Empreendedorismo, Negócios e Economia

Como funciona a logística aeroportuária?

Ads 02

É natural que muitas pessoas tenham dúvidas sobre como funciona a logística aeroportuária. De forma geral, a responsabilidade da administração do controle das ações no aeroporto é direcionada totalmente para a logística. 

Infelizmente, no Brasil, alguns processos são bem complexos por conta da burocracia. No setor de logística portuária não é diferente, os processos que são envolvidos nesse trabalho exigem informações bem detalhadas, e consequentemente, demandam mais tempo para se resolver. 

Ironicamente, o ato de praticar a logística está ligada a algumas ações que fazemos diariamente e que nem percebemos. Porém, quando se trata de uma gestão empresarial, que é no caso da logística aeroportuária, o assunto é bem mais complexo. 

Ads 03

Por se tratar de um trabalho que exige a extração intensa de informações, a logística aeroportuária deve ser tratada com muito cuidado e atenção. Todo esse processo é decorrente do fato de que o mercado de trabalho brasileiro está cada vez mais competitivo.

Através da competitividade, a logística se faz cada vez mais necessária pela vantagem de conseguir elaborar planejamentos específicos, que serão usados de acordo com uma determinada necessidade que a empresa portuária estiver passando naquele momento.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

A logística aeroportuária ainda inclui a administração dos recursos financeiros, materiais, pessoas e como já citado, as informações. Por se tratar de um processo que trabalha com muitas informações, esse tipo de logística usa frequentemente a tecnologia de informação.

Ads 04

Felizmente, há treinamentos como o curso de capacitação SP, que por sua vez, possui em sua grade curricular matérias que trabalham com a tecnologia, bem como com diversas outras frentes que também são necessárias.

De acordo com a ascensão da internet e, logicamente, a tecnologia, houve a necessidade para que esses cursos incluíssem matérias que envolvessem conhecimentos de TI. Inclusive, atualmente não é difícil encontrar empresas que realmente precisam de um profissional dedicado a TI. 

Desse modo, hoje presente em grandes e pequenas companhias, uma empresa de serviços de TI é, de fato, uma maneira muito eficaz para ajudar a controlar as questões administrativas dentro de uma empresa. 

Saiba mais >>   Negócio Escalável novo livro do empresário Oséias Gomes
Ads 05

No cenário da logística aeroportuária, o TI visa buscar melhores resultados, e lucratividade, melhorando significativamente os resultados da empresa.

Nesse cenário em que a tecnologia está sendo usada cada vez mais, tornou-se praticamente obrigatório contar com um software para gestão de logística e frete.

Afinal, é importante dizer que esse é um meio que é frequentemente usado para que todos os processos que envolvam logística e frete sejam feitos de forma rápida e eficiente, sem causar problemas ou ruídos dentro das empresas.

De qualquer maneira, para um melhor entendimento, é necessário explicar o conceito principal da logística, e suas diversas maneiras de serem praticadas. 

Qual o significado de logística?

Algumas pessoas já possuem o entendimento que logística é um conjunto de métodos e meios que são destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, nos locais adequados e no tempo planejado. 

Logística vem do grego, e significa habilidades de cálculos e raciocínio lógico. Mas como as coisas naturalmente vão mudando ao decorrer do tempo, a logística deixou de ser só um termo para habilidades, que passou a ter uma abrangência maior. 

Atualmente, é possível ver a logística sendo aplicada não somente na área aeroportuária, mas também em engenharia, economia, marketing, estatísticas, tecnologia e recursos humanos, principalmente para facilitar o transporte e movimentação de cargas.

Então, um dos objetivos principais da logística é satisfazer as demandas dos clientes, entregando o produto no menor tempo possível. Para isso, há todo um gerenciamento por trás, principalmente para que o fluxo de produtos seja administrado de forma correta. 

O processo de cuidado com as mercadorias envolve atenção, que por sua vez, é desde o ponto de fornecimento até o ponto de consumo. No geral, a logística agrupa todas as atividades que necessitam de posse e movimentação de produtos. Suas características são:

  • Previsão de demanda;
  • Administração de estoque;
  • Meios de locomoção;
  • Armazenagem;
  • Design de redes de distribuição.

Como já comentado, a logística evoluiu muito com o passar dos anos, e logo, passou de uma prática que era feita de forma isolada, para ações que podem ser realizadas sinergicamente. 

Todas essas ações incluem desde questões administrativas, até os cuidados com o sistema de entrega da companhia, independentemente de qual seja o segmento de atuação da marca.

Saiba mais >>   Como economizar na compra de um micro-ondas?

Baseado em um tipo de administração que pode ser realizada atrelada a outros órgãos, houve a criação de outras práticas relacionadas a logística que também são aplicadas na área aeroportuária. Conheça-as abaixo. 

Conceito de logística empresarial

Com foco total em melhorar a experiência dos clientes com a empresa, a logística empresarial visa também, melhorar a qualidade das atividades operacionais dentro de um negócio, e por consequência, aumentar os lucros da companhia a curto, médio e longo prazo. 

Esse tipo de logística entende que, se uma empresa está com processos administrativos cada vez mais complexos, é nesse momento que há a necessidade de aplicar as logísticas empresariais. 

De fato, praticamente todas as empresas que trabalham com um sistema de produção necessitam organizar de forma sistemática as etapas produtivas da empresa. 

Na área aeroportuária, o conceito trabalha em cima de alguns fatores que são vistos frequentemente na profissão. São conceitos-chaves que fazem parte da cadeia de suprimentos do processo. Saiba quais são:

  • Gestão de frotas;
  • Jornada dos motoristas;
  • Gestão de estoque;
  • Modais de transporte;
  • Contato com fornecedores.

Empresas que possuem o interesse de aplicar a logística empresarial, geralmente, vêem a necessidade de conseguir um destaque dentre as demais companhias de um mesmo segmento. 

Além disso, é importante dizer que em um mercado tão competitivo como o brasileiro, praticamente todas as formas de se destacar da concorrência são válidas, basta saber usar de uma forma saudável.

Conceito de logística integrada

Como o nome já sugere, a logística integrada representa a integração de todo o processo logístico que dá origem ao objetivo principal, que é o produtor chegar nas mãos do consumidor. 

Esses processos são integrados em sistemas para que as ações empresariais sejam melhoradas e que tenham mais eficiência, ou seja, desse modo fazendo com que os clientes sejam fidelizados e os resultados aumentem.

Obviamente, esse processo também visa obter melhores resultados, e todos os setores de uma empresa ficam à disposição da logística integrada.

Conceito de logística reversa

Essa é a prática que mais se aplica na área aeroportuária devido ao fato de trabalhar com planejamentos, operação, controle e fluxo de informações referente às atividades realizadas no aeroporto. 

Saiba mais >>   Press Manager oferece mailing 100% conectado às regras da LGPD

Uma de suas aplicações é controlar políticas de devolução e troca de produtos, entretanto, apesar de ser usada em aeroportos, essa prática é mais vista em supermercados, com uma consultoria para planejamento estratégico, o setor competente que cuida dos resultados da companhia.

Mas afinal, qual a importância da logística aeroportuária na prática? Saiba, de forma detalhada, como funciona o processo e observe o significado que a prática tem na área.

Qual a importância da logística aeroportuária? 

A logística aeroportuária é responsável pela entrega, e garantia de que os produtos cheguem, e possam ser despachados de forma segura. 

Para ficar mais fácil de entender, ao realizar uma compra que o produto se encontra em outros país, a logística vai trabalhar para que, além do processo que a empresa responsável pelo produto realizará, fará que a garantia que a mercadoria será entregue seja realmente comprida. 

Além desse processo de garantir uma compra, a logística também trabalha com a aviação comercial, e isso automaticamente inclui cuidados com as bagagens, clientes e os pets que são acompanhados em uma determinada viagem. 

O que um profissional da área faz?

O profissional dessa área tem o objetivo principal de analisar com cuidado todas as cargas que serão transportadas. Nesse processo, é preciso ver qual será o destino, controlar a movimentação, e desenvolver um planejamento para que a carga seja despachada sem muitos problemas. 

Faz parte do trabalho também avaliar o tipo de embalagem que a carga está usando, para que não tenha risco de danificar a mercadoria. Há também a parte da organização das cargas dentro do contêiner, e por fim, analisar os custos e tarifas do despacho. 

Inclusive, em outras áreas, é comum ver esses processos, como uma empresa de transporte de cargas que trabalha diariamente com a locomoção de mercadorias. 

Considerações finais

 Como visto, a logística apresenta variadas formas de atuação, cabendo a você escolher aquela que mais se adequa ao seu objetivo, bem como as suas ações empresariais. Ademais, o principal objetivo é oferecer um serviço de qualidade para o cliente.

Lembre-se, o consumidor gosta de receber as mercadorias na data certa e com uma qualidade sem igual. Ou seja, trabalhe sempre para que isso seja possível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]