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Whatsapp corporativo: saiba por que sua empresa deve ter

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A comunicação por mensagens instantâneas foi um desdobramento natural da chegada dos celulares modernos, configuração presente em aparelhos portáteis anteriores à internet. Assim, o Whatsapp corporativo é a versão mais atual deste modo de troca de recados. 

Marcado pela simplicidade de sua interface, o Whatsapp surgiu como uma alternativa gratuita ao SMS ou Serviço de Mensagens Curtas, o pacote de mensagens instantâneas cedido pelas operadoras de telefonia a partir do pagamento de uma taxa mensal. 

Destoando das redes sociais e de serviços similares predecessores, o Whatsapp reduz o tempo utilizado com a criação do cadastro, solicitando o número de telefone e a inscrição de um nome. Não há a necessidade de senhas e os contatos são anexados automaticamente. 

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O aplicativo é disponibilizado nas principais plataformas, sendo que o seu serviço é completamente isento de tarifas, exigindo apenas uma conexão à internet. 

Opções em sua interface como o carregamento de fotos e frases no perfil, sinalização de mensagens lidas, criação de grupos com limite maior que 200 contatos, chamadas de vídeo e a publicação de stories solidifica a plataforma entre as mais utilizadas no país. 

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Diante deste cenário, as empresas se questionam qual é a melhor maneira de se aproximarem de seu público-alvo. A aderência de pequenos negócios à plataforma instigou a criação do Whatsapp Corporativo, uma ferramenta anexa ao Whatsapp tradicional. 

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O Whatsapp Corporativo está presente nas mesmas lojas que permitem o download de sua plataforma matriz, diferenciando-se por funcionalidades específicas para empresas, incorporadas no serviço de grandes companhias como bancos e redes varejistas.

Por se tratar de uma ferramenta mais íntima de comunicação, por onde indivíduos conversam com familiares, amigos próximos e parceiros românticos, a abordagem ao cliente deve ser adaptada ao perfil da plataforma. 

No entanto, o serviço visa facilitar o contato entre clientes e empresa, reduzindo tempo de espera em ligações ou atendimentos presenciais. O Whatsapp cumpre com seu objetivo de simplificar processos, trabalhando como uma empresa terceirizada recepcionista

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Essa otimização é possível através dos dispositivos instalados no Whatsapp Corporativo, cedendo livremente uma estrutura de automação no atendimento antes disponível apenas para grandes empreendimentos em produtos caros. 

Exclusividades do Whatsapp corporativo

Lançado sob o termo Whatsapp Business, a diferença de sua versão é compreendida em seu logotipo, representado por um “B” central em seu ícone verde. O cadastro na plataforma é similar à sua matriz, exceto pela inscrição de informações adicionais. 

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Estas informações se referem ao endereço físico da empresa, horário de funcionamento, catálogo de produtos e preços, e-mail e website. Seu preenchimento, apesar de opcional, é altamente recomendado como forma de assertar a credibilidade do contato.  

A lista de mensagens pode ser agrupada em etiquetas definidas pelo usuário de acordo com suas preferências. Uma empresa de isolamento acústico pode separar contatos entre vendas realizadas, serviços em andamento e novos clientes, por exemplo. 

O perfil comercial no Whatsapp Business também permite o acréscimo de um selo verificado para os números de telefone configurados na plataforma. O selo, além de comprovar a veracidade das informações, confere autoridade ao contato da empresa. 

A alternativa que permite o preenchimento e exibição de um catálogo de produtos facilita a vida do cliente que pode consultar valores e especificações sobre o que deseja consumir. A fácil consulta de dados está entre as principais qualidades que fidelizam consumidores. 

A recente configuração que viabiliza pagamentos pelo aplicativo torna essa funcionalidade ainda mais útil, contribuindo com transações mais rápidas e cômodas para os compradores, que executam a compra no mesmo espaço em que sanam dúvidas. 

A presença de catálogos de preços simplifica o acesso à informação, cortando etapas que tornam o atendimento mais lento e burocrático, como a consulta manual pelo valor de um piso vinílico em promoção específico.

O uso do Whatsapp Business tem como consequência a redução de gastos com atendimento, automatizando o processo através do ingresso no sistema de respostas e atendimento por inteligência artificial do aplicativo. 

API do Whatsapp Corporativo

API, sigla para Application Programing Service ou Interface de programação de aplicações em tradução livre, é tida como um sistema que permite a programação de mensagens automáticas através de codificação. 

A estrutura funciona como uma rede de comunicação entre servidores, composta por solicitações e respostas. Para empresas, significa a automação completa do processo de atendimento em ambiente online. 

O Whatsapp Business oferece uma estrutura de API que conecta o banco de dados de uma empresa, ligado às métricas de relacionamento com o cliente e os servidores do Whatsapp, formando um esquema de mensagens que realizam os procedimentos mais comuns. 

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A partir desta ferramenta, o empreendedor pode acompanhar com precisão cada detalhe do atendimento ao público, identificando quais são as dúvidas e reclamações mais recorrentes, além dos serviços mais solicitados. 

A funcionalidade é indicada para médias e grandes empresas que atraem um alto número de consumidores e precisam de soluções para acelerar o processo. Nestes casos, a dependência exclusiva do atendimento humano pode prejudicar o monitoramento. 

Isto porque o processo de armazenamento de dados depende de interferência manual, criando um intervalo entre o atendimento e o relatório. O atendimento automático através de bots une as duas funções em uma só. 

Uma empresa de automação residencial pode demonstrar a funcionalidade de sua iniciativa através da apresentação de um atendimento eficiente com a configuração correta de um chatbot, ou seja, um programa que simula uma interação humana. 

A estrutura disponibiliza a configuração de alertas de desconto para fidelizados, segmentação de clientes com base na integração entre a rede e o sistema de funil de vendas da companhia, calibração de taxas de conversão e tempo de entrega. 

Os múltiplos atendentes criados por inteligência artificial aceleram processos e reduzem despesas operacionais e tributárias ao mínimo. Sistemas automáticos de entrega de produtos de limpeza para condomínios também podem ser definidos com a ferramenta.

Soluções para pequenas e médias empresas

O Whatsapp Business oferece por si soluções a serem aproveitadas por pequenas e médias empresas. Ainda que o empreendedor escolha pelo atendimento humano no aplicativo, alguns algoritmos inseridos na plataforma oferecem vantagens como: 

  • Estatísticas de mensagem; 
  • Mensagens de boas-vindas e lista de espera; 
  • Rastreio de entregas;
  • Facilitador de pesquisas de satisfação.

Fornecendo razões suficientes para a migração de pessoas jurídicas para a plataforma, em especial, empreendimentos que já utilizavam o servidor de mensagens em suas atividades. O Whatsapp corporativo é um passo em prol da aproximação entre cliente e empresa. 

A presença de empresas de limpeza e conservação no Whatsapp é símbolo de diversos benefícios que garantem a comodidade do consumidor, mas é vital moderação no método de prospecção de clientes. Uma mensagem equivocada pode se transformar em spam. 

Spam, termo usado para mensagens repetitivas, incômodas e invasivas, está diretamente associado a um modelo de marketing agressivo, alvo de aversão por parte do público. O modelo de mensagem está também relacionado com conteúdo malicioso, como malwares. 

O empreendedor que deseja trabalhar na plataforma deve evitar abordagens invasivas, desenvolver mensagens claras e informações acessíveis, investindo em outros métodos de marketing de atração para adquirir clientes. 

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O Whatsapp Business é uma ferramenta recomendável para segunda fase de contato, onde o cliente já conhece a empresa e deseja buscar maiores dados sobre ela. 

Entenda mais sobre cada ponto listado anteriormente:

Estatísticas de mensagem

As estatísticas de mensagem estão presentes nas configurações do Whatsapp corporativo para consulta a qualquer momento. A interface exibe o número total de mensagens enviadas, recebidas e lidas. São dados importantes para avaliações de desempenho. 

A contagem de mensagens é incluída em estudos sobre vendas, atendimento, logística e métricas da publicidade que fazem parte do planejamento estratégico em diversas áreas, desde serviços de alimentação até limpeza de fachada.

Boas-vindas e listas de espera

O Whatsapp corporativo concede uma seção para determinar mensagens automáticas de boas vindas por parte do usuário do aplicativo. Esta mensagem pode conter o nome da empresa, informações básicas e um menu de opções para atendimento. 

Horários de intervalo ou situações em que se formam listas de espera, a plataforma oferece o ajuste de notificações com dados, como o tempo que será despendido até a disponibilidade de um atendente. 

Rastreio de entregas

Uma empresa de climatização que apresenta serviços de instalação de equipamentos ou um catálogo para venda de objetos relacionados, pode conter o agendamento em sua rotina de vendas e contratos de prestação de tarefas. 

O Whatsapp corporativo é uma facilidade no momento de agendar uma visita em domicílio ou um resgate de encomenda em postos de distribuição. O processo se torna mais acessível ao cliente e mais verificável ao empreendedor. 

Pesquisas de satisfação

Fator que reduz a atratividade de uma tarefa, o complicado processo em que estão envolvidas as pesquisas de satisfação arquitetadas pelas empresas, são o motivo principal para a coleta reduzida de dados. 

A organização de um menu com pontuações é um modo intuitivo e rápido de organizar uma pesquisa de satisfação do cliente, dispensando o estabelecimento do esforço de construir uma plataforma própria para tal. 

Conclusão

Criar uma conta no Whatsapp corporativo é tão simples quanto se cadastrar em sua matriz. O aplicativo está disponível nas lojas de smartphones e pode ser instalado em questão de poucos minutos. 

O empreendedor que deseja migrar para a aplicação encontrará uma estrutura muito parecida com a plataforma destinada à pessoas físicas, diferenciável apenas pelas novas ferramentas adicionadas pelo servidor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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