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Marketing assertivo: saiba como fazer

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O marketing assertivo é um dos elementos que mais tem se destacado no mercado atual. Isso porque, em um ambiente cada vez mais competitivo, é primordial se destacar da concorrência, então, para isso, é importante atrair a atenção do consumidor.

Por exemplo, empresas de transporte dedicado que ativamente buscam novas oportunidades no mercado e desejam um crescimento maior, precisam conseguir se comunicar melhor com o público que estão tentando alcançar.

Assim, a tecnologia tem sido uma grande aliada das empresas nessa questão, tornando a comunicação como um todo muito mais prática e versátil, permitindo que as empresas ajam com assertividade. Deste modo, a comunicação de hoje é:

  • Segmentada;
  • Otimizada;
  • Objetiva;
  • Estruturada.
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Então, aproveitar estes elementos para o marketing digital permite que você seja muito mais assertivo em suas escolhas, conquistando um espaço de maior qualidade em sua operação de, por exemplo, transportadora em São Paulo.

Entenda mais como se destacar no Marketing Assertivo

O primeiro passo para acertar em suas técnicas de marketing assertivo é conhecer o consumidor que você está lidando. Isso porque o perfil do cliente mudou muito por conta dos avanços tecnológicos, sobretudo por conta das melhorias na internet móvel.

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Até pouco tempo atrás, o consumidor era uma figura reativa. Era muito comum que o cliente recebesse um anúncio ou uma publicidade direta, sem muito conteúdo, e acabasse indo comprar o que estava sendo exposto.

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Entretanto, com o acesso à informação na palma da mão, o cliente de hoje é muito mais focado, e quando ele tem alguma necessidade ou vontade, é muito comum que ele procure em sites de busca por soluções para seu problema.

Os algoritmos deste site fazem uma minuciosa pesquisa em seus bancos de dados, procurando todas as informações relevantes sobre as palavras-chave digitadas pelo usuário, criando uma lista de resultados, do mais ao menos relevante.

Inclusive, existem diversas métricas que são capazes de identificar os melhores sites a apresentar na hora da entrega ao usuário que procura por assuntos variados, por exemplo, manutenção de caminhão.

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Por isso, saber como se posicionar é ideal para que você esteja entre os primeiros resultados, que é onde normalmente o cliente encontra o que precisa. Além disso, as pessoas estão valorizando mais o boca a boca, estratégia que sempre foi funcional.

As indicações de amigos e familiares têm um peso ainda maior no mercado atual, por isso, conquistar a confiança de seu público é muito importante.

Para conseguir encontrar esse público, a segmentação tem um papel essencial. Então, definir seu público-alvo é um importante passo para você conquistar resultados com mais assertividade.

O público-alvo é o grupo de pessoas que têm interesses e gostos em comum e uma propensão maior para consumir seu conteúdo. Essas pessoas são a base da segmentação que você pode fazer para conquistar o espaço correto no mercado de, por exemplo, empresas de saúde ocupacional.

Para conseguir segmentar corretamente, você precisa conhecer a fundo seu público, identificando suas necessidades, desejos e objetivos.

Assim, para realizar esse tipo de ação, o ideal é contar com a ajuda de uma persona. Trata-se de uma figura fictícia criada com base nas informações de seu público-alvo, aliadas a informações coletadas em transações anteriores.

A persona é uma figura muito mais complexa do que o público-alvo, pois ela representa uma figura singular. Através dela, você consegue pensar e testar várias técnicas antes de escolher a mais adequada para conseguir uma conversão melhor.

Como fazer seu marketing de maneira assertiva?

Entender seu público é só o primeiro passo de todas as possibilidades que você pode ter. Quanto mais você conseguir estruturar sua campanha através de um bom planejamento estratégico, mais assertivos serão seus resultados.

Entretanto, vale lembrar que cada empresa, seja de avental cirúrgico descartável ou outro ramo, é única, e nem sempre a linha de ação de outra marca te ajudará. É preciso entender algumas ações básicas de assertividade para conseguir identificar suas possibilidades.

Assim, você conseguirá criar sua própria estratégia, alcançando resultados muito mais impressionantes e satisfatórios. A segmentação, conforme citamos anteriormente, é um passo inicial, mas existe muito mais para se explorar.

Trabalhando com leads

Uma das ferramentas mais importantes do marketing na atualidade são os leads. O processo de fidelização de um cliente no mercado depende de uma série de fatores, e o relacionamento consumidor e marca é um dos principais focos.

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O lead é a figura que tem um contato inicial com sua empresa. Ele passa de um simples visitante conhecendo sua estrutura, para alguém que demonstra interesse em saber mais, a ponto de ceder dados pessoais para que você possa entrar em contato.

Um lead é parte de um processo maior, conhecido como funil de vendas. Essa estratégia mapeia a jornada de compra do cliente, identificando cada uma das etapas que ele participa, do momento da descoberta da empresa de acessórios pet atacado, por exemplo, até a efetivação da compra.

Aqui, é importante fazer um acompanhamento próximo, oferecendo conteúdos informativos de qualidade e sabendo os momentos de aparecer, principalmente na hora de sugerir ofertas ou propostas.

Uma ação na hora errada pode afastar o lead e fazê-lo abandonar a compra, por isso é essencial que você saiba lidar com ele, para conseguir uma taxa correta de conversões de vendas.

Saber utilizar essa ferramenta permite que você consiga entender quais são as ações necessárias para trabalhar o cliente de maneira muito mais assertiva, garantindo assim resultados mais satisfatórios para sua companhia.

Por isso, pensar nos leads e em suas necessidades é fundamental. Quando você se coloca no lugar do consumidor, consegue entender o que a empresa está fazendo de certo ou errado nesse processo, e como você pode melhorar esse tipo de ação.

Assim, você consegue conquistar um espaço mais claro dentro do conceito da sua marca, seja ela uma fábrica de produtos de limpeza ou qualquer outro espaço, como um todo.

Fidelização como uma prioridade

Uma empresa não depende apenas de conquistar novos clientes para se manter em alta. A fidelização é um processo muito importante, uma vez que representa um retorno do consumidor a marca, essencial para manter o relacionamento.

Com esse dado, em primeiro lugar, é possível identificar que a ação foi de sucesso, e compreender os pontos positivos para poder continuar exercendo, bem como momentos de fraqueza ao longo da negociação que podem ser melhorados.

Além disso, ele identifica se a estratégia que a empresa está usando em marketing é assertiva e consegue atingir seu objetivo de maneira direta. Assim, você não terá problemas, mesmo em situações mais complicadas.

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O cliente fidelizado também acaba se tornando um promotor da marca. Ele desejará compartilhar sua experiência positiva com sua rede de contatos de amigos e familiares, gerando uma série de novas interações e oportunidades para sua empresa.

Para conseguir manter o consumidor fidelizado, entretanto, é importante que você adote uma série de estratégias que captem o interesse do cliente, mantendo vivo o relacionamento e se aproximando mais das pessoas.

O vínculo emocional é um grande aliado deste tipo de ação, e deve ser levado em conta sempre que possível.

Trabalhe sua marca

O branding é um elemento essencial do marketing na atualidade. Para ter uma estratégia mais assertiva, é fundamental que você compreenda suas necessidades dentro do marketing e como elas estão ligadas à comunicação com o público.

Você pode ter um excelente produto ou serviço, mas isso não ajuda uma empresa se as pessoas não conseguirem reconhecer quem você é. Por isso, é importante conseguir trabalhar com esse tipo de ação em, por exemplo, uma empresa terceirizada de limpeza.

O branding envolve uma série de ações diretas com sua marca e sua identidade visual. Trata-se de elementos que vão além do básico. Você precisa ter toda uma estrutura planejada, desde logo e tipografia até as cores que serão usadas.

Algumas marcas se tornam tão conhecidas que a união de cores usada por ela, independentemente de existir outro elemento, acaba fazendo o cliente identificar um produto ou serviço mais facilmente.

Entretanto, você deve tomar cuidado com algumas decisões nesse momento. Evite simbologias que pareçam de empresas maiores. Esse tipo de ação acaba fazendo com que a empresa maior engula sua publicidade, e não ajude a espalhar seu conteúdo.

Considerações finais

Trabalhar com assertividade suas estratégias de marketing é um processo muito importante, que pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso de sua empresa. Por isso, você precisa ter atenção nas ações que deverá tomar.

A inovação e a assertividade são processos comuns desse tipo de ação, e você pode criar materiais de qualidade que atraiam muito mais clientes, principalmente se souber como lidar de maneira assertiva com o marketing de sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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