Empreendedorismo, Negócios e Economia

Indústria 4.0: entenda mais sobre esse conceito e suas aplicações

Ads 02

Muitas pessoas podem ainda não saber, mas a indústria 4.0 ou quarta revolução industrial, como também é conhecida, faz uso de diferentes tecnologias, como robótica, internet das coisas e inteligência artificial.

Deste modo, elas estão trazendo mudanças em larga escala para a automação e troca de dados, bem como para as etapas de produção, fazendo uso de recursos tecnológicos como computadores e máquinas.

Tudo isso garante mais inovação, eficiência e customização para as empresas que estão aderindo às práticas da indústria 4.0.

Ads 03

Dessa forma, conseguem melhorar consideravelmente sua produtividade, melhorar o uso de recursos na produção em escala, além de integrarem o Brasil ao bloco de países que já evoluíram muito nesse sentido.

Mais do que impactar de maneira positiva a produção, a adoção de recursos tecnológicos transforma a gestão empresarial no que diz respeito às estratégias para a implementação de recursos tecnológicos.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Com o passar do tempo, as ferramentas e softwares usados pela indústria 4.0 será uma necessidade imposta às organizações, e quem não se adequar agora, terá de adotar essa mudança às pressas em um futuro próximo.

Ads 04

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de indústria 4.0, seus benefícios e quais são as principais tecnologias. Confira!

O que é indústria 4.0?

A indústria 4.0 diz respeito à automação industrial e à integração de diferentes recursos tecnológicos, como:

  • Computação em nuvem;
  • Internet das coisas;
  • Robótica;
  • Inteligência artificial.

Tudo isso tem o objetivo de promover a digitalização das atividades industriais, de modo a promover seus processos e aumentar a produtividade.

Ads 05

Portanto, quando nos referimos à quarta revolução industrial, estamos falando de mudanças que impactam diretamente as indústrias e a maneira como elas trabalham.

Sendo que tudo isso traz benefícios para, por exemplo, um fabricante de mangueiras e conexões hidraulicas e muitas outras companhias, como veremos no próximo tópico. Continue a leitura para saber mais.

Veja quais são os benefícios da indústria 4.0

As organizações têm acesso a muitos benefícios com a indústria 4.0, como redução de erros, aumento da segurança das atividades, redução de custos e otimização de processos.

Saiba mais >>   Tudo o que você precisa saber sobre o Insulfilm

Por meio de ferramentas tecnológicas, é possível aumentar em 22% a capacidade produtiva das pequenas e médias empresas, em diversos segmentos, como bebidas, alimentos, vestuários, moveleiro, dentre outros.

Apesar de muitos acreditarem que se trata de mudanças que precisam de ferramentas complexas e caras, acessíveis apenas a organizações de grande porte, a verdade é que negócios de todos os tamanhos podem ter acesso aos recursos.

Por meio de ferramentas de baixo custo, como o sensoriamento, internet das coisas e computação em nuvem, é possível melhorar e modernizar todo o processo de produção de uma fábrica de tubos de aço, por exemplo.

Ademais, o ganho de produtividade está atrelado ao quanto a companhia é capaz de aprender com seu processo produtivo, transformando esse aprendizado em ações concretas.

E dentre as organizações que mais se beneficiam com essas mudanças estão aquelas consideradas microempresas. Além disso, elas têm acesso à maior transparência nos dados, o que torna a modernização ainda mais segura.

Agora que você já sabe quais são os benefícios da indústria 4.0, no próximo tópico, vamos mostrar quais são as tecnologias mais usadas. Continue com a gente.

Principais tecnologias usadas pela indústria 4.0

Para que as máquinas sejam integradas no decorrer das operações industriais, são incorporadas aos equipamentos tecnologias como robótica avançada, internet das coisas, sistemas de comunicação máquina-máquina, atuadores e sensores.

Dessa forma, é possível permitir a geração de informações e conexões de várias etapas, o que possibilita que as organizações possam desenvolver novos produtos, idealizar projetos, focar no pós-venda, dentre outras necessidades.

Mas tudo isso só é possível porque são usadas diferentes tecnologias, e dentre as mais requisitadas estão:

Big Data

Por meio do big data, a organização consegue atuar com dados em maior variedade e complexidade. Estes chegam em quantidades cada vez maiores, o que ajuda a resolver os problemas dos negócios.

São conjuntos de dados volumosos que um software comum não é capaz de processar ou gerenciar. Com o big data, as organizações utilizam técnicas de estatísticas e aprendizagem.

Dessa forma, é possível extrair informações relevantes para o negócio, além de ser possível para um fabricante de tanques industriais saber quais são as inferências e tendências.

Saiba mais >>   O incrível case de sucesso do motorista de app que virou milionário de 29 anos apostando no MERCADO DIGITAL

Computação em nuvem

Trata-se da distribuição de serviços de computação, tais como servidores, banco de dados, inteligência, análises, software, redes, dentre outros, pela internet, usando memória.

Também se utiliza capacidade de armazenamento e cálculo computacional, além de servidores hospedados em datacenters, o que garante recursos flexíveis e economia em escala.

Por meio da computação em nuvem, as organizações podem acessar recursos computacionais em maior volume, por meio de diferentes dispositivos remotos.

Com isso, a empresa elimina a necessidade de gastar com equipamentos e equipes de suporte, podendo, assim, trabalhar melhor suas principais atividades.

Inteligência Artificial

Outro recurso tecnológico para indústria 4.0 que uma empresa de, por exemplo, manutenção de equipamentos industriais pode usar é a inteligência artificial (IA).

Trata-se da aplicação de análise avançada e de técnicas avançadas que se baseiam em lógica. Com isso, as máquinas conseguem aprender, interpretar eventos, analisar tendências e comportamentos, além da automação de ações.

Cibersegurança

A cibersegurança é um conjunto de infraestrutura de hardware e software que protege os ativos de informação.

Faz isso por meio do tratamento de ameaças que representem riscos às informações processadas, armazenadas e transportadas pelo sistema de informação utilizado pela organização.

Robótica avançada

Esses dispositivos agem, em sua maioria, de maneira autônoma. Também são capazes de interagir com as pessoas e com o ambiente ao qual estão inseridos. Com isso, se adéquam a uma necessidade, modificando o seu comportamento por meio do uso de sensores.

Integração de sistemas

Aqui temos a união de diferentes sistemas de computação e aplicações de softwares de maneira funcional ou física. É assim que tudo passa a atuar de maneira coordenada, ajudando na troca de informações entre diferentes sistemas.

Com isso, um fabricante de motores elétricos industriais terá um olhar mais abrangente sobre o negócio. Lembre-se, informações em tempo real influenciam as tomadas de decisão de maneira mais rápida.

Ademais, decisões estratégicas em relação à companhia são facilmente gerenciadas, o que traz benefícios para a planta de produção.

Apenas a instalação de pacotes ERP não se enquadram à integração de sistemas, mas funciona quando integrada aos sistemas de controle de produção industrial.

Saiba mais >>   Após receber aporte de R$210 milhões, idwall investe na ampliação da equipe e abre 64 vagas com benefícios diferenciados

Digitalização

A digitalização é o uso de tecnologias que transformam os processos de produção, desenvolvimento de modelos de negócios e produtos, com o intuito de melhorar a eficiência nos processos.

Sendo assim, quando falamos de transformação digital para empresas de automação industrial, por exemplo, estamos falando de projeto e implementação de plano de digitalização, tratamento de dados, aquisição de dados e sensoriamento.

Manufatura aditiva

Essa tecnologia se refere à fabricação de peças por meio de um desenho digital. Este é feito com o uso de um software de modelagem tridimensional.

Ele sobrepõe finas camadas de material, uma por uma, usando como recurso uma impressora 3D. Além disso, podem ser usados outros tipos de material, como plástico, ligas metálicas, areia e metal.

Manufatura digital

Este, por sua vez, é quando uma empresa de instalação de pabx utiliza um sistema integrado, baseado em computador, que exerce diferentes funções.

Dentre elas está a simulação, visualização 3D, análises e ferramentas de colaboração que criam definições de processos de produto e manufatura de modo simultâneo.

Internet das coisas

A internet das coisas (IoT) é um recurso tecnológico muito fácil de compreender. Trata-se da interconexão entre diferentes objetos por meio de uma infraestrutura, composta por sensores ou atuadores e um software.

Essa infraestrutura habilitadora tem capacidade de computação organizada e distribuída em redes. Com isso, conseguem se comunicar e interagir.

Além disso, todos esses recursos podem ser monitorados remotamente, bem como controlados, o que traz ótimos resultados e ganho de eficiência. Com isso, a companhia tem sua produtividade e competitividade aumentadas, o que ajuda a melhorar os lucros.

Conclusão

Muito se fala em indústria 4.0 para empresas dos mais variados segmentos industriais, como uma de manutenção elétrica industrial, mas alguns empreendedores e gestores ainda não têm ideia do quanto essa modernização é acessível.

Ela é acessível porque é necessária, visto que a tendência é um futuro cada vez mais tecnológico dentro das organizações.

Você não precisa adotar todos os recursos que mostramos aqui, apenas aquele que serve às necessidades da sua empresa, sempre com o pensamento no crescimento dela.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre a automação industrial, quais são seus benefícios e as tecnologias usadas. Agora, está pronto para implementar os recursos ideais para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]