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E-commerce B2B ou B2C: qual o ideal para você?

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Apostar em um e-commerce B2B ou B2C pode trazer diferenças consideráveis em estratégias de venda, principalmente quando falamos da própria estrutura do site de compras, que deve ser direcionado ao máximo para o cliente específico da empresa.

É importante saber, antes de mais nada, que esses tipos de negócios, B2B e B2C, são conhecidos pelas suas especificações, que praticamente moldam a sua essência, bem como o seu público-alvo.

O principal ponto de diferenciação quando falamos sobre isso é o próprio cliente, que é a parte principal, envolvendo os esforços da empresa de, por exemplo, distribuidora de produtos de limpeza para que tudo possa ser configurado da melhor forma possível.

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Ainda assim, é importante saber as vantagens e desvantagens em cada um desses tipos de empreendimentos de compras online, para que você possa saber de fato onde investir.

No artigo a seguir vamos entender mais sobre essas questões, pontuando cada conceito e significado necessários sobre e-commerce B2B e B2C, pontuando suas divergências e realçando seus destaques que interessam às empresas de consultoria ambiental, além de muitas outras.

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E-commerce B2B e B2C: conceitos e diferenças

Para começarmos o entendimento sobre o que é e-commerce B2B e B2C, é importante começarmos pelo seu significado primário. O B2 é uma forma de falar Business to, que em português tem como tradução ‘mercado para’ ou ‘negócio para’ alguma coisa ou alguém.

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No B2B estamos referenciando um tipo de negócio Business to Business, que significa empresa para empresa, ou seja, um trabalho que tem como foco outro empreendimento.

Para exemplificar essa situação, podemos olhar para um escritório de advocacia condominial, que não trabalha para pessoas físicas, clientes potenciais de qualquer advogado, mas sim para empresas, prestando serviços para um tipo de negócio.

Ao sabermos mais sobre o B2B podemos direcionar o entendimento para o que é B2C, que no caso, mostra-se como o inverso desse tipo de vertente de mercado e caminho de atuação.

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Com o B2C temos então um significado de Business to Consumer, ou em uma tradução, empresa para consumidor. De modo geral, podemos dizer que esse tipo de trabalho é voltado de um negócio para uma pessoa física, para um cliente comum no mercado.

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Um exemplo disso são lojas no shopping, ou pontos de venda de produtos para limpeza de piscina, voltando seu trabalho não para empresas, mas para consumidores comuns, que fazem uso do produto em sua casa, por exemplo.

Logo, assim que entendemos um pouco mais sobre esses significados, podemos entender que os lugares de venda online para cada tipo podem e devem ser totalmente diferenciados, pois são espaços que devem servir o tipo de público da empresa.

Voltando para um viés exemplificativo, podemos dizer que o site online onde sua empresa procura por, por exemplo, fertilizantes orgânicos líquidos que auxiliem em suas produções, serão diferentes daquele espaço de compra onde você escolhe perfumes.

Isso acontece porque sempre que existe um tipo de diferencial ou viés de compra e do próprio cliente, existe um tipo de tomada de decisão pela empresa, pensando sempre em como suprir suas necessidades e trabalhar com suas especificações.

Quanto a isso, podemos entender algumas diferenças:

  • Comunicação geral;
  • Precificação;
  • Volume de vendas;
  • Ciclo de vendas.

Sobre o primeiro ponto, é importante destacar que a comunicação de venda de uma empresa para uma empresa, e desta mesma empresa para um cliente, acontece de forma totalmente distinta, enfatizando sempre alinhamentos para cada tipo de público.

Isso porque o consumidor final é uma pessoa muito mais disposta a comprar rapidamente, para que possa resolver algum desejo ou problema, e por isso está sujeito a uma comunicação muito mais direta, sem muitos caminhos ou delongas desnecessárias.

Já uma empresa, que está procurando, por exemplo, por catraca para academia, está muito mais alinhada em objetivos e pesquisas, e precisa de um tempo para decisão.

Isso faz com que a comunicação de um negócio para outro negócio seja totalmente maleável e demorada, em comparação com um tipo de vivência entre empresa e cliente.

Quando falamos na precificação, podemos entender de fato porque a comunicação e outros fatores são muito mais demorados quando falamos de empresas, e mais rápidos quando trabalhamos em um sentido empresa e cliente: valores podem ser maiores ou menores.

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Quando se trabalha para uma empresa, por exemplo, um outro negócio tende a colocar um custo muito mais alto do que um produto direto para consumidor final.

Afinal, aquela criação vai auxiliar, por exemplo, uma empresa de portaria a atingir seu próprio público e ganhar dinheiro, o que agrega importância e também relevância.

O consumidor final, diferente disso, aceita com mais facilidade uma comunicação ágil, bem como está fazendo uma compra que não demanda muita escolha, e nem ao menos tem um alto valor.

O volume de vendas, bem como o ciclo de vendas, possuem impactos significativos dentro de um e-commerce, pois moldam como é feita toda a preparação de atendimento ao cliente.

É importante trazer o fato de que compras maiores e mais caras, como no caso de empresas para outras empresas, agregam maiores facilidades ou até mesmo atenções sobre o formato do site de vendas, trazendo facilidades específicas para as empresas.

Um bom exemplo disso é quando falamos sobre formas de pagamento, que diferente do caso de um cliente final, concede opções tanto de parcelamento como informações de valores tributários, algo que ocorre quando há uma relação entre pessoas jurídicas.

O ciclo de vendas também é um ponto a ser discutido, já que em uma empresa que vende para uma empresa, a escolha e a decisão são pontos de extensa representatividade.

Já no caso de um cliente final, que está comprando elementos de fixação, por exemplo, tudo é muito mais rápido, o que torna o site de compras um espaço mais voltado à rapidez e agilidade.

Vantagens e desvantagens de cada uma dessas vertentes

Entendendo profundamente quais os conceitos e diferenciações quando falamos de um e-commerce B2B e um B2C, o ideal é que você entenda, ainda, as vantagens e desvantagens de cada um, antes mesmo de começar a investir nestes.

Veja a seguir alguns pontos essenciais de análise:

B2B

Como vimos acima, no mercado B2B todo processo de compra é muito mais demorado, algo que já é posto como uma desvantagem para empresas que tem como foco um ganho rápido, principalmente para cunho de investimento contínuo no funcionamento do negócio.

Além disso, o que também entra com um ponto, não negativo, mas um tanto pouco adorado, é a forma do mercado B2B ser muito específico, o que gera uma maior exigência do cliente.

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É bem possível que durante todo o processo de venda em que você está, exista um atendimento direto com tomadores de decisões de empresas, e essas pessoas certamente estarão muito bem informadas, já que a compra será muito mais cara do que o normal.

Sobre isso, já entramos em uma vantagem, que é justamente a força e o valor que uma compra tem, além do contrato ser algo mais demorado do que uma compra em loja.

B2C

Como principais desvantagens do B2C, já em uma comparação com o B2B, está o ticket médio de venda cada vez menor, já que na outra ocasião podemos ter ganhos mais altos, por um tempo prolongado, o que agrega tranquilidade à empresa.

Outro ponto é o relacionamento menos próximo do cliente, o que pode evocar problemáticas como falta de acompanhamento sobre a compra e fidelização.

Por outro lado, com certeza esse tipo de venda é muito mais ágil, fácil de ser produzida, quando falamos de um site de compra e toda a comunicação dentro nele, até quando citamos o processo de venda, onde o vendedor entra em contato com o cliente.

Junto a isso, temos como principal ponto um mercado muito mais amplo de se trabalhar, agregando inúmeras possibilidades para vários tipos de empresas, que podem ofertar para clientes de todos os gostos, com todos os bolsos, sem especificações.

Por ser uma compra muito mais prática de ser feita, ou seja, sem decisões que necessitam um pensamento mais demorado, é muito mais prático afirmar a compra, obter o produto e fazer com que a economia da empresa continue a girar.

Considerações finais

Ao longo de todo o texto acima pudemos entender um pouco mais sobre os mercados B2B e B2C, sabendo como eles podem incentivar a diferenciação dentro dos sites de vendas, agregando características que vão satisfazer cada um dos tipos de clientes que estes têm.

É importante saber que ao mesmo tempo que ambos negócios possuem benefícios incríveis e essenciais, estes também se posicionam como pontos de desvantagens, o que deve ser bem analisado por cada empresário, antes de começar seu investimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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