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Como organizar um cronograma de marketing?

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O marketing sempre esteve presente no dia a dia de qualquer empresa que buscasse crescer e se expandir e, ainda mais agora, com o e-commerce em crescimento, um cronograma de marketing é essencial para que o negócio prospere e gere frutos.

Então, o texto de hoje abordará o impacto que um planejamento e um cronograma de marketing causam no seu negócio e no mercado em si, além de dicas de como criar o seu e algumas práticas que devem fazer parte de sua estratégia.

Pois bem, para que qualquer negócio floresça e esteja sempre sendo atrativo e interessante para os seus clientes, é necessário muito planejamento, afinal, dificilmente uma empresa conseguirá se sustentar apenas reagindo às demandas e novidades que o mercado traz.

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Independentemente se é uma empresa de manutenção industrial ou de artesanato, saber como lidar com um meio cada vez mais dinâmico, competitivo e grande, é um desafio até mesmo para as empresas que já estão consolidadas no mercado.

Para isso, o marketing sempre foi uma ferramenta que ajuda a ditar as regras e mostrar para os clientes e concorrentes a que a sua empresa veio e como ela se posiciona para as diversidades que surgem diariamente no ramo de atuação de cada negócio.

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E, por ser tão necessário para a organização, é importante que todas as estratégias de marketing estejam muito bem alinhadas, que tenham um bom planejamento e que tenham um cronograma eficiente e funcional.

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Até mesmo empresas de serviços de portaria precisam saber onde estão pisando e qual é o próximo passo de suas ações. E, baseado em todo esse contexto apresentado, fica uma pergunta no ar: o que é um cronograma de marketing?

Para que essa pergunta e algumas outras sejam respondidas, confira o tópico a seguir.

Como organizar o seu cronograma de marketing

Antes de irmos a fundo sobre formas de organizar o seu próprio conteúdo de marketing, é importante entender o que é um. Sem mais delongas, vamos a ele.

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Um cronograma de marketing é um conjunto de estratégias e práticas que tem como objetivo alavancar as vendas de determinada empresa, independentemente se o que é ofertado está relacionado com serviços de mecanica ou arte artesanal.

O seu forte é a utilização do meio digital para alcançar tais conquistas, o próprio controle de metas é feito através da internet e outros programas, mas pode ser aplicado para utilização do meio físico também.

Em outras palavras, podemos dizer que é uma série de metas e objetivos menores que, juntos, formam um objetivo maior. Porém, devem ser conquistados um a um para que o projeto como um todo tenha sucesso.

Ou seja, até mesmo uma loja de produtos de limpeza, caso decida adotar um cronograma de marketing, precisa saber quais passos está realizando e para onde eles estão sendo direcionados, evitando assim possíveis falhas futuras por falta de planejamento.

Como criar um cronograma de marketing

Agora que já ficou um pouco mais claro o que é um cronograma de marketing, é importante entender como ele funciona e, neste tópico, abordaremos algumas dicas essenciais para que o seu plano de marketing funcione e seja mais eficaz.

Mesmo que esteja pensando em um cronograma de marketing para uma divulgação mais eficiente dos seus serviços de motoboys em São Paulo, alguns critérios devem ser levados em conta sempre que for planejar algo, como:

  • Prazos;
  • Metas e objetivos;
  • Metodologia de trabalho;
  • Desenvolvimento do escopo;
  • Recursos disponíveis para investimento.

Todo e qualquer projeto necessita de um bom desenvolvimento destes três pilares: Escopo, Recursos e Tempo. Quanto melhor desenvolvido e alinhado com as diretrizes do projeto estiverem, maior a possibilidade de sucesso. Vamos às orientações.

01 – Saiba onde quer chegar

Independentemente se são empresas de segurança privada ou de tecnologia industrial, todo negócio deve saber onde está atualmente e onde quer chegar, ou seja, ter uma visão realista do caminho a ser percorrido e da real situação da empresa.

Tal visão auxilia principalmente em entender os reais obstáculos no caminho da organização, tendo concentração no que realmente importa para que o crescimento seja mais natural e orgânico.

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02 – Defina o caminho a ser percorrido

Assim como saber onde está e onde quer chegar é importante, também é necessário definir quais os caminhos percorridos pela sua organização para alcançar a meta, podendo ter mais de uma alternativa possível para se chegar ao objetivo.

Seja uma empresa terceirizada de limpeza ou de artesanato industrial, ter planos alternativos e até mesmo reservas para caso algo dê errado é mais do que válido: é necessário.

03 – Estabelecer prazos e metas

Ter profissionalismo o suficiente para organizar a empresa e entregar as demandas dentro do prazo a seus clientes internos e externos deve ser prioridade para que o negócio aumente a sua relevância no mercado e seja mais eficiente com o que é entregue.

Embora o objetivo seja algo mais grandioso a ser alcançado, estabelecer pequenas metas é necessário para verificar se tudo está se encaminhando conforme o planejado e se, através dessas checagens, o prazo não será comprometido.

Estratégias mais utilizadas em cronogramas

Até mesmo uma empresa de gerenciamento de resíduos tem muito a perder caso não compreenda a tempo como utilizar as melhores estratégias para que o seu cronograma de marketing seja mais efetivo e funcional.

Sendo assim, este tópico abordará algumas dessas práticas que podem ser a diferença entre um cronograma que funcione e um que não, podendo comprometer inclusive a qualidade do trabalho da empresa. Confira agora.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias melhor utilizadas nos dias de hoje e uma das que mais funcionam, principalmente por ser um tipo de prática que visa o cliente vir até você e não a sua empresa ir até o cliente, conhecido como marketing tradicional.

Ele tem como objetivo criar conteúdo de qualidade e com bastante relevância para aumentar a sua autoridade e relevância na internet, fazendo com que mais pessoas conheçam o seu negócio e se interessem pelo que você produz.

Sendo assim, o tráfego de pessoas pelo site aumenta, além de um maior número de seguidores e uma maior probabilidade de marketing espontâneo, que é quando o próprio seguidor, lead ou cliente faz marketing do seu trabalho, ou seja, de graça.

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Utilização efetiva do SEO

O SEO é uma abreviação do termo Search Engine Optimization que, em uma tradução literal, seria algo como Otimização dos Mecanismos de Busca. De forma geral, ele é utilizado para melhorar seu ranqueamento frente aos mecanismos de pesquisa.

A ideia é fazer com que os algoritmos do Google entendam que o seu site, página ou blog possui conteúdo interessante e que é benéfico para as pessoas que procuram algum assunto que tem relação com ele, indicando para todos que buscam sobre.

O ranqueamento serve principalmente para aproximar os sites da primeira página e aumentar a chance de pessoas o visitarem e, consequentemente, comprar os seus produtos e adquirir os seus serviços.

Imagine quantas vezes alguém deixou de comprar ou conhecer um site apenas por não estar até no máximo na segunda página, portanto, essa tem sido uma das prioridades de diversas empresas.

Marketing de Influência

Também muito utilizado nos dias de hoje, porém tem sido utilizado ao longo dos anos principalmente com astros de televisão e cinema, que eram as mídias que mais chamavam a atenção antes da internet.

Essa estratégia consiste em um contrato entre marcas e influenciadores, fazendo uma espécie de parceria, buscando sempre atrair novos clientes e, muitas das vezes, o público que o influenciador tem.

Considere nem sempre utilizar um grande influenciador, mas sim alguém que seja realmente relevante para o nicho do produto ou serviço que você está ofertando. 

Dessa forma, além de atrair pessoas que têm relação com o assunto, você passa mais credibilidade por ser uma influenciadora que está trabalhando e atuando no meio.

Considerações finais

Hoje, entendemos um pouco melhor sobre o que é um cronograma de marketing, como ele impacta na rotina da sua empresa, algumas formas e orientações de como aplicá-lo, além de estratégias muito utilizadas por empresas que utilizam do cronograma.

Utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto e adapte a realidade de sua empresa, desde a fase de planejamento até mesmo ao modo como direciona as decisões para se atingir o objetivo.

O importante é não perder essa oportunidade de crescer e ser mais relevante no meio, principalmente pela forma assertiva que conduz o negócio. O que resta agora é começar a planejar como introduzir tal abordagem dentro da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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