Empreendedorismo, Negócios e Economia

Dicas para tornar seu micro empreendimento um sucesso

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Apesar de inúmeros desafios e esforços diários para manter um micro empreendimento em pleno funcionamento, é possível agarrar essa oportunidade de ser seu próprio chefe e fazer dinheiro, construindo uma base para sua empresa se manter e adquirir sucesso.

Muitas vezes os números podem até desanimar. Afinal, de acordo com dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, entre 2013 e 2018 o Brasil perdeu mais de 382 mil empreendimentos, sendo a média de abertura e fechamentos em um ano 65 mil.

Ainda assim, e de acordo com análises de especialistas, tanto do Instituto quanto de segmentos do comércio, a maior motivação para tal resultado é a falta de administração.

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Ou seja, existe a possibilidade de microempresas atingirem sucesso, ainda mais pelo fato de muitas focarem em públicos menores, porém bem segmentados. O que de fato resta para a empresa, especialmente para o empresário, é aprender a lidar com negócios.

Sobre isso, o artigo a seguir vai mostrar que, apesar dos principais desafios dentro do empreendedorismo, ainda mais nos últimos anos, microempresas podem sim ter sucesso dentro de suas vendas e alcançar a segurança determinante para um pleno funcionamento.

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Os principais desafios do empreendedorismo

São muitas as possibilidades que levam pessoas a abrirem seus negócios, como:

  • Altos índices de desemprego;
  • Poucas ou raras oportunidades de trabalho;
  • Um elevado número de pessoas sem instrução profissional;
  • Crises financeiras e econômicas;
  • Dentre outras.
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Ainda que para muitas pessoas a primeira opção não seja construir um negócio e trabalhar como autônomo, é possível sim erguer uma boa empresa de locação de tendas para eventos, mas infelizmente, sem deixar de passar por consideráveis desafios.

Por exemplo, uma das principais questões dentro da realidade de muitos empresários é a falta de conhecimento sobre o próprio negócio, bem como seu público-alvo.

Ao abrir uma empresa e iniciar os trabalhos dentro dela, essa deve ser a principal preocupação e entendimento, visto que a partir dessa questão é possível girar todos os processos de vendas e estratégias internas, como a promoção da empresa na internet.

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Outro ponto considerável, que consta como um desafio principal dos negócios, é a falta de conhecimento estratégico administrativo, que de fato faz uma empresa ficar de pé.

Dentro desse contexto, podemos citar como principal agravante a falta de conhecimento de gestão de pessoas e uma recorrente necessidade de validação de dados financeiros, o que muitas vezes acaba provocando falências e falta de inserção de investimentos.

Por isso, é essencial que o empresário, antes, durante e depois do processo de abertura de sua oficina de direçao hidraulica, por exemplo, corra atrás do conhecimento e dos métodos essenciais para conquistar um negócio próspero e altamente saudável.

Microempresas: dificuldades e oportunidades

Abordar a concepção de negócios, pode ser ainda mais desafiador, ainda que amplamente benéfico, principalmente quando falamos sobre microempresas, que nada mais são do que negócios baseados em iniciativas menores, com públicos mais determinados.

Por exemplo, diferentemente de uma grande empresa de bebidas, uma loja de equipamentos para cervejaria pode ser considerada uma microempresa, atuando com poucos funcionários, uma amplitude relativamente menor e também clientes mais locais.

Inclusive, diferentemente do que muitos podem considerar, muitas vezes o microempresário tem em mãos uma grande oportunidade, não somente em crescer, mas de manter o negócio pleno.

A grande chave dentro de uma microempresa é a valorização que ela tem com seu público, que embora menor, certamente tem mais chances de ser fiel. Prova disso são pessoas que preferem pequenas empresas ao invés das maiores, durante um problema.

Isso acontece não apenas por terem uma grande atuação particular em algumas localidades, mas também porque a segmentação de uma micro empresa é mais visível.

Por exemplo, uma grande marca de supermercados que atua em todo o país vendendo loja de produtos de limpeza pode ter um grande e variado público, diferentemente de uma micro empresa que opera em um bairro de uma cidade do interior.

Embora existam esses principais pontos diferenciadores, é bem provável que a microempresa tenha a potencialidade de entender melhor o seu público, de vender exatamente aquilo que ele deseja e de compreender melhor seus gastos e investimentos.

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Dessa forma, o microempreendimento é uma grande oportunidade de início de empresa, trazendo a chance do trabalhador entender com exatidão seu segmento, ao mesmo tempo que consegue cuidar com maior zelo de toda a extensão de seu negócio.

As principais dicas para microempreendedores

Abaixo vamos entender um pouco mais sobre algumas das principais dicas para aqueles empresários que estão começando seu micro negócio, ou até mesmo aqueles que já trabalham com isso, mas precisam de um direcionamento melhor para suas estratégias.

De maneira simples e metódica, será possível fazer com que sua empresa de higienização do ar condicionado consiga, ainda que com um tamanho menor, ter significativa participação dentro de seu negócio, trazendo os melhores resultados esperados.

Veja mais a seguir:

  1. Construir um excelente plano de negócios

Um plano de negócios é uma forma de direcionamento, tanto de onde sua empresa deseja chegar, em questão de resultados pessoais, quanto das ações que precisam ser tomadas para que o foco seja de fato concretizado da melhor maneira possível.

Investir nesse tipo de concretização pode ser uma maneira eficaz de visualizar o que é ou não uma prioridade dentro da sua empresa, principalmente considerando suas ações.

Um bom exemplo é o entendimento sobre um investimento de compra de materiais de construção, sabendo se de fato isso está dentro da sua condição de gastos ou não.

  1. Pensar em toda a saúde financeira

A saúde financeira deve ser sempre uma consideração a ser feita desde o momento da abertura de empresa em São Paulo. Afinal, é a partir desse quesito que seu negócio poderá ter ou não complicações ou tranquilidades em situações de decisões.

Além disso, é por meio de um desenvolvimento saudável e eficaz da saúde financeira da empresa que grande parte dos investimentos e pagamentos podem ser atendidos.

  1. Focar em vender o seu diferencial

É essencial saber o que de fato você está vendendo dentro da sua empresa, atentando para o real diferencial que você está trazendo ou não para o seu público.

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Esse é um ponto de extrema importância, principalmente dentro de negócios com altos números de concorrentes, onde o mercado como um todo necessita a visualização dos diferenciais, em especial o cliente, que vai fazer de fato uma compra.

  1. Fazer a capacitação de sua equipe

Logo que você pensa na abertura de empresa contabilidade, antes mesmo de começar a focar em atingir seus principais focos de resultados, é preciso que toda a sua equipe esteja trabalhando junta para conceder a melhor realização interna.

Sem uma capacitação, e uma aproximação de informações e compreensões sobre o negócio como um todo, fica complicado que seu funcionário desenvolva um bom trabalho.

  1. Esclarecer seus propósitos para o público

Da mesma forma que entender seus resultados a serem alcançados e fazer com que essa informação chegue até sua equipe é importante, ser claro com seu público, especialmente em relação ao que você vende, é considerada a chave do sucesso de uma boa venda.

Para isso, nada melhor do que fazer um reconhecimento próprio de quem é seu público, e em seguida fazer uma união dessas informações com os propósitos da sua empresa.

Dessa forma, com o auxílio das melhores formas de comunicação, colocar à tona o que de fato é sua empresa e as principais dores que ela está resolvendo é primordial.

  1. Investir em comunicação e anúncios

A comunicação é a melhor amiga de uma empresa, principalmente em tempos onde as tecnologias estão cada vez mais alinhadas com as possibilidades de compras, principalmente com a venda em si de produtos ou serviços de empresa de motoboy.

Por isso, saber fazer uma boa entrega de comunicação e aproveitar os recursos existentes, como anúncios e publicidades pagas, vem sendo uma ótima maneira de criar conexão com o consumidor, ao mesmo tempo que trabalha a plena divulgação de sua marca.

Considerações finais 

Por meio de uma boa administração de recursos, um pleno entendimento sobre a natureza da sua empresa e a partir da elaboração de cuidados, sejam financeiros ou de conexão com o público, é possível ter um micro empreendimento de sucesso.

Isso faz com que grande parte dos principais desafios em se ter uma empresa acabem sendo minados, ainda que muitos continuem existindo, como o estratégicos, em um caso de maior obtenção de renda, ou vendas cada vez mais segmentadas.

Com isso, o empreendedorismo se torna uma opção viável de carreira. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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