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Gatilhos mentais: o que são e como aumentar suas vendas através deles

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Você sabia que a utilização metódica de gatilhos mentais dentro de uma estratégia de venda pode fazer com que você se emocione, sinta-se impacto e, até mesmo, tenha uma ação imediata em relação à compra de um produto ou serviço? 

Pois é, é por meio dessa inserção de pontos que ativam atitudes, sentimentos, sensações e, até mesmo, ações que grandes empresas estão, neste exato momento, vendendo muito.

Por essas e outras, saber plenamente o que são esses gatilhos, como podemos observá-los nas suas mais variadas situações e de que forma é possível inserir esses pontos dentro de um anúncio de venda de válvulas hidráulicas, por exemplo, pode ser a chave para o sucesso.

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Para isso, é necessário um pleno entendimento sobre os sentidos e as reações dos humanos diante de informações externas, sabendo fazer isso da melhor maneira possível.

No texto a seguir vamos falar um pouco mais sobre esse assunto, mostrando pontos que são essenciais para que você aumente as vendas na sua empresa de, por exemplo, terceirização de folha de pagamento e, mais importante, pagando pouco por isso.

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Gatilhos mentais: o que são e onde podem ser utilizados

Os gatilhos mentais podem ser compreendidos como pontos de ligação dentro de nosso cérebro, que escoa para nossas ações, sentimentos e qualquer outro tipo de reação. Isso acontece porque, humanamente, temos o poder de conectar uma questão com outra.

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Por exemplo, ao vermos um cachorro abandonado na rua, é bem possível que, se no caso de termos um cachorro, ou conhecermos alguém que tem um, possamos nos sentir solidários em, se possível ajudar aquele animal, ou até mesmo promover um cuidado.

Nesse caso, algumas das emoções, ou gatilhos, são:

  • Proteção;
  • Reciprocidade;
  • Conexão;
  • Amor;
  • Solidariedade.
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A mesma coisa podemos dizer quando vemos algo em um programa de televisão, tal como uma cena emocionante de despedida, que nos impacta a ponto de mexer com nossas emoções.

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Nesses dois pontos podemos dizer que a presença ou uma linguagem e comunicação fez com que algo fosse despertado dentro de nossa mente, fazendo com que uma reação fosse imediatamente ou gradualmente projetada para o exterior.

Logo, os gatilhos mentais são armas fundamentais para empresas de, por exemplo, máquinas envolvedoras ou qualquer outro tipo, em especial dentro de suas estratégias de marketing, cujo foco principal é nos impactar diante de uma venda.

Por exemplo, para que um cliente possa se encantar com uma peça de roupa, muitas vezes o mais inteligente a se fazer não é oferecer o item com seu valor, mas sim criar um entendimento que evoque sentimentos, tanto em relação à marca como ao produto.

É o caso de um comercial de uma loja de vestidos que passa a fazer alusão ao Dia dos Namorados, agregando um sentimento de conforto e amor para casais que usam as peças.

Dessa maneira, a empresa consegue fazer com que algo seja impactado a partir de um gatilho, que pode ser variado, dependendo estritamente da estratégia utilizada pela empresa, do produto ou serviço a ser vendido, dentre outras questões.

O ideal, de fato, é saber não apenas colocar os gatilhos, mas entender os contextos onde melhor eles podem ser evocados em situações, e principalmente, fazer com que as atitudes certas sejam levantadas, como o caso de uma compra ou de um interesse.

9 exemplos de gatilhos mentais para vendas

Para entendermos melhor sobre como podem ser utilizados os gatilhos mentais, separamos alguns dos principais usos e segmentos deles, que podem ser vistos constantemente em nossa vida diária, seja em comerciais, redes sociais e na comunicação de um negócio.

Saiba mais abaixo:

1 – Conexão

Os gatilhos de conexão estão quase sempre relacionados a um tipo de ligação entre a marca de loja de produtos de limpeza e um cliente, o que de fato provoca uma aproximação relacionada a um ponto de importância, como um propósito em comum.

Isso pode ser visto, principalmente, em situações onde a empresa transmite algum tipo de ideia ou atitude que pode ser considerada louvável pelo consumidor.

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2 – Confiança

A confiança é vista como o ponto principal de união entre duas pessoas, o que não seria diferente em relação a uma marca e um cliente. O principal gatilho mental nesse quesito é criado a partir do fortalecimento de que a empresa é confiável e segura. 

3 – Escassez

O gatilho de escassez trabalha questões que evocam uma falta, ou até mesmo um valor a um produto e serviço que não será de todos, fazendo com que o cliente corra para consumi-lo, antes que ele acabe ou que se torne difícil encontrá-lo posteriormente.

4 – Urgência

Quando estamos em meio a uma compra, geralmente, a urgência acaba nos impactando fortemente, fazendo com que tenhamos a consciência de que o melhor a se fazer é fechar aquela compra, aproveitando uma oportunidade que pode sumir a qualquer momento.

5 – Exclusividade

A exclusividade é um gatilho que, como o próprio nome indica, trabalha a condição de que aquela cesta básica de Natal será unicamente sua e daquelas pessoas que comprarem, agregando uma diferenciação do resto, o que pode trazer um significado importante.

6 – Novidade

O gatilho que traz a sensação de novidade é induzido a partir da transmissão de uma informação sobre o novo, mantendo que naquele momento o cliente já sabe que ele tem em mãos a chance de ser um dos primeiros a ter o privilégio de consumir aquele produto.

7 – Humanização

Hoje em dia nada está tão em alta quanto a humanização. É a partir desse recurso, e consequentemente desse gatilho, que a empatia da empresa para com seus consumidores, e vice e versa, funcionam como guia de uma compra consciente e bem sucedida.

8 – Autoridade

Nada é mais interessante do que dispor um tipo de ação com uma empresa ou um serviço de manutenção de caminhão que seja considerado autoridade no assunto, bem como em seu segmento. 

Isso traz um poder ao cliente, mas ao mesmo tempo a satisfação e certeza de que a compra feita ou a fazer valerá total a pena, bem como o valor desta.

9 – Reciprocidade

Sabe quando alguém faz algo para você e conscientemente existe uma sensação de troca e reciprocidade que precisa ser feita? Então, por meio desse tipo de sentimento é possível gatilhar uma ação de conexão e troca com uma empresa de venda de grupo geradores.

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Dicas para começar a utilizar gatilhos na sua estratégia

Agora, vamos entender melhor como começar a utilizar os gatilhos mentais dentro da estratégia de vendas criada pela sua empresa, de forma a trazer maiores clientes e principalmente, criar um relacionamento forte e conectivo com seu público.

Focar em resolução de problemas

O ideal é que você trabalhe sempre os gatilhos que podem ter uma conexão com a resolução de problemas do cliente, ou seja, aquilo que ele de fato precisa consertar.

Isso vai trazer maior assertividade, além de fazer com que você tenha uma entrada muito mais estratégica dentro da concepção que este pode ter sobre seu negócio.

Mostrar empatia com as dores do cliente

A empatia é sempre a melhor forma de mostrar atenção aos problemas do cliente, criando uma forma de contribuição para que tudo possa ser resolvido, ainda mais ao oferecer seu produto ou serviço de dispenser de ração, por exemplo.

Para isso, conheça bem seu cliente, trabalhando pontos de identidade dele dentro das principais formas de comunicação com seu público.

Ser enfático no senso de urgência

Em meio a uma venda sua empresa não tem tempo a perder. A mesma coisa pode ser dita pela parte do cliente, que deve ter a oportunidade de compra aproveitada sempre que possível. Dessa forma, ser enfático e trazer urgência é sempre o melhor caminho.

Trabalhando dessa forma fica muito mais fácil criar uma ponte certeira dentro de uma possibilidade de compra, mostrando que sua empresa pode dar aquilo que o cliente quer.

Trabalhar um storytelling

O storytelling, que significa contação de história, nada mais é do que uma estratégia bastante presente na comunicação, que faz com que haja um processo de desenvolvimento de uma compreensão, que pode ser diversa, desde a história da marca até uma ação dela.

Por meio dessa estratégia, é possível trabalhar inúmeros gatilhos, que podem ter impacto positivo dentro de uma concepção de compra.

Considerações finais 

Os gatilhos mentais são essenciais para a construção de narrativas que evocam algum tipo de ação, geralmente relacionada à compra de um cliente. Além disso, pode ser uma ótima forma de formalizar uma conexão, criando uma relação fiel entre ambos.

Por essas e outras, entender sua potencialidade e trabalhar sua construção pode ser importante para a virada dentro do seu negócio, bem como seus resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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