Games e Tecnologia

Saiba A Inovação Das Impressoras 3d No Mundo Tecnológico

A produção de ferramentas e objetos para facilitar as atividades do cotidiano existe desde a Pré-História. Essas ferramentas funcionaram como um “pontapé” para o início do desenvolvimento da sociedade humana, permitindo, através de técnicas de fundição e fusão de materiais distintos, a produção de martelos, machados, lanças, etc. As técnicas mudaram e a necessidade da produção, utilização de ferramentas e objetos de maior complexidade também. Enquanto no passado os objetos eram produzidos com o intuito de garantir a sobrevivência, atualmente têm-se a necessidade do aprimoramento do que já existe, com maior rapidez e qualidade, para assim garantir o desenvolvimento da espécie humana.  

Ads 02

Nesse caso, a produção passou de habilidades manuais e técnicas primitivas para o início da produção através de máquinas altamente tecnológicas, aumentando cada vez mais a complexidade e a eficiência das peças produzidas. O maior exemplo a ser citado desse avanço nos dias de hoje são as impressoras 3D, que vão desde as populares máquinas de derreter plástico que muitos possuem em suas residências até máquinas industriais com lasers super potentes capazes de fundir diversos materiais e permitir a criação de peças metálicas altamente complexas num período de tempo consideravelmente menor do que se fossem feitos através dos métodos tradicionais. 

A impressão 3D permitiu mudanças que podem ser observadas no que produzimos e no modo de produzir. Tais alterações vão desde artigos para aplicações do cotidiano, como tarefas de casa ou do trabalho, até a produção de motores, artigos para medicina e até mesmo foguetes! Vamos apresentar as mudanças tecnológicas com ajuda da impressão 3D em três partes: Ciência, Indústria e o popular DIY (Faça Você Mesmo).. 

Saiba mais >>   Cidade inteligente brasileira é tema de documentário da BBC Storyworks

 A IMPRESSÃO 3D E A CIÊNCIA 

Ads 03

 A ciência, principalmente na medicina, está em constante transformação e mudanças através de descobertas e estudos periódicos realizados por pesquisadores, e não tem sido diferente com os avanços tecnológicos associados à utilização da impressão 3D. As inovações mais notadas são a impressão de próteses e implantes para pessoas amputadas e a utilização em consultórios odontológicos, entretanto, a utilização da tecnologia tem sido estudada na produção futura de ossos e órgãos necessários ao corpo humano, como uma alternativa para os tratamentos atuais, garantindo maior eficácia e adaptação, considerando que a impressão 3D permite modelar de acordo com as medidas do usuário.  

Contudo, a impressão 3D não se resume à produção de órgãos para a substituição, sendo possível produzir o modelo tridimensional para identificação de tumores e outras doenças que podem não ser bem compreendidas pelo modelo de exames bidimensionais, permitindo melhor análise do caso para possibilitar uma intervenção mais eficaz. Além disso, os estudos avançam com a chance de uso na impressão de vasos sanguíneos para substituir a vasculatura comprometida, bem como a impressão de cartilagem, pele, orelhas, nariz e a recente descoberta da tecnologia bioink para deposição de células-troncos em ferimentos, queimaduras, etc, possibilitando a aceleração da cicatrização.  

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Mesmo com muitos estudos em andamento, é possível perceber que a impressão 3d na ciência possibilita (e possibilitará) a melhor intervenção em diversos casos, além da personalização de elementos necessários para o tratamento de acordo com parâmetros individuais, produzindo também cópias reais de partes do corpo humano e até tornando mais eficaz o diagnóstico e tratamento de lesões, fraturas e doenças, com chances aumentadas de sucesso na intervenção. 

Saiba mais >>   Aplicação de oxigênio na indústria de cimento representa ganhos financeiros e ambientais
Ads 04

 A IMPRESSÃO 3D NO RAMO INDUSTRIAL 

 Como citado acima, diversas indústrias vêm adotando as impressoras 3D como fonte de peças para seus produtos e isso tem gerado economias significativas. Um exemplo a ser citado é a Boeing que, somente no ano de 2017, conseguiu economizar quase 3 milhões de dólares adotando a impressão 3D no processo de produção de peças complexas para seus novos aviões, como o Boeing 787 Dreamliner e também produzindo peças de reposição para aeronaves mais antigas, como o Boeing 777. 

Outras empresas que valem a pena serem mencionadas são a Rocket Lab e a SpaceX: ambas inovam cada vez mais no setor aeroespacial e, hoje em dia, são capazes de produzir diversas partes para seus foguetes, como o Electron, da Rocket Lab, que tem sua fuselagem completamente fabricada por impressoras 3D e, do lado da SpaceX, os motores Merlin (que equipam os foguetes Falcon 9) e os motores Raptor (que equiparão a Starship/Super Heavy) possuem  partes como o cone de escape e diversas válvulas produzidos através da impressão 3D.  

Ads 05

Essas empresas conseguiram mudanças significativas na precisão e na confiabilidade de tais peças, o que permite, no caso da SpaceX, até mesmo a reutilização de um mesmo booster (primeiro estágio do foguete) por mais de 10 voos. Impressionante, não? 

 AS IMPRESSORAS 3D E A CULTURA FAÇA VOCÊ MESMO (DIY) 

Saiba mais >>   Saiba como a automação de marketing pode melhorar a interação com o cliente?

 Foram abordadas acima algumas grandes e tecnológicas aplicações da impressão 3D, mas você sabia que é possível produzir diversos itens que facilitam o dia a dia, tendo uma irmã menor das impressoras 3D industriais? 

Sim, existem impressoras 3D de uso pessoal, que trabalham com alguns tipos de plástico ou resina e são muito úteis na fabricação de artigos de decoração, moldes, protótipos funcionais, maquetes e até mesmo outras impressoras 3D, podendo ser uma fonte de renda para aqueles que dominam a tecnologia. 

Essa versatilidade fez com que comunidades fossem criadas para compartilhar o conhecimento e trazer autonomia àqueles que possuem tais máquinas na produção de suas próprias peças, com o intuito de resolver problemas casuais e contribuir com a disseminação e expansão da tecnologia de impressão 3D, tornando-a acessível e útil a todos. 

CONCLUSÃO 

Ao final desse texto, espera-se que você, leitor, tenha aprendido mais sobre os multiversos da impressão 3D e as infinitas possibilidades que uma impressora 3D traz a todos que têm contato com a tecnologia. Essa área está em expansão acelerada e a tendência é que, no futuro, se torne uma profissão cobiçada por diversos setores da indústria, o que criará uma nova demanda de profissionais e quem sabe um deles pode ser você! 

 Adquira conhecimento, se capacite e desfrute das possibilidades que esse ramo da indústria 4.0 trará num futuro muito próximo! 

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]