mente que é de extrema importância basear os seus objetivos nas análises já feitas dentro da sua empresa, e não levar em consideração a métrica de outros negócios. Tenha certeza que consegue fazer tudo o que se propôs.

4. Escolha metas relevantes relacionadas ao seu negócio

As metas SMART que são relevantes se relacionam com as metas gerais de negócios da sua empresa e levam em conta as tendências atuais em seu setor.

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Um exemplo disso é fazer com que o tráfego de e-mail cresça. Então, é realmente possível aumentar significativamente o tráfego de e-mail do seu blog, considerando suas campanhas de marketing por e-mail atuais?

Se você estiver ciente desses fatores, é mais provável que você defina metas que beneficiem sua empresa de distribuidor de roçadeira.

Então, onde entra a metodologia SMART? Isso pode incentivá-lo a ajustar a métrica que está usando para acompanhar o progresso da meta. Ele serve para mudar um pensamento que por anos foi único, expandindo os horizontes da marca.

Perder de vista a empresa

É mais fácil levantar os pontos de melhoria ou onde você quer chegar quando sua empresa não está dando resultados. Embora as empresas possam fazer isso com sucesso, você não quer que sua equipe perca de vista como funciona o núcleo do seu negócio.

Tente alterar um pouco as palavras, assim, troque: “devemos atender, além de consumidores, algumas empresas”, por: “estamos indo bem, vamos manter esse nível para que, futuramente, possamos atender novos segmentos”.

5. Estabeleça metas com prazos

Uma meta SMART com prazo mantém você dentro do cronograma. Melhorar em um objetivo é ótimo, mas não demora muito.

Anexar prazos aos seus objetivos coloca uma boa dose de pressão em sua equipe para alcançá-los, o que ajuda a ter melhorias consistentes e consideráveis a longo prazo.

Por exemplo, o que você prefere: aumentar o tráfego orgânico em 5% todos os meses, levando a um aumento de 30-35% em meio ano? Ou tentar aumentar o tráfego em 15% sem prazo e atingir essa meta no mesmo prazo? Se você escolheu o primeiro, você está certo.

Não ter um prazo realmente amplo anotado em sua meta fará com que o esforço seja redefinido ou dificultará a você ver se sua equipe está no caminho certo.

Então, troque: “vamos lançar uma grande campanha esse ano”, por: “vamos dividir as tarefas entre trimestres, para que o trabalho seja mais completo”.

Parta para a ação

Nesse momento está claro o que é a metodologia SMART, como definir as suas metas, por que é importante e a estrutura para criar uma, é hora de colocar essas informações em prática.

Esteja você definindo metas para uma conquista pessoal ou profissional, é bom começar com o que você deseja alcançar e depois fazer a engenharia reversa em uma meta SMART concreta.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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