Literatura, Memória e Sensorialidades: evento marca o lançamento oficial do livro “A ossada de um moleque”
Além da presença do autor Gabriel Sanpêra, encontro online da Oríkì Editora, que acontece nos dias 26 e 27 de junho, conta com a participação da mestra em Letras/Literaturas Africanas Simone Ricco, da mestra em Memória Social Tatiana Henrique, da historiadora Lourence Alves e dos poetas e escritores Tom Grito e Luciene Nascimento
Nos dias 26 e 27 de junho, próximo final de semana, acontece de forma online o evento “Literatura, Memória e Sensorialidades” da Oríkì Editora. Serão dois dias de conversas sobre o resgate da história por meio de trajetórias pessoais e coletivas como forma de afirmação e preservação de tradições, culturas, saberes apagados, criminalizados ou apropriados pelos processos, práticas e instituições coloniais.
A Oríkì Editora é uma editora independente que tem foco em publicações e visibilidade da produção literária preta, favelada e demais identidades preteridas do mercado editorial. Para o evento, além de Gabriel Sanpêra, também convidou para compor as rodas de conversa a mestra em Letras/Literaturas Africanas Simone Ricco, a mestra em Memória Social Tatiana Henrique, a historiadora Lourence Alves e os poetas e escritores Tom Grito e Luciene Nascimento.
“É urgente pensar a relação entre essa temática – Literatura e memória – e as diversas, plurais e múltiplas formas de expressões artísticas contemporâneas, junto ao questionamento de formas estéticas hegemônicas, padronizadoras e excludentes”, reforça Daniel Brazil, fundador da Okírì Editora e um dos idealizadores do evento.
O segundo encontro marca o lançamento oficial do livro “A ossada de um moleque”, de Gabriel Sanpêra”. Daniel acrescenta: “Nós da Oríkì Editora propomos dois dias de conversa, troca de ideias, afetos e sensorialidades que estimulam e são estimuladas pela escrita, oralidade, teatralidade, alimentação e o que mais nos motivar, em diálogo e estimulados pelo trabalho de Gabriel”.
Os dois encontros, sábado e domingo, serão transmitidos ao vivo pelo YouTube! (O link de acesso será disponibilizado 30 minutos antes do início do evento. Para recebê-lo é necessário fazer sua inscrição aqui ou se inscreva no nosso canal no YouTube para receber a notificação do seu app.)
No segundo dia, o autor Gabriel Sanpêra também estará em uma sala exclusiva no aplicativo Zoom para falar sobre “A ossada de um moleque”. Para participar e fazer perguntas para o autor, inscreva-se aqui.
Sobre o livro “A ossada de um moleque”
“A ossada de um moleque” tem a energia da juventude, a sabedoria da ancestralidade e a força da memória. Ficcionalizando lembranças, reconstruindo histórias, invocando ora a espiritualidade e seus ancestrais, ora o cotidiano e suas realidades, Gabriel Sanpêra prova, em seu segundo livro, que não está no mundo a passeio, e que tem uma missão e um sério compromisso com sua escrita. Na experimentação das formas e formatos, poeticamente proseando com o leitor, brinca de escrever muito a sério sua mensagem.
“Meu processo de criação envolveu um resgate de memórias e fotos antigas de minha avó que tinha como tradição fazer anotações atrás dos retratos. Meus contos nascem dessa inspiração nessas imagens e textos breves, no entanto, carregados de significados e representações de uma cultura”, conta Sanpêra.
O título, escolhido não ao acaso, direciona o olhar a dois dos contos mais representativos da obra e revela, sutilmente, do que o livro trata: a estrutura desse moleque, menino, moço.
A estrutura ancestral, emocional, o racismo estrutural que o atravessa, a estrutura física que impacta caminhos, escolhas, imposições. Há uma tênue linha, invisível, que transpassa os textos fazendo uma conexão única, às vezes quase imperceptível, entre eles. A ossada é elemento literal e simbólico, real e metafórico, dando consistência orgânica ao conjunto de memórias, sonhos, dores, amores, vivências diversas e intensas de um corpo que afirma seu valor e sua existência a cada conto, a cada linha.
Serviço
Literatura, Memória e Sensorialidades
Primeiro encontro
26/06, sábado – 16:00h – 17:30h
Memória e sensorialidades na produção literária
Um bate papo sobre literatura e suas possibilidades de diálogos com outras formas de expressão e performances artísticas a partir das memórias ativadas pelas sensorialidades.
Com: Tatiana Henrique, Tom Grito e Lourence Alves
Haverá uma performance gastronômica.
Segundo encontro
27/06, domingo – 16:00h – 17:30h
Criação, produção e escrita a partir de A Ossada de um moleque
Um bate papo sobre processos de escrita, produção literária, escritas não-hegemônicas e a experiência da criação de “A ossada de um moleque”.
Com: Gabriel Sanpêra, Simone Ricco e Luciene Nascimento
Terceiro encontro
27/06, domingo – 18:00h – 19:00h
Bate papo exclusivo de lançamento
Gabriel Sanpêra fala sobre o seu livro A Ossada de um moleque, lê alguns contos e responde perguntas do público. (Mediante inscrição. Limitado às 20 primeiras inscrições)
- Link para inscrição no evento: https://www.oriki.com.br/lancamento-ossada
- Local de transmissão do evento: https://www.youtube.com/OrikiEditora
- Livro “A ossada de um moleque” já à venda pelo site: https://www.oriki.com.br/product-page/a-ossada-de-um-moleque
Sobre o autor
Gabriel Sanpêra é escritor e poeta nascido em Barra Mansa, RJ. Ele escreve e performa sobre si, sobre os seus, sobre o cotidiano de corpos que existem, amam, lutam, sorriem em diáspora. Atualmente vive em São Paulo onde atua como escritor e roteirista, estuda Comunicação e Tecnologias e facilita processos de cocriação remota. É também autor do roteiro do curta Baldes, adaptado para o trabalho do diretor Thiago Rocha, também de Barra Mansa-RJ.
Eternizou seu bairro, Vista Alegre em Barra Mansa em seu primeiro livro de poemoas, o “Fora da Cafua”, que foi premiado e faz parte do acervo de literatura na Universidade de Buenos Aires. Esse primeiro trabalho já apontava para uma linha literária cheia de identidade e reconhecimento. Um material que foi todo escrito no bloco de notas de um celular, por um jovem negro enquanto se movimentava entre sua casa e seu trabalho.
Com “Fora da Cafua”, Sanpêra revela a força da sua identidade e de suas memórias familiares, de suas raízes e da relação com sua cidade e o impacto dessa história na sua escrita.
O mais fascinante, segundo a escritora Jarid Arraes é “a sutileza das mudanças e das misturas. A musicalidade e a oralidade que se posicionam ombro-a-ombro com a construção poética de Gabriel. Escritores como Gabriel estão confortáveis em suas próprias estéticas. Estão seguros de suas referências. Problema seu se você não compreendeu, se o seu repertório é limitado. Há quantos séculos fazemos o movimento contrário?
A juventude negra, LGBT e periférica tem uma estética excelente para ensinar. Gabriel Sanpêra demonstrou possuir elementos. Que eles enriqueçam seu repertório também.”
Jarid Arraes é uma escritora cearense, cordelista e poeta brasileira, autora de quatro livros publicados e 60 títulos em cordel, premiada pela Biblioteca Nacional, APCA e seus livros figuram nas listas de melhores livros de diversos canais de relevância nacional.
Sobre a editora
Oríkì Editora é uma editora independente com foco em publicações e visibilidade da produção literária preta, favelada e demais identidades preteridas do mercado editorial, que preza pela alta qualidade literária e editorial, fora de padrões hegemônicos, cujo objetivo é proporcionar uma experiência única de leitura.
Uma empresa conduzida por pessoas que acreditam que a literatura é uma das formas de expressão mais potentes que existe e cujo nome traz em si a marca desta potência.
Título: A Ossada de um moleque
- Autor: Gabriel Sanpêra
- Editora: Oríkì Editora
- Apresentação de Simone Ricco.
- Gênero: Contos/híbrido
- Formato: 14x21cm
- Páginas: 98
- ISBN: 978-65-88649-01-5
- Já à venda pelo site: Oriki Editora