9 principais consequências que o nome sujo pode trazer
Neste conteúdo você vai saber sobre
É comum atrasarmos o pagamento de alguma conta ou ainda ter dívidas em aberto, afinal imprevistos e dificuldades podem acontecer a qualquer momento, mesmo quando planejamos cada passo das nossas finanças.
Os motivos de atrasar ou ficar inadimplente podem ser diversos, como perda de emprego, problemas de saúde, crise econômica, entre outros. Ou ainda, falta de controle financeiro.
Para se ter uma noção, no Brasil há cerca de 66,6 milhões de pessoas com os nomes negativados neste ano, segundo dados da Serasa Experian. E acabar com o nome sujo pode gerar diversas frustrações e te impedir de prosseguir com seus planos.
Você já conhece quais são as consequências de ter o nome negativado? Sabe o que fazer para evitar isso? Então, continue a leitura e descubra tudo sobre o assunto!
Entenda o que é estar com o nome sujo
Primeiro, vamos explicar o que é ter o nome sujo, para não restar dúvidas. Uma pessoa fica com seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou nome negativado quando está inadimplente com alguma dívida, e por esse motivo a credora inscreve seu nome nos birôs de crédito como devedor, ou seja, indica que você é um mau pagador.
Antes de ser cadastrado nos serviços de proteção ao crédito, a pessoa é notificada que possui até 10 dias para quitar ou negociar a dívida. Se não regularizar o débito, seu nome entra para a lista de inadimplentes do país.
E qualquer atraso ou falta de pagamento pode te levar a ter o nome sujo, seja por despesas do seu lar, como aluguel, energia, água, como também, cartão de crédito, financiamentos, mensalidade escolar, telefonia, prestações diversas, e muitos outros.
Principais consequências de ter o nome negativado
Ter o nome inadimplente pode gerar diversas consequências, causando dificuldades na aquisição de linhas de crédito e outros pontos específicos.
Por isso, para evitar as consequências abaixo, separamos um post com dicas para deixar o nome limpo que são essenciais para o seu conhecimento. Lá terá informações detalhadas para monitorar seu CPF, renegociar dívidas, dicas financeiras para controlar as contas, e muito mais.
Dessa forma, veja abaixo os impedimentos:
Prejudica o score de crédito
É uma pontuação que relaciona sua vida financeira com o mercado de crédito, ou seja, indica quais são suas chances de ser um bom pagador diante ao mercado nos próximos meses. Muitas empresas e instituições de crédito utilizam esse score como uma ferramenta para avaliar seu comportamento como consumidor.
Dessa forma, quanto menor for sua pontuação, menos chances você terá de conseguir uma linha de crédito nessas instituições.
Obter um empréstimo
É fato que encontrará dificuldades de conseguir a aprovação dessa linha de crédito. Ao analisar seu nome e verificar que possui o nome negativado, muitas instituições financeiras não concedem empréstimo. Porém, não quer dizer que você não consiga, só que é muito provável que as opções diminuam, e poucas que surgir será com juros mais altos.
Conseguir um financiamento
Da mesma maneira que o empréstimo, os financiamentos também serão mais difíceis de serem concedidos, principalmente por geralmente serem valores altos com objetivo de compra de imóvel ou veículos. Ter o nome sujo e o score baixo diminui suas chances drasticamente, e ainda pode gerar altos juros e multas.
Abrir contas em bancos
Você pode ter o pedido negado ao tentar abrir conta-corrente em bancos. Afinal, muitos vão consultar seu nome e podem negar o pedido, ou ainda, podem até aceitar, mas bloqueiam o acesso ao cheque especial, por exemplo, dentre outras restrições.
Aprovação para um novo cartão de crédito
Também pode encontrar dificuldades ao adquirir um novo cartão de crédito, já que as instituições financeiras vão realizar uma análise de crédito e perceber que seu nome está negativado. Caso encontre alguma que conceda, pode ser que o limite seja baixo, ou tenha juros e multas altas por atraso, por exemplo.
Ter um crediário em lojas ou comércio
Outra restrição pode ser ao conseguir um crediário. Afinal, muitas das lojas consultam a situação do seu nome, e ao avaliar podem negar a sua solicitação.
Lidar com processo judicial
Isso mesmo! O credor pode cobrar via processo judicial a pendência em aberto de você. Ou seja, terá custos com advogados e a dor de cabeça de lidar com isso.
Locação de imóvel
Existem imobiliárias que analisam a situação do seu nome e optam por negar o pedido em casos de nome negativado, independente se você tem fiadores com nome limpo ou seguros de fiança.
Impactos na sua saúde
Imagine só o estresse de ter tudo isso como impedimento? Realmente, uma situação de endividamento pode causar problemas na sua saúde mental, causando problemas como insônia, angústia, estresse, ansiedade, entre outros.
Tudo isso, e ainda terá a bola de neve que vai virar a dívida, já que vai se acumular as multas e juros da pendência em aberto. Por isso, é extremamente importante ler bem o contrato toda vez que adquirir um serviço ou uma linha de crédito e se atentar com os encargos e juros cobrados.
Além disso, alguns serviços podem ser suspensos, caso não sejam pagos em dia, como no caso do fornecimento de água, energia, telefonia, gás encanado, plano de saúde, internet e TV por assinaturas.
Compreendeu tudo? Agora você já sabe os motivos para não ficar com o nome sujo e a importância de ter um bom planejamento e controle financeiro. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!
Veja também: Empresas que limpam nome são confiáveis? Como funcionam?