CotidianoEmpreendedorismo, Negócios e EconomiaUncategorized

Saiba como organizar a logística da sua empresa em 3 passos

Ads 02

Não importa quão bom você seja na hora de ter ideias para sua empresa, quanto esforçado você seja, quanto você se cerque de pessoas talentosas para fazer o seu trabalho, se você não tiver uma boa organização e uma boa logística, a sua empresa não vai a lugar nenhum.

O medo de todo empresário é que sua empresa se torne estatística no país, e por isso acabam tentando um pouco de tudo, o problema é que por mais que se esforce para que a sua empresa cresça, às vezes não é só sobre trabalhar duro. Às vezes é sobre trabalhar de forma inteligente. 

A logística e a organização existem justamente para que a sua empresa saiba dar os passos de forma certa, para que cada dia ela trabalhe de forma mais inteligente e também de forma mais eficaz. Se você não planejar tudo ali, você está mais próximo de falir do que ser bem sucedido.

Ads 03

Dito isso, será que você sabe como fazer para organizar a logística da sua empresa? Muitas pessoas não fazem ideia de como organizar essa parte. Elas são ótimas para terem ideias, são as primeiras a chegarem e as últimas a sair e, mesmo assim, não entendem dessa área.

Saiba mais >>   Saiba quais são as 7 ferramentas mais procuradas pelo consumidor brasileiro

Não é à toa que as empresas tendem a contratar funcionários especialmente para lidarem com a parte da logística, uma vez que ter especialistas na sua empresa pode te tirar um peso das costas.  

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

E hoje estamos aqui para ajudar você nisso. Recomendamos que você procure por cursos gratuitos de logística, mas também vamos dar uma mão. Vamos dar algumas dicas de como organizar a logística da sua empresa em passos simples e bem didáticos. 

Comunicação entre os setores

Ads 04

Você precisa que a sua empresa funcione em perfeita harmonia, e isso nem sempre pode ser fácil. O que você não pode deixar é que você seja o gargalo de informações, ou mesmo o garoto de recados da empresa, os setores tem que saber se conversar.

Vez ou outra, os setores vão ter que trocar informação, e um pode depender diretamente do outro. Você tem que cuidar para que os setores consigam conversar para que não haja mal entendido e nem nenhum tipo de problema.

Isso vai acelerar os processos, reduzir os riscos de erros e consequentemente de atrasos. Faça com que eles possam se comunicar facilmente e promova isso, para que haja toda uma rede de conexões dentro da sua empresa, que faça com que ninguém fique no escuro.

Saiba mais >>   Como deixar o seu escritório mais agradável e estiloso

Controle de estoque

Ads 05

O controle de estoque é uma das partes mais importantes dos problemas que devem ser resolvidos com logística. Isso porque esse é o problema que se mal cuidado pode te custar muito dinheiro. Você precisa controlar seu estoque de maneira apropriada.

Você quer comprar somente o que vai conseguir vender, e sob hipótese alguma deve deixar seu estoque sem venda acumular, isso por vários motivos. Pode ser que o seu produto estrague, pode ser que você ache que aquilo vai vender e comprar mais.

Quanto mais estoque sobrando, significa que menos você vendeu, e se você quer realmente vingar no mundo empresarial, você não pode deixar isso acontecer. Não compre mais estoque a menos que você tenha certeza que o que você já tem ali vai sair em algum momento.

Ao mesmo tempo, não deixe o estoque zerar, faça com que esse giro seja sempre assertivo, para que você não tenha que se preocupar e simplesmente não ter nada para vender na sua loja, o que pode dar problema se você fornecer alguém grande. 

Saiba mais >>   Micro nichos: saiba como trabalhar em seu negócio

Atenção para os prazos

Se você não cumpre seus prazos, você vai criar muitos problemas de formas diferentes. Primeiro: Que você vai deixar as pessoas pra quem você vende na mão, e isso por si só é um grande problema. existem muitas chances dessas pessoas simplesmente desistirem de comprar com você exatamente porque você não é uma pessoa que cumpre os prazos. 

Mais do que isso, você vai começar a criar uma bola de neve onde você vai ter vários prazos para entregar, muitos atrasados, e isso vai acabar sobreaquecendo a sua linha de produção. Você vai correr atrás de pedidos atrasados, isso vai atrasar os que deveriam ser entregues no prazo, e pode ser que você simplesmente não consiga entregar tudo.

Isso vai aos poucos torrando seu dinheiro, principalmente conforme clientes forem pulando fora, mas vai também fazer com que você perca a sua reputação, e esse é o tipo e vossa que uma vez perdida pode dar muito trabalho para se ter de volta. Principalmente no ramo empresarial, onde existem muitos concorrentes.

Em resumo, organizar a logística da sua empresa é algo que deve ser feito com cuidado e seriedade, mas se feito certo pode ser a diferença entre ser apenas mais uma, é o grande sucesso.

Veja também: Como funciona a logística aeroportuária?

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]