4 dicas para vender seu conhecimento na internet em 2021
Neste conteúdo você vai saber sobre
“Quando escrita em chinês, a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade.”
A frase é de John Kennedy, o 35º presidente dos Estados Unidos, e foi dita há muito tempo atrás. Mas, pensando bem, olhando agora parece que ela mantém a sua validade completamente.
Estávamos começando a dar os primeiros passos no sentido da recuperação econômica da crise de 2008 (Lehman Brothers, entre outros) e o mundo foi surpreendido pela pandemia da Covid-19.
As economias pararam e, só no Brasil, a pandemia fez com que mais de 11 milhões de pessoas perdessem seus empregos.
As informações são da Organização Internacional do Trabalho e a entidade também indica que, por aqui, o golpe foi ainda mais forte: perdemos cerca de 15% dos empregos, contra uma média mundial de 8,8%.
Aliás, pior ainda, ocupadas ou não, as pessoas também tiveram que parar. A crise sanitária obrigou todos a permanecerem em suas casas o máximo possível, o que diminuiu ainda mais as chances de encontrar oportunidades.
E foi aí que a oportunidade, da citação no começo do artigo, começou a se materializar. Ou melhor: a se digitalizar.
Com a impossibilidade de trabalhar presencialmente, só sobrou uma opção: usar o conhecimento para ganhar dinheiro na internet. Dessa forma, uma tendência que já vinha em alta se consolidou ainda mais: a possibilidade de gerar receita online.
Chegou a era do empreendedorismo digital! E se você quer conhecer algumas formas de entrar para o grupo de pessoas que agora vivem da internet, confira como fazer isso continuando com a leitura!
#01 Crie um blog e coloque ele para trabalhar por você
Antigamente era comum associar os blogs a espaços onde gente comum podia emitir suas opiniões sobre as mais diversas coisas. De fato, uma das vantagens de um blog é dar voz à opinião de forma totalmente independente.
Depois, começamos a ouvir aqui e ali o termo ‘blogueiros’, que eram autores de blogs que tinham muitas visitas e ficaram famosos por se tornarem referência em alguma coisa.
Mas, além de fama, esse pessoal começou também a ganhar muito dinheiro com seus blogs. Sabe por quê? Por aproveitar o fato de serem páginas com alta visibilidade e quantidade de visitas para monetizar tanto os conteúdos como os espaços ao redor das postagens.
Bom, em primeiro lugar, você precisa definir sobre o que vai falar, criar algum tipo de marca pessoal e criar um blog. Após a etapa inicial, você começa a publicar conteúdos e vai ver como, aos poucos, a quantidade de visitas vai aumentando.
Quando sua página já tiver uma quantidade razoável de tráfego, você já pode começar a monetizar seu espaço. Como? Aqui vão duas formas:
Programas de marketing de afiliados: são programas nos quais você se inscreve e recebe dinheiro por visitas feitas a partir da sua página. Vamos dizer que você fale sobre música: na Amazon, para cada usuário que se inscreva para um teste gratuito da Amazon Music partindo do seu blog, você ganha R$ 10,00.
Publicidade paga: são os tradicionais banners que ficam exibidos em espaços pré-estabelecidos no seu blog. Você pode tanto fechar com uma marca como disponibilizar espaços no seu blog para que saiam publicidades inscritas no Google Ads.
#02 Crie cursos para vender online
Em tempos de isolamento social, um segmento em particular se beneficiou da crise sanitária: a procura por cursos online. Natural perceber este tipo de comportamento, já que, como dissemos, o isolamento impediu que as atividades presenciais seguissem seu curso normal.
Então, se você é especialista em algo e acredita que há outras pessoas interessadas no que você tem a dizer, que tal criar uma série de conteúdos que possam ser vendidos pela internet sob forma de curso?
Fazer isso nem é tão complicado e nem precisa de grandes investimentos. As pessoas querem conteúdos que agreguem valor às suas buscas, que ofereçam soluções, e não superproduções cinematográficas.
Então, você pode escolher um tema, criar um roteiro de conteúdos e vídeos e começar a rodar.
Certo, mas como vender esse conteúdo, deixando-o acessível somente para os que pagam? Isso é super fácil, basta você subir o material em plataformas de cursos online, como a Samba Play ou a Udemy.
Se você aprender um pouco sobre como trabalhar com seu marketing digital e divulgar bem seu curso, vai ver como ele aos poucos vai escalando e dando mais e mais resultados.
#03 Trabalhe com mentorias
Na mesma linha do interesse por cursos online, podemos citar o mercado das mentorias e seu boom recente.
Na média, o crescimento do número de autodenominados mentores rondava a casa dos 19% anuais. A surpresa veio no ano passado, quando esse salto foi de nada menos do que 78%.
Essa expansão da quantidade de profissionais que trabalham como mentores nada mais fez do que seguir uma demanda de empresas. As organizações perceberam que esse tipo de programa aumenta a retenção de colaboradores.
Por outro lado, tem muita gente que quer empreender e não sabe bem como começar e encontra no mentor uma forma de estruturar e começar seus negócios.
Em primeiro lugar, você tem que aprender como montar uma mentoria. Além da questão do seu conhecimento individual, você precisa aprender a prospectar clientes em potencial e descobrir o que eles precisam.
Uma capacitação em mentoria pode ajudar a resolver os problemas dos seus mentorados, a criar estruturas replicáveis que podem ser escaladas e a unir teoria e prática, além de te dar dicas de marketing para que seu nome se torne conhecido.
E uma das melhores coisas da mentoria é que você pode começar seu negócio como mentor com pouco dinheiro e exercer sua nova atividade 100% pela internet.
#04 Seja um influenciador nas redes sociais
Como última opção, mas não menos relevante, não tem como deixar de fora a possibilidade de ganhar dinheiro pela internet trabalhando como influenciador.
Um influenciador é qualquer pessoa capaz de infundir nos seus seguidores o desejo de adquirir algum produto ou serviço.
E quando falamos sobre influenciadores, não precisa nem ser gente do nível da Anitta ou Juliette, tem muitas pessoas ganhando dinheiro como micro influenciadores nas redes sociais, com públicos já a partir dos 5 mil seguidores.
Também há casos onde, a partir dos 15 mil seguidores, já começaram a surgir propostas orgânicas de parte das marcas, que podem pagar cerca de R$ 300 por um post no feed ou R$ 200 para aparecerem nos Stories do perfil. O resultado pode chegar a gerar uma receita entre R$3 e R$4 mil mensais.
Para se converter em um influenciador, o ideal é ter uma ideia clara sobre qual segmento você quer participar.
Não há melhor momento para usar seus conhecimentos para criar uma imagem que valha a pena ser seguida: transforme seus saberes em postagens que interessem às pessoas e veja como seu nome vai começar a ganhar ainda mais visibilidade.
Pelo visto, J. Kennedy estava certo. Agora, chegou a hora de você aproveitar a crise e transformar esse momento em uma oportunidade e começar a ganhar dinheiro online.
Até o próximo artigo e não deixe de seguir acompanhando nossas últimas notícias!