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Markup: saiba o que é e como calcular

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Quando falamos sobre markup, nos referimos a um método de cálculo projetado para levar em consideração todos os custos fixos e variáveis de uma empresa para definir um preço final para os consumidores.

Levando em conta diversos fatores importantes, que são determinantes para que se tenha a precificação em relação ao produto, considerando cada aspecto que envolve o produto e todo o mercado e meio em que a empresa está envolvida.

Isso faz parte de diversas empresas e meios que buscam esta facilitação e estratégias para que se realmente tenha um alcance maior, diante do meio em que a empresa faz parte, podendo ser adotado até mesmo por empresas de aluguel de gerador de energia para festas preço.

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Em outras palavras, as marcações equivalem a todas as etapas da produção e distribuição do produto, o que ajuda a evitar que os varejistas façam preços errados, considerando apenas a concorrência ou apenas considerando como eles se sentem 

Com base em algo realmente verídico e semelhante, é possível conseguir através destas

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derivar o preço do produto a partir do markup, se o valor se mostrar diferente da média, pode indicar que algo em sua dinâmica de produção precisa ser corrigido.

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Apontando uma falha em relação ao mercado, e a média que já é preestabelecida, fazendo o uso da ferramenta de forma ideal, e de forma vantajosa para que as empresas tenham uma média a ser trabalhada.

Essa ferramenta pode e deve ser aplicada em diversas empresas e meios, para que se tenha uma média fixa e um valor como base em relação ao mercado, fazendo com que as empresas trabalhem com mais tranquilidade, sendo aplicada em empresas como empresa de cobertura metalica, aos mais diversos meios inimagináveis.

Um exemplo disso é o custo do fornecedor, que é o fator determinante na determinação do custo do produto ou serviço a ser vendido 

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Caso os valores apurados após a aplicação da fórmula se mostrem razoáveis, levando em consideração as exigências dos concorrentes, basta definir qual o preço de porta de aço de loja ou de outro produto ou serviço do seu negócio.

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Com um preço médio em relação ao mercado, é possível realmente precificar seu produto de forma ideal ao mercado, fazendo com que se tenha uma facilitação e uma aproximação do público conforme o produto oferecido.

Dessa forma, se manter em alta devido a esta base média que é feita através desta ferramenta, que facilita e mantém seu negócio bem conforme o mercado, atendendo os mais variados negócios como o preço de porta de aço loja, trazendo esta ferramenta para todos os negócios.

Importância do Markup

O markup é muito útil para os empreendedores, seja vendendo produtos ou serviços. O valor gasto para fornecer bens ou serviços aos consumidores não deve ser menosprezado. Este é um erro de gestão muito grave.

Por isso, a importância para que se tenha a utilização desta ferramenta, para que a empresa tenha um controle diante destas situações e dos momentos em que são necessários uma organização que diferencia a empresa das demais.

No entanto, é possível encontrar empreendedores que não utilizam a fórmula acima, mas apenas precificam de acordo com o que seus concorrentes estão fazendo.

Algo que faz com que as empresas percam muito em relação ao mercado, não ganhando totalmente o público.

Uma empresa de construção e reforma, por exemplo, ao não adotar este método é seguir o preço conforme a preferência de alguns empreendedores da empresa, diversas outras empresas que seguem esta ferramenta se beneficiam e conseguem se atualizar antes desta empresa 

Resultando em margens de lucro muito baixas e excluindo os custos operacionais. Além disso, o preço final também pode ser muito alto, dificultando a venda mesmo que o produto tenha qualidade e valor agregado aos consumidores.

Através disso, se cria uma barreira entre o cliente e o consumidor, gerando cada vez mais dificuldade para que o cliente possa consumir seu produto e estar cada vez mais envolvido em seu negócio.

Uma das maneiras mais conhecidas de entender o que afeta a lucratividade de um negócio é uma análise SWOT, que consiste em quatro quadrantes que representam os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças para um negócio.

Além disso, também é importante destacar a existência de fatores que não dependem da competência empreendedora.

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Como exemplo, empresas que estão trazendo um produto novo para o mercado, como dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos, ao realizar este estudo e considerar fatores importantes para este lançamento, a aceitação e consumo do público ao produto se torna muito mais fácil e prático.

Como é calculado o markup?

Normalmente, uma das variáveis ​​mais utilizadas na precificação é o custo total de produção, mas se o dono de uma loja usar isso como referência, ele correrá o risco de erros de precificação, lucros reduzidos e vendas fracassadas.

Diante disso, se deve ter atenção ao precificar os produtos, levando em conta realmente os meios e a forma desejada para que se tenha o valor ideal do seu produto e de diversos itens que compõem seu negócio.

Pensando em uma forma de trazer seu produto da forma ideal, para que se tenha os resultados pré-estabelecidos pela empresa, como exemplo, aço para construção, por mais que seja um mercado vasto, se houver um estudo e implementação do markup.

A forma como este produto será apresentado para o público, se torna única e faz com que o público tenha diversos motivos para que o consumo deste produto se torne referência, diante de todo o mercado.

O markup é uma forma de capturar outras variáveis ​​envolvidas nas operações da empresa. No caso do comércio eletrônico de varejo, a logística é um custo que afeta muito o preço final de um item. 

Seus cálculos incluem: 

  • Taxa Fixa (DF);
  • Taxa Variável (DV);
  • Margem de Lucro (ML);
  • Fórmula do marcador 100/100 – (DF+DV+ML).

Por exemplo, uma taxa fixa para uma empresa corresponde ao salário dos funcionários e ao aluguel de espaço físico para armazenar produtos. Esse segundo custo é realmente garantido quando a empresa é de médio ou grande porte.

As taxas variáveis ​​são proporcionais às vendas da loja virtual, como o pagamento de comissões. Para entender melhor como o markup é calculado, considere um e-commerce de montagem estacao de tratamento de esgoto com DF, DV e ML de 14%, 16% e 21%, respectivamente. 

Além disso, é necessário especificar o CP (custo de produção), que neste caso é de 30 reais. Aplicando a fórmula para o valor cotado, temos:

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Marcação = 100/100 – (14 + 15 + 21) = 100/100 – 50 = 100/50 = 2. O valor obtido de 2 deve ser multiplicado pelo CP para determinar o preço do item. 

Preço de venda = CP x markup = 30 x 2 = 60,00 reais. Ao vender seus itens de e-commerce por R$60, você pode cobrir todos os custos associados, incluindo impostos, e ainda obter lucro.

Markup de e-commerce

Para atingir o markup do e-commerce, é necessário considerar alguns custos, como:

  • Compra de mercadoria e o preço pago pelo produto;
  • Comercialização e o custo para que o cliente seja atraído para o seu negócio;
  • Operacionalização e o custo operacional para o funcionamento;
  • Comparação de preço para que os valores estejam de acordo com o mercado.

Considerando todos esses fatores, é possível atingir o markup correto para obter os lucros esperados.

Markup para varejo 

O markup para o varejo, ou seja, a revenda de um produto, é representado por uma simples equação de replicação, que já foi mencionada

Para chegar ao valor positivo, você deve somar o lucro desejado com todas as despesas de vendas, sejam elas fixas ou variáveis. 

Em seguida, divida o total pelo custo de compra da peça. O markup será o lucro gerado pela conta e será aplicado ao custo dos produtos vendidos (CPV), cuja soma resultará no preço de revenda da peça.

Considerações finais

Embora o markup possa parecer complicado à primeira vista, assim como um aluguel martelete, uma vez que faz parte do trabalho diário de uma empresa, é bastante simples de adotar.

Com isso, é possível conseguir fazer com que se torne algo prático e simples diante de todo o mercado e as empresas.

Se você está pensando em começar um negócio online, saiba que o sucesso de vendas não é o único problema das grandes empresas. 

Se importar com esses fatores é algo necessário para todas as empresas, facilitando a interação e o consumo dos clientes com a empresa. 

Portanto, aplique estes métodos independente do tamanho e seguimento da empresa, fazendo com que se tenha facilidade com a ferramenta, desde o primeiro momento e para que faça parte do dia a dia e de todo o crescimento da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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