Empreendedorismo, Negócios e Economia

Como reduzir custos na construção civil?

Ads 02

Quem mexe com reformas e pequenas construções com muita frequência sabe que os custos do material e de mão de obra oscilam demais, o que pode inviabilizar um orçamento que levou muito tempo para ser aprovado.

Seja você um pequeno empreiteiro, um dono de uma construtora ou mesmo dono de pequenas propriedades e que tem muita demanda por manutenção, em ambos os casos, entender as opções disponíveis para reduzir custos na construção civil é sempre importante para que as obras não fiquem paradas por falta de dinheiro.

Por causa disso, abaixo vamos passar algumas dicas que podem ajudar a baratear a sua obra. Fique atento!

Dicas para reduzir custos na construção civil

Ads 03

É muito difícil iniciar uma obra e não ter uma ideia clara do custo final que ela terá, já que isso pode ampliar o seu prazo de conclusão e gerar outros transtornos. Pensando nisso, abaixo reuni algumas dicas importantes para ter um controle melhor do investimento e também reduzir ao máximo o gasto na construção ou reforma.

Saiba mais >>   Como excluir o Instagram?

Tenha um planejamento completo do projeto

Se você é um empreiteiro ou mesmo quem está contratando um profissional para executar uma obra em seu imóvel, é muito importante que coloque no papel todos os detalhes sobre a reforma ou construção que irá fazer.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Avalie todas as mudanças, se vai necessitar de algum alvará da prefeitura, se o preço do ferro, do cimento e de outros materiais está muito elevado para o período ou se é um momento de grande oportunidade.

Ads 04

Se está em uma estação muito chuvosa, é interessante fazer a obra neste momento?

A obra será realizada em etapas ou terá um planejamento bem claro sobre o início, meio e fim? Tudo isso ajuda a projetar o orçamento para não ter muitas surpresas durante o andamento do trabalho.

Invista em novas tecnologias

Tudo está evoluindo e a forma como as construções foram feitas no passado não é a mais adequada. Por exemplo, já existem tijolos com marcação para passar encanamento e fiação, projetos pré-fabricados, lajes mais leves com uso de isopor e muito mais.

Ads 05

Essa inovação não é apenas nos objetos, mas também nos processos. Antes era necessário ter muitos profissionais para concluir uma laje, o que se arrastava por todo um dia. Atualmente, com o uso do serviço de uma usina de concreto isso reduz o esforço, a quantidade de pessoas e o tempo, tornando tudo muito mais prático e econômico.

Saiba mais >>   Como são definidas as metas de vendas de funcionários?

Por fim, estar atento ao aproveitamento de recursos naturais como iluminação solar e captura da água da chuva para reuso também são opções que podem reduzir custos na construção civil de forma imediata e ainda no longo prazo.

Avalie como inserir tais evoluções em seu projeto e outras que chegam ao mercado diariamente, tudo para que o seu projeto tenha o menor custo possível para ser finalizado e ainda colabore com a redução das despesas fixas de médio e longo prazo.

Contrate profissionais qualificados

Esse assunto parece meio óbvio, mas muita gente erra ao optar por orçamentos muito abaixo do padrão ou ainda contratar aquele amigo ou conhecido que costuma fazer de tudo, mas que não é o profissional mais adequado.

Vale sempre lembrar que o gasto inadequado de material ou a correção de um projeto vai encarecer muito a obra.

Um profissional qualificado conhece bem os produtos e equipamentos que irá usar, sabe fazer as medidas corretas e também recomenda os melhores produtos para que você não tenha dor de cabeça. Além disso, ele é capaz de passar uma previsão realista do prazo necessário para conclusão dos trabalhos.

Saiba mais >>   5 dicas de precificação para os profissionais de marketing

Por isso, se quiser reduzir custos na construção civil, invista em mão de obra qualificada.

Faça pesquisa de mercado

Um erro comum é analisar uma obra sob a ótica de uma última reforma ou construção feita há 5 ou dez anos. Os produtos mudam, o preço altera e a mão de obra também tem uma valorização.

A forma mais eficaz de saber se o valor cobrado por uma loja de material de construção ou o preço de um profissional são justos é fazer uma pesquisa de mercado.

Essa mesma investigação vai te ajudar a ter ideias sobre outras construções e equipamentos que podem ser incorporados para facilitar o acesso, ampliar o espaço ou mesmo reduzir os custos do seu projeto.

Por isso, sempre que pensar em fazer uma reforma ou construção, antes de fechar qualquer negócio, faça uma pesquisa de campo. Ela pode acontecer, inclusive, por meio da internet.

Coloque em prática essas dicas e verá que reduzir custos na construção civil é viável e tal atitude pode ser o diferencial para adquirir produtos de melhor qualidade ou mesmo adicionar algum item que antes não cabia no seu orçamento.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]