Empreendedorismo, Negócios e Economia

Como montar seu website?

Ads 02

Uma coisa é fato, todo mundo já teve, ou um dia ainda terá, a vontade e o desejo de montar seu website, para conseguir compartilhar aquilo que deseja para qualquer pessoa que tenha o interesse em acessá-lo. 

Ademais, a internet criou um novo universo de possibilidades, onde qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento pode criar um site na internet com o conteúdo que desejar, sem mais dificuldades ou empecilhos.

Apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas em como iniciar esse processo, e acabam desistindo da ideia, principalmente por não encontrarem nenhuma orientação válida que possa realmente ajudá-las a colocar esse projeto em prática.

Ads 03

Existem milhões de sites na internet, dos mais diferentes tipos, como blogs de viagem, sites de desenhos animados, jornais, contratação de motoboys em São Paulo, páginas de venda, portfólios e outros diversos.

A forma como essas pessoas montaram seus sites pode variar, mas existe uma espécie de receita que pode ser seguida, com o objetivo de dar norte maior para aqueles que não sabem nem por onde começar. 

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Se você é uma dessas pessoas, você está no artigo certo. Hoje, daremos o passo a passo de como criar o seu próprio website, já o projetando para ser ranqueado e localizado rapidamente nos sites de pesquisa, como o Bing, Yahoo e Google. 

Você sabe por que fazer um site?

Ads 04

Já notou que sempre que queremos fazer uma consulta sobre algum determinado segmento, produto ou solução de problema, a primeira fonte que utilizamos é a internet? 

Essa é a nova realidade do mundo que veio para ficar, pois é algo extremamente rápido, eficiente e, o melhor, individual. As pessoas conseguem fazer suas pesquisas sem precisarem consultar outras fontes.

Ocorre que todas essas pesquisas levam as pessoas para algum site. Esses sites podem oferecer produtos, serviços ou, simplesmente, podem servir como veículo de informação para essas pessoas, como é o caso dos jornais, sites governamentais e até os blogs.

Ads 05

Isso faz com que pessoas de perfis diferentes busquem por colocar sua marca no cenário digital, com o objetivo de serem vistas. Sejam elas pessoas que querem fazer abertura de empresa contabilidade ou criar um portfólio pessoal que seja visto e lembrado. 

Saiba mais >>   Inauguração do Centro de Capacitação Tech Channel em Cuiabá promete impulsionar o mercado de manutenção de dispositivos eletrônicos

As possibilidades são muitas, e é isso o que torna a internet algo tão completo e atraente, principalmente, para os empreendedores que querem vender seus produtos.

Já existem milhões de empresas que funcionam unicamente pelo cenário virtual, graças às vendas realizadas em seus sites. Onde existe espaço, criam-se oportunidades, que são preenchidas por aqueles que enxergam mais do que os outros.

É possível montar um site sozinho?

Existem diversas maneiras de pessoas leigas e sem conhecimento criarem sites. Entretanto, isso só é possível porque alguns experts no assunto montaram plataformas de criação de sites didáticas e fáceis de serem utilizadas.

Basicamente, muitos web designers notaram que as pessoas que estavam montando seus negócios não tinham o dinheiro necessário para contratar um profissional para montar o site delas do zero.

Pense conosco, um grupo de amigos saiu da universidade com o desejo de criar uma assessoria de contabilidade para micro, pequenas e médias empresas. No processo de criação desse negócio, esses recém formados tinham tempo para montar praticamente tudo.

Porém, o potencial de investimento inicial era baixo, por isso, desejavam criar toda a estrutura burocrática da empresa e, por fim, criar um site para divulgá-la. Esse grupo de amigos, então, notou que existe a possibilidade de criar o site economizando.

Se existe a necessidade somada da curiosidade e tempo para montar, por que não fazer? É bem provável que você também se enquadre no perfil dessas pessoas, por isso, fique atento às dicas que daremos a seguir. 

Criando o seu site: veja como fazer

Primeiro de tudo, tenha em mente que é impossível colocar um site no ar com o nome e o logo da sua empresa, sem colocar um pouco de dinheiro. Existem alguns processos que não são caros, mas que exigem que pagamentos sejam feitos.

Depois de saber disso, veja quais são os pontos que você precisa seguir: 

1 – Faça o registro do domínio

Assim como uma empresa de coleta de lixo que tem o nome registrado no governo de sua cidade e estado, é preciso fazer o registro do nome do seu site, deste modo você garante que nenhuma outra pessoa criará um site com o mesmo nome.

Saiba mais >>   Dicas para aumentar sua autoridade na internet

Para criar um domínio, você deve acessar o site registro.br, nele você pagará uma taxa anual, pequena, mas que serve para garantir o seu uso. É bem simples, basta você digitar o nome do seu site e verificar se não há mais ninguém utilizando. 

Após verificado, basta fazer o registro e realizar o pagamento, assim, o seu domínio estará pronto para ser utilizado e divulgado para todos. 

2 – Você precisa hospedar o seu site 

Do mesmo modo que uma pessoa precisa alugar o espaço para construir a sua empresa, é assim com os sites. Existem diversos sites que fazem o que chamamos de hospedagem. 

Esse serviço garantirá que seu site permanecerá funcionando na internet a qualquer momento. Saiba que existem diversas plataformas pagas e outras gratuitas, mas em geral as que são de graça limitam diversas ferramentas.

Existem diversos sites confiáveis, uns mais caros e outros mais baratos. A dica é buscar por aquele que melhor atenda os seus desejos. 

3 – Você precisará de um construtor

O construtor de sites é justamente aquele que dará as ferramentas para criar todo o seu site, mesmo sem ter o conhecimento de programação e web design. Em geral, se você contratou um serviço de hospedagem, é bem provável que ele tenha um construtor de sites.

 O legal é que esses construtores de sites foram pensados justamente para as pessoas que não têm conhecimento algum de criação de sites, por isso são bem fáceis de ser utilizados. Inclusive, é como utilizar um aplicativo de celular.

É desse modo que pessoas que trabalham com serviços de mecanica, por exemplo, conseguem fazer lindos sites, sem nem ao menos terem o conhecimento de como isso é feito. 

Lembra que falamos do investimento inicial? Pois é, você terá que pagar para utilizar esses serviços, pois em muitos desses construtores, o domínio do site sem o nome dele só é possível após a efetuação do pagamento. 

Além disso, é bem provável que você esteja cercado de limitações no momento em que for construí-lo, por isso, recomendamos que veja os preços e escolha aquele que melhor atenda a sua realidade. 

Nem sempre o mais caro é o melhor, pois a criatividade e simplicidade de quem for fazer o site conta muito. Bom, de todo o modo, criar um site é apenas isso, a partir do momento que você tiver um domínio registrado e hospedado em alguma empresa, basta preenchê-lo.  

Saiba mais >>   Saiba como Xanddy, Carla Perez e Nívea Stelmann conquistaram o tão sonhado visto americano

Preenchendo o seu site com excelência

Dissemos que dariamos dicas de como criar o seu site e formas de fazê-lo conhecido na internet. As dicas servem para diversos segmentos e são mais uma base estrutural, como de empresas de logística SP que seguem protocolos. 

Em geral seu site precisa ter:

  • Cabeçalho; 
  • Blog;
  • Palavras-Chave;
  • SEO;

Esses pontos são importantes para que ele siga uma estrutura básica e possa realmente ser reconhecido. Mais uma dica, olhe site de concorrentes ou pessoas que você se inspira, desse modo você terá uma visão mais elaborada do seu site. 

Começando pelo cabeçalho, imaginemos uma empresa de aluguel de carro para noiva, ou qualquer outro site básico. É preciso ter dentro do cabeçalho informações que guiem as pessoas que o acessarem, como “página inicial”; “sobre”; “Contato”; “Blog”. 

A página inicial terá toda a apresentação do site, no “sobre” quem está por trás da empresa e os contatos, caso a pessoa queira fazer um orçamento ou falar diretamente com um representante.

Em segundo, precisamos ter um blog. É importante que todo o site tenha um blog ativo, pois é ele que dará o que chamamos de conteúdo diário, ou seja, mostra que a empresa está ativa e cativa mais pessoas.

É bem difícil um site não ter um blog, a não ser que você faça uma loja de produtos de limpeza que é nitidamente um site exclusivo para comprar, mas nesse caso você pode usar um marketplace.

Dentro de todo o seu site, é preciso que você tenha palavras-chave que farão com que o SEO (rankeamento nos sites de pesquisa) consiga localizar a sua página com mais facilidade.

As palavras-chave são de assuntos que detêm alguma relação com seu segmento, a fim de serem escritas em pesquisas genéricas. Recomendamos que você leia também outros artigos que detalham de forma mais completa a elaboração de um bom SEO pro seu site.

Tente apenas publicar com frequência no seu blog e deixar formulários para envio de e-mails com oportunidades para seus consumidores, deste modo você sempre estará na mente deles.

Seguindo esses passos você já estará pronto para montar o seu próprio web site, esperamos que tenha gostado das dicas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]