Empreendedorismo, Negócios e Economia

4 dicas para vender seu conhecimento na internet em 2021

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“Quando escrita em chinês, a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade.” 

A frase é de John Kennedy, o 35º presidente dos Estados Unidos, e foi dita há muito tempo atrás. Mas, pensando bem, olhando agora parece que ela mantém a sua validade completamente.

Estávamos começando a dar os primeiros passos no sentido da recuperação econômica da crise de 2008 (Lehman Brothers, entre outros) e o mundo foi surpreendido pela pandemia da Covid-19. 

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As economias pararam e, só no Brasil, a pandemia fez com que mais de 11 milhões de pessoas perdessem seus empregos. 

As informações são da Organização Internacional do Trabalho e a entidade também indica que, por aqui, o golpe foi ainda mais forte: perdemos cerca de 15% dos empregos, contra uma média mundial de 8,8%.

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Aliás, pior ainda, ocupadas ou não, as pessoas também tiveram que parar. A crise sanitária obrigou todos a permanecerem em suas casas o máximo possível, o que diminuiu ainda mais as chances de encontrar oportunidades. 

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E foi aí que a oportunidade, da citação no começo do artigo, começou a se materializar. Ou melhor: a se digitalizar. 

Com a impossibilidade de trabalhar presencialmente, só sobrou uma opção: usar o conhecimento para ganhar dinheiro na internet. Dessa forma, uma tendência que já vinha em alta se consolidou ainda mais: a possibilidade de gerar receita online. 

Chegou a era do empreendedorismo digital! E se você quer conhecer algumas formas de entrar para o grupo de pessoas que agora vivem da internet, confira como fazer isso continuando com a leitura!

#01 Crie um blog e coloque ele para trabalhar por você

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Antigamente era comum associar os blogs a espaços onde gente comum podia emitir suas opiniões sobre as mais diversas coisas. De fato, uma das vantagens de um blog é dar voz à opinião de forma totalmente independente.

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Depois, começamos a ouvir aqui e ali o termo ‘blogueiros’, que eram autores de blogs que tinham muitas visitas e ficaram famosos por se tornarem referência em alguma coisa. 

Mas, além de fama, esse pessoal começou também a ganhar muito dinheiro com seus blogs. Sabe por quê? Por aproveitar o fato de serem páginas com alta visibilidade e quantidade de visitas para monetizar tanto os conteúdos como os espaços ao redor das postagens.

Bom, em primeiro lugar, você precisa definir sobre o que vai falar, criar algum tipo de marca pessoal e criar um blog. Após a etapa inicial, você começa a publicar conteúdos e vai ver como, aos poucos, a quantidade de visitas vai aumentando. 

Quando sua página já tiver uma quantidade razoável de tráfego, você já pode começar a monetizar seu espaço. Como? Aqui vão duas formas:

Programas de marketing de afiliados: são programas nos quais você se inscreve e recebe dinheiro por visitas feitas a partir da sua página. Vamos dizer que você fale sobre música: na Amazon, para cada usuário que se inscreva para um teste gratuito da Amazon Music partindo do seu blog, você ganha R$ 10,00. 

Publicidade paga: são os tradicionais banners que ficam exibidos em espaços pré-estabelecidos no seu blog. Você pode tanto fechar com uma marca como disponibilizar espaços no seu blog para que saiam publicidades inscritas no Google Ads.

#02 Crie cursos para vender online

Em tempos de isolamento social, um segmento em particular se beneficiou da crise sanitária: a procura por cursos online. Natural perceber este tipo de comportamento, já que, como dissemos, o isolamento impediu que as atividades presenciais seguissem seu curso normal. 

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Então, se você é especialista em algo e acredita que há outras pessoas interessadas no que você tem a dizer, que tal criar uma série de conteúdos que possam ser vendidos pela internet sob forma de curso?

Fazer isso nem é tão complicado e nem precisa de grandes investimentos. As pessoas querem conteúdos que agreguem valor às suas buscas, que ofereçam soluções, e não superproduções cinematográficas. 

Então, você pode escolher um tema, criar um roteiro de conteúdos e vídeos e começar a rodar. 

Certo, mas como vender esse conteúdo, deixando-o acessível somente para os que pagam? Isso é super fácil, basta você subir o material em plataformas de cursos online, como a Samba Play ou a Udemy

Se você aprender um pouco sobre como trabalhar com seu marketing digital e divulgar bem seu curso, vai ver como ele aos poucos vai escalando e dando mais e mais resultados.

#03 Trabalhe com mentorias

Na mesma linha do interesse por cursos online, podemos citar o mercado das mentorias e seu boom recente. 

Na média, o crescimento do número de autodenominados mentores rondava a casa dos 19% anuais. A surpresa veio no ano passado, quando esse salto foi de nada menos do que 78%

Essa expansão da quantidade de profissionais que trabalham como mentores nada mais fez do que seguir uma demanda de empresas. As organizações perceberam que esse tipo de programa aumenta a retenção de colaboradores.

Por outro lado, tem muita gente que quer empreender e não sabe bem como começar e encontra no mentor uma forma de estruturar e começar seus negócios. 

Em primeiro lugar, você tem que aprender como montar uma mentoria. Além da questão do seu conhecimento individual, você precisa aprender a prospectar clientes em potencial e descobrir o que eles precisam. 

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Uma capacitação em mentoria pode ajudar a resolver os problemas dos seus mentorados, a criar estruturas replicáveis que podem ser escaladas e a unir teoria e prática, além de te dar dicas de marketing para que seu nome se torne conhecido. 

E uma das melhores coisas da mentoria é que você pode começar seu negócio como mentor com pouco dinheiro e exercer sua nova atividade 100% pela internet. 

#04 Seja um influenciador nas redes sociais

Como última opção, mas não menos relevante, não tem como deixar de fora a possibilidade de ganhar dinheiro pela internet trabalhando como influenciador. 

Um influenciador é qualquer pessoa capaz de infundir nos seus seguidores o desejo de adquirir algum produto ou serviço.

E quando falamos sobre influenciadores, não precisa nem ser gente do nível da Anitta ou Juliette, tem muitas pessoas ganhando dinheiro como micro influenciadores nas redes sociais, com públicos já a partir dos 5 mil seguidores. 

Também há casos onde, a partir dos 15 mil seguidores, já começaram a surgir propostas orgânicas de parte das marcas, que podem pagar cerca de R$ 300 por um post no feed ou R$ 200 para aparecerem nos Stories do perfil. O resultado pode chegar a gerar uma receita entre R$3 e R$4 mil mensais. 

Para se converter em um influenciador, o ideal é ter uma ideia clara sobre qual segmento você quer participar. 

Não há melhor momento para usar seus conhecimentos para criar uma imagem que valha a pena ser seguida: transforme seus saberes em postagens que interessem às pessoas e veja como seu nome vai começar a ganhar ainda mais visibilidade.

Pelo visto, J. Kennedy estava certo. Agora, chegou a hora de você aproveitar a crise e transformar esse momento em uma oportunidade e começar a ganhar dinheiro online.

Até o próximo artigo e não deixe de seguir acompanhando nossas últimas notícias!

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