Empreendedorismo, Negócios e Economia

7 dicas de empreendedorismo para um empreendedor iniciante

Ads 02

Para qualquer empreendedor, seja ele iniciante ou não, é sempre um desafio abrir uma empresa própria.

Para quem está iniciando o empreendimento, é essencial começar esse caminho investindo com uma boa organização estratégica e financeira. Pois, caso isso não aconteça, seu empreendimento já inicia prejudicado antes mesmo de inaugurar no mercado.

Conforme o SEBRAE, a taxa de permanência das empresas com até dois anos é 58%, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEIs). Porém, entre as causas que explicam esse resultado são:

  • Falta de organização e de aptidão;
  • Falta de atualização.
  • Gestão pouco competitiva, sem melhoria nos processos;
Ads 03

Que fique claro que esses são os trajetos para efetivar o sonho de quem almeja empreender. Dessa maneira, ainda é necessário ir mais adiante.

Adquirir boas práticas é fundamental para vencer esse percurso incerto e com muitas barreiras. Com isso, preparamos 7 dicas de empreendedorismo para você não abandonar seu sonho!

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Acerte na escolha do seu segmento de atuação

Muitas pessoas que estão motivadas a dar esse passo importante buscam: por uma carreira de sucesso, a autonomia para tomar suas próprias decisões e, lógico, a possibilidade de alcançar seus sonhos.

Ads 04

Para chegar nesse nível, é necessário passar por desafios. E um deles é escolher um segmento correto para investir.

Determinar a melhor área de atuação é essencial para ampliar as possibilidades de sucesso.

Quando você escolher, a próxima etapa é entender melhor sobre o mercado. Por esse motivo, a seguir preparamos um resumo dos desafios ao decorrer do empreendimento.

Ads 05

O lucro do food service deve crescer 4,7% até 2022, chegando em R$527,5 bilhões. Contudo, em 2018 a indústria alimentícia fechou com aumento de 2,08% em lucro, e consecução de R$656 bilhões.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o efeito desse ramo no Produto Interno Bruto (PIB) é de 9,6%.

Quais são as dificuldades do empreendedor principiante?

Mesmo que esse ramo seja consolidado e tenha uma grande demanda de forma frequente, tem barreiras para serem quebradas. Dessa forma, entre os fundamentais estão:

  • Superação das dificuldades econômicas, em relação ao encarecimento do preço dos alimentos, das matérias-primas e de outros gastos.
  • Alternação excessiva, porque os cooperes são agregados e desligados constantemente. Com isso, causa altos gastos com contratação e uma equipe com menos experiência.
  • Presença de processos informais, que prejudicam a experiência do cliente. Ou seja, ela deixa de ser única para ser sempre diferente;
Saiba mais >>   A vez da “economia das assinaturas”

Com relação aos supermercados, houve um aumento de 3% nas venda em 2019. O aumento em 2018 foi de 2,07% – outra informação que confirma a destaque do ramo, mesmo em tempos de crise econômica.

Algumas dificuldades a enfrentar no início do seu empreendimento:

  • Lidar com a inadimplência, em maio de 2019 a taxa chegou a 62,8% e requer um planejamento financeiro eficaz;
  • Lidar com a inexperiência e a solidão atrás de cursos de qualificação e formação de uma rede de networking;
  • Reservar certa quantia para manter o negócio em funcionamento;
  • Fazer sua empresa ser reconhecida no ramo, quando a principal dificuldade é manter seus clientes, fazendo com que eles sempre comprem seus produtos, e não o de outros lugares.

Para passar por essas dificuldades é necessária a execução de boas práticas. Desta forma, elas envolvem desde a atitude correta até a administração eficaz.

7 dicas de empreendedorismo para um empreendedor iniciante

Veja agora os 7 passos para alcançar seu sonho

1. Compartilhe a sua ideia

Uma falha normal de quem está começando como empreendedor é ter medo de falar sobre suas ideias com outras pessoas. Mas, qual o motivo disso?

É receio de alguém imitar suas ideias. Portanto, essa visão deixa de ter cabimento quando temos o networking, ou seja, na rede de contatos relevante para o crescimento da empresa.

Quando compartilhamos nossas ideias com outras profissionais, recebemos relevantes ensinamentos que vão poupar dinheiro e tempo, ainda mais se for de pessoas que possuam experiências parecidas.

Um dialogo pessoas do ramo também auxilia em outros pontos. A propósito, você percebe quais são as propensões e modismos, e se tem possibilidades delas continuarem no negócio.

Fique alerta a tipos de negócios que de começo é uma moda mas que decaiu com o passar do tempo. Possivelmente, não é viável investir nessas modas.

É possível também encontrar bons abastecedores de produtos, matérias-primas, equipamentos e insumos. Desta forma, você melhora a qualidade dos alimentos por causa dos bons ingredientes e conhece quais softwares são mais aconselhados para seu ramo.

Saiba mais >>   Sustentabilidade corporativa: tendências e práticas para adotar agora

2. Conheça e analise empresas do segmento

É essencial conhecer sobre o ramo em que começará a operar e também sobre os outros âmbitos da empresa, como financeiro, comercial e marketing, por exemplo.

Essa é uma forma eficaz de ter um entendimento completo do negócio. Contudo, recorde de que administrar um negócio vai muito mais adiante e contém diversas áreas.

Para investir no ramo alimentício, é aconselhável entender sobre outras empresas do segmento. Como é um ramo com grandes chances de êxito, você conhece os atributos de cada negócio.

3. Valide o seu modelo de negócios

A falta de organização é uma das principais razões que levam as empresas a trancarem suas portas.

Ocorrer falhas é comum e faz parte do processo de conhecimento, mas é indispensável que os erros sirvam para evolução do negócio.

No ramo alimentício, a vantagem é a mesma. Desse modo, para ampliar as chances de sucesso, é necessário realizar uma boa análise do mercado por meio de estudos.

Distinga quem são os prováveis fornecedores, os concorrentes, e os eventuais clientes. Além do mais, dê detalhes sobre os dados, como opções de marcas, preferências e práticas de consumo.

Observe o desfecho e avalie medidas para, se for necessário, modificar a estratégia sem receio. Caso sua ideia não der certo, é interessante realizar o desinteresse em relação ao seu ponto de vista.

Uma adversidade normal para o empreendedor aprendiz que aposta no ramo alimentício são os gastos operacionais.

De acordo com o SEBRAE, os custos com funcionários estão em primeiro lugar. E depois vem as contas como aluguel, luz, água, telefone e as despesas com financiamentos.

O mesmo estudo evidenciou que 84% dos empresários realizam algum tipo de manuseio da administração. Portanto, somente 23% utilizam a tecnologia para esse fim.

Para modificar essa situação, faça investimento em um bom planejamento de negócio. Com certeza, esse registro orienta as seguintes atitudes, conforme o plano estratégico.

Sendo assim, você percebe a aceitação do negócio e demais possibilidades de êxito.

Além do mais, é um item fundamental para procurar financiamentos e empréstimos corporativos, que possui custos mais baixos.

Nesse caso, além de determinar as estratégias, também é fundamental definir metas e propósitos. Por essa razão, se atente ao futuro e estabeleça com transparência onde você deseja alcançar.

Saiba mais >>   Entenda a importância do marketing digital para qualquer tipo de negócio

Daí em diante, tenha o foco sempre em seus objetivos.

4. Um empreendedor iniciante organiza a sua vida financeira

Um fato muito frequente na vida de um empreendedor aprendiz é deixar a área financeira bem desorganizada.

Seja por falta de sabedoria ou experiência. Para solucionar esse caso, o primeiro passo é arrumar o fluxo de caixa.

Por meios simples, como as populares planilhas é possível tanto fiscalizar o fluxo de entrada e saída de mercadorias, quando fizer prevenções futuras. Contudo, o ideal é utilizar softwares de administração específicos para o ramo alimentício.

5. Estude o mercado de atuação

A pesquisa no ramo é um componente fundamental para quem está começando o próprio negócio. Maior sera a possibilidade de êxito caso você estude sobre sua concorrência.

Ao avaliar o negócio, você menos insegurança para determinar suas estratégias. Além do mais, estudar a qualidade e quantidade vai auxiliar a conhecer seu público-alvo, e ainda, definir a melhor forma para venda de seus produtos e serviços.

Além disso, é fundamental ter consciência da situação econômica de seu país antes de abrir um negócio, para saber se vale a pena ou não investir em seu sonho no momento.

Por exemplo, se você quer montar uma fábrica de produtos para limpeza, antes de tudo, deve conhecer acerca da fabricação destes produtos, se possível, com um curso de como fazer produtos de limpeza.

6. Precifique de maneira correta

Casos de empreendedores que vendem muito, mas que sempre estão com um faturamento ruim, é normal.

Desta forma, empresários aprendizes podem errar na ocasião de determinar a margem de lucro ou firmar os preços dos serviços ou produtos. Isso acontece divido cálculos incorretos.

É necessário buscar técnicas certas para determinar itens importantes no mercado, e para auxiliar nisso existem os especialistas em finanças ou os softwares de gestão.

7. Crie valor aos seus produtos

Uma empresa se sobressai principalmente se mostrar algum diferencial. Caso contrário, ela será somente mais uma dentre tantas opções.

Uma forma de atingir esse objetivo é através da responsabilidade social, isso tem relação com ato voluntário com empresas que se comover com o bem-estar do público.

As empresas que tem atitudes com a finalidade de contribuir para a sociedade, serão reconhecidas e valorizadas em relação as outras que não se dispõem do mesmo modo.

Contribuir em ações como na área da educação, saúde ou cultura sem dúvidas vão valorizar a sua marca.

Conclusão

Mesmo que o começo seja duro, não desista dos seus sonhos, todo o esforço será recompensado.

Nunca se esqueça da tecnologia.

Usar softwares de gestão em seu benefício é uma forma eficaz de executar as dicas que foram apresentadas.

Isso é tudo que você precisa para ter êxito, mesmo sendo um aprendiz no negócio.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]