Personas de um negócio: dicas para definir
Neste conteúdo você vai saber sobre
Com o avanço da tecnologia e da internet, as empresas tiveram que se adaptar ao meio digital e realizar investimentos para se tornarem cada vez mais atrativas no mercado e, com isso, o conceito de personas de um negócio surgiu.
Então, o texto de hoje abordará o que é uma persona, como você pode utilizá-la de forma eficiente, quais são os tipos de personas existentes e algumas dicas e orientações de como você pode defini-las.
Muitos são os negócios que ficam em imensa desvantagem por não saberem a forma exata de investir em suas campanhas de marketing ou simplesmente por não entenderem o conceito de persona e como ele pode ser benéfico para a empresa.
Até mesmo uma empresa de advocacia deve ter uma ideia ou dominar o conceito para aplicá-lo no seu dia a dia e, com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico, a empresa que não se adapta corre o risco de perder a relevância.
Afinal, é o cliente que move o mercado e, todos os negócios devem estar dispostos a entender e compreender as suas vontades, fazendo com que eles continuem interessados, tanto na sua empresa quanto nos serviços e produtos ofertados.
Porém, essa tarefa pode não ser tão simples, ainda mais quando vemos o tanto de coisa que o mercado oferece e como as pessoas perdem o interesse tão rápido nos itens e serviços, independentemente se é uma empresa de tecnologia ou empresa de portaria.
Sendo assim, confira no tópico a seguir o que é persona, quais são os tipos e como você pode defini-las melhor. Confira!
O que é uma persona e quais os tipos?
Primeiramente, e para compreensão do restante do texto, é necessário entender o conceito de persona e como ela se aplica nas empresas nos dias de hoje.
De forma simples e objetiva, a persona é a representação do seu público-alvo em uma pessoa, ou seja, é como se todas as características que você enxerga em um cliente ideal fossem representadas em um ser humano.
Por exemplo, uma empresa de calibração pode prezar por características diferentes em um cliente do que uma empresa de serviços logísticos, portanto, uma persona tem um perfil diferente dependendo do objetivo e foco da empresa, inclusive, podendo ter mais de uma.
Diferentemente de definir o seu público-alvo, a persona cria um perfil muito mais humano e personalizado. Peguemos por exemplo uma empresa de tecnologia:
O seu público-alvo está na faixa dos 18 aos 40 anos, ambos os sexos, renda média de R$2.000,00, residentes do estado de São Paulo, Zona Norte, que possuam casa própria e não tenham filhos.
Como persona, podemos ter Maria, estudante de Tecnologia da Informação, trabalha como programadora, gosta de jogar e assistir séries em seu tempo livre, tem o sonho de abrir a própria empresa de tecnologia um dia, mora com os pais na zona sul de São Paulo.
Então, independentemente se é uma empresa de consultoria ambiental ou de produtos cosméticos, é possível ser muito mais exato na hora de fornecer seus produtos porque sua empresa conhece o cliente, portanto, sabe dos seus gostos e vontades.
Alguns elementos abaixo destacam a importância de uma persona para o seu negócio, como:
- Determinar o conteúdo que atingirá os leads;
- Definir a linguagem do conteúdo apresentado;
- Saber para onde levar as campanhas de marketing;
- Entender as vontades e projetar resultados.
Sendo assim, podemos categorizar as personas para o seu negócio em algumas categorias que se aplicam a grande maioria das empresas, desde uma vendedora de produtos cosméticos até uma empresa de coleta de resíduos.
Buyer Persona
Esse é o perfil que define o que estamos falando até o momento. A buyer persona representa o seu cliente ideal, com demandas, vontades, poder aquisitivo, localização, desafios e objetivos que sua empresa considera as melhores para o negócio.
Mesmo que o objetivo com esse tipo de persona seja entender melhor o seu cliente, isso já facilita muito para planejar e prever qual o seu tipo de comportamento para as suas campanhas e ações de marketing.
Proto Persona
Podendo ser usado por uma empresa de design ou fábrica de acrílico, a proto persona é mais abrangente do que a persona inicial, bem como gera uma expectativa de uma persona criada pela empresa.
Normalmente são realizadas durante momentos de brainstorming e servem como um direcionamento para outras personas. Em poucas palavras, é um direcionamento inicial para criação de perfis mais robustos e complexos.
Audience Persona
Uma empresa trabalha com vários tipos de público, o ideal é que tenha um perfil de persona diferente para cada um deles, para que dessa forma, ela saiba como agir conforme as ações dos seus clientes e leads.
Peguemos por exemplo uma loja de produtos de limpeza. O público que compra os produtos não necessariamente é o mesmo que gera engajamento, por exemplo, pelas redes sociais e outras plataformas de comunicação.
Então, o audience persona é um perfil que lida com as pessoas que lêem suas publicações, compartilham o conteúdo e geram o engajamento, enquanto outros perfis lidam com outros aspectos dos leads e clientes.
Como definir a persona do negócio
Tão importante quanto saber a importância de uma persona, é saber como criá-la e defini-la de forma efetiva e funcional. Para isso, separamos algumas dicas importantes que você pode utilizar em sua assessoria de contabilidade ou outro negócio.
01 – Faça entrevistas inteligentes
Com inteligentes queremos dizer planejadas, ou seja, saiba quais perguntas fazer para que a sua entrevista seja o mais efetiva possível e não cause cansaço aos entrevistados. Dessa forma, você conseguirá coletar muitos dados preciosos.
Para isso, é bom separar as perguntas em categorias como demográficas, pessoal, profissional, consumo de conteúdo, hábitos de compra e a relação da pessoa com a sua empresa. Cada uma traz um aspecto diferente do perfil do cliente.
Embora as de âmbito demográfico e profissional sejam mais fáceis de serem realizadas, prenda-se principalmente as que influenciam nas vontades, gostos e desejos do consumidor, mexendo diretamente com os seus hábitos de compra.
Caso opte por fazer entrevistas mais abertas, deixe os temas bastante livres para que consiga analisar os dados posteriormente e entender melhor o perfil do seu cliente.
Tenha tato e sensibilidade de criar um roteiro de perguntas ideal e conduza a entrevista para o menos tediosa possível. Após uma certa quantidade de perguntas respondidas, qualquer pessoa começa a se cansar, portanto, atente-se a isso.
02 – Realiza sua análise de forma eficiente
Ao começar a analisar os dados obtidos através das entrevistas, procure por padrões nas respostas dos entrevistados, em busca de entender quais a linha de raciocínio e os pensamentos, gostos e vontades deles.
Caso perceba que a maioria dos entrevistados responde, por exemplo, que possuem o ensino superior completo, este é o caminho para o perfil de sua persona. Se percebe que todos utilizam o Facebook para interagir com a página, mais um traço do perfil foi descoberto.
É um trabalho árduo e que exige bastante sensibilidade e paciência, mas que ajuda a ter maior exatidão na seleção e, consequentemente, a se alcançar os objetivos do negócio.
03 – Comece a estruturar a persona
Essa etapa tem como objetivo você organizar todas as informações obtidas e dar um nome a esse perfil, ou seja, tentar humanizar o máximo possível e, de fato, criar uma persona com um rosto, características e comportamentos.
A ideia é criar um ser humano real que interagirá com a sua marca, comprará seus produtos e entenderá o real objetivo do seu negócio. Busque maneiras de descrever esse ser humano, o que ela procura e como tudo interage entre si.
Uma dica de como entender melhor a sua própria persona, é imaginar e escrever uma história de como é a semana e a rotina daquele perfil, te ajudando a entender melhor como aquele ser humano é, e se comporta.
Considerações Finais
O texto de hoje abordou o conceito de persona e como é importante para a sua empresa criar perfis mais personalizados e humanizados para abordar mais pessoas, bem como se tornar mais atrativa para seus clientes, ajudando a entendê-los melhor e projetar novas ideias.
Claro que todas as informações disponibilizadas ao longo desse texto são de extrema importância, mas cada empresa funciona de maneira diferente, tem visões, valores e objetivos diferentes. Por isso, adapte tudo a realidade do seu negócio.
Por fim, o importante é começar a planejar como criará a sua persona e quais meios serão utilizados para aplicá-la em seu dia a dia. Pense nas metas que quer atingir com a sua empresa e, junto da persona, trace um caminho sobre o público que atingirá.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.