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Micro nichos: saiba como trabalhar em seu negócio

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Todo empresário deve saber da importância de identificar um público-alvo, antes mesmo de iniciar as atividades e o marketing da empresa. Mas nem todos sabem como o conceito de micro nichos pode ajudar nesse esforço.

De fato, se a marca não souber com quem exatamente está falando, não vai adiantar investir uma fortuna em marketing e publicidade. Já se dominar esse ponto, conseguirá se tornar muito mais assertiva, capaz de acelerar incrivelmente seus resultados.

Imagine uma empresa de montagem industrial, por exemplo. Quanto mais rápido ela for capaz de compreender os modelos e perfis do que hoje o marketing chama de “persona”, mais rápido ela conseguirá articular seus esforços comerciais.

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Até porque, não adianta trabalhar o público de modo genérico, com base em informações superficiais como profissão, faixa etária ou poder aquisitivo. Tudo isso é apenas o começo do esforço, que depois deve ser aprofundado.

Um exemplo clássico é o de uma empresa de serviço B2B (Business to Business), que não pode basear os perfis de sua persona no público de usuário final, mas sim no time do comercial de outras empresas, que serão os reais decisores de fechamento.

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Ou ainda, se você quer prestar um serviço para um negócio de fabricação de placas de circuito impresso, seu alvo não é exatamente o público que aplica essas placas no setor final, mas sim os sócios e diretores das empresas que fazem essa aplicação.

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Tudo isso demonstra como é fundamental entender melhor o nicho em que você está inserido, pois sem isso você jamais acertaria a direção. É justamente aí que entra a ideia de “micro nicho”, que vem complementar e aprofundar todo esse esforço.

Se você já sabe que o seu setor é o do jornalismo, pode aprofundar isso na noção de nicho. Um possível é o da área da saúde, que já afunila bem, mas ainda permanece vago. Então, um micro nicho possível seria o de gestantes. Muito melhor, sem dúvida.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui as melhores dicas da área e mostrando como é possível trabalhar essa estratégia no seu próprio negócio, de modo totalmente personalizado para a realidade da sua empresa.

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Um fator interessante é que nos últimos anos essa tendência tem crescido tanto, que hoje ela realmente já é capaz de atender qualquer setor ou modelo de negócio, seja para vender produtos ou divulgar serviços como os de camisetas bordadas.

Então, se você quer entender como exatamente funciona esse universo, aproveitando para mudar o seu negócio de patamar, basta seguir adiante na leitura.

O que é um micro nicho?

A especialização e a customização são duas bandeiras fundamentais da fase pela qual estamos passando hoje, seja ao falar de Indústria 4.0, de Internet 4.0 ou de qualquer outra frente que simbolize os avanços das últimas décadas.

A especialização consiste na capacidade de melhorar um produto ou serviço com base na melhor compreensão da aplicação dele. É mergulhando na psicologia e na rotina do cliente que as marcas evoluem dia a dia.

Já a customização é o esforço que vem depois desse, voltado tanto para um aspecto tipicamente comercial quanto de UX (User Experience).

Por exemplo, desenhar toda a jornada de compra e experiência de uso de uma pessoa da área de peças para motores elétricos. Ao entender a fundo os anseios e as expectativas dessa pessoa, a marca pode customizar sua solução.

Assim com ao se especializar mais e mais, pode trazer inovações constantes. É justamente isso o que o micro nicho permite, sobretudo em termos conceituais.

Sem dominar essa noção preliminar e teorizada, muitas marcas tentam aplicar as estratégias práticas, mas acabam não conseguindo, por falta de subsídio. Então, vamos aprofundar abaixo sobre como trabalhar ou definir o micro nicho em seu negócio.

Utilizando a própria internet

Como sugerido pelo próprio título deste artigo, vamos falar sobre os modos de trabalhar o micro nicho em um negócio que já existe. Esse recorte permite encontrar uma área rentável, lucrativa e interessante dentro de um negócio que você já tem e que já está funcionando.

Uma dica de ouro é utilizar as próprias plataformas online para fazer isso, até porque elas são campeãs em segmentação e customização de serviços.

Os motores de busca

A primeira plataforma a utilizar para isso são os grandes buscadores, como Google, Bing, Yahoo e Ask Brasil, que são os mais utilizados em nosso país.

O modo de fazer isso é bem simples, pois você vai apenas mensurar as palavras-chave mais utilizadas em seu segmento, para identificar quais os micro nichos que têm mais busca.

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Assim, se a empresa trabalha com algo como manutenção de redutores de velocidade, ela pode identificar quais são as marcas de redutores que mais precisam de manutenção.

O maior caso de buscador é o do próprio Google, que já tem até uma plataforma para isso, que é a do Google Trends, que oferece gratuitamente o serviço.

Ao identificar o que as pessoas mais pesquisam, mensurando o volume de buscas de temas relacionados, junto você terá uma confirmação daquilo que realmente gera demanda e procura em seu segmento.

Por exemplo, descobrir que “redução de velocidade de motores elétricos” é uma palavra-chave forte, indica algo óbvio: há mais pessoas interessadas na manutenção desses motores do que na de outros, portanto temos aí um micro nicho.

As grandes mídias sociais

Outro exemplo de canalização e customização nós encontramos nas redes sociais, que são extremamente eficientes em definir perfis de interesse e aplicá-los comercialmente.

Um modo de fazer isso é estudando o seu público-alvo mais de perto, por meio de elementos como:

  • Fóruns;
  • Enquetes;
  • Grupos;
  • Pesquisas.

Enfim, toda a dinâmica da presença digital que as pessoas vão gerando ali nas redes sem nem se darem conta de que isso forma com precisão os perfis de uma persona.

Ou seja, tudo isso representa um material rico para quem deseja entender melhor um micro nicho, bem como para onde deve ir em termos de eficiência e assertividade.

Por exemplo, se você atua com tubos de aço inoxidável e identifica que há várias enquetes ou fóruns debatendo constantemente os “tubos redondos de condução”, isso indica um micro nicho no qual você pode encontrar mais oportunidades.

Já fez um benchmarking?

Além de ir diretamente no comportamento do seu público, afunilando a sua área de atuação para chegar a definir um micro nicho, você também pode analisar a concorrência.

Aí é que entra o papel do benchmarking, que é um estudo de mercado focado no desempenho da concorrência, algo em que a internet também pode ajudar bastante.

Basta mudar o seu foco, passando a verificar quais são os produtos mais vendidos no e-commerce do concorrente, quais os seus artigos mais bem posicionados, quais soluções têm menos reclamações e mais satisfação, e daí em diante.

Com esse esforço você também vai conseguir especificar um micro nicho dentro do nicho pré-selecionado, que é o da sua área mais abrangente.

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Autoridade vs. concorrência

Pronto, você já tem tudo de que precisa para identificar seu micro nicho de modo inteiramente estratégico, que poderá se transformar em ações e campanhas futuras.

Um ponto que precisa ficar claro, portanto, é que em um mercado tão pulverizado quanto o atual, não é possível uma marca (e sobretudo uma marca nova) tentar “abraçar o mundo”.

Daí a necessidade de ser cada vez mais nichado, ou seja, de trabalhar com um subnicho de pouca concorrência, como modo de conseguir melhores resultados.

Não precisamos falar sobre carrinhos industriais ou soluções específicas para isso. Imagine apenas um restaurante, se ele tiver mais de 40 pratos no cardápio, ele pode até ser bom, porém jamais será referência em uma única comida, concorda?

Já uma hamburgueria que abre deixando claro qual é o seu carro-chefe, logo se torna conhecida como referência naquele tipo de lanche.

Portanto, hoje a regra de ouro está no “less is more”, que significa “menos é mais”. Assim você se torna uma autoridade no que faz, vencendo a concorrência dispersiva.

Sobre vantagens e benefícios

Além das vantagens evidentes e já mencionadas, como a da maior segmentação do público, que também gera maior engajamento, há outros benefícios indiscutíveis que trabalhar o micro nicho pode trazer ao seu negócio.

Um deles é a facilidade que você terá para criar conteúdos, já que você estará cada vez mais especializado, e sempre em contato com o seu público real, percebendo dia a dia de onde vêm os apelos e demandas verdadeiras.

Assim, um blog sobre máquinas empacotadoras pode ir direto no núcleo da questão, atraindo muito mais gente em tempo menor. Isso também cria um círculo virtuoso, gerando mais tráfego, que gera mais visibilidade, que traz mais resultados e daí em diante.

Ou seja, também podemos falar na vantagem de alcançar uma maior lucratividade. E tudo isso de maneira otimizada, desperdiçando menos tempo e menos dinheiro.

Concluindo

Identificar um micro nicho dentro do seu negócio é um dos modos mais práticos de virar a chave da sua empresa, ganhando em assertivos e eficiência.

Poucas estratégias podem ser tão revolucionárias e trazer resultados tão sólidos e sustentáveis, seja qual for o segmento ou “nicho genérico”.

Por isso, basta seguir as dicas e o passo a passo que demos acima para colocar sua marca no radar de quem vai se interessar realmente pela sua solução.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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