Games e Tecnologia

Metaverso: compreenda mais sobre esse conceito

Ads 02

Embora o conceito tenha chamado muita atenção desde sua primeira aparição, existem muitas pessoas que ainda não entendem ou sabem da existência do metaverso e de todas as possibilidades que ele pode trazer para consumidores e empresas.

Pensando nisso, o texto de hoje abordará tal conceito e explorará o máximo possível sobre ele, mostrando as vantagens e benefícios que uma organização pode conquistar ao investir nessa tecnologia e como isso pode impactar o mercado que conhecemos.

A tecnologia e a internet sempre foram, do ponto de vista da evolução, uma grande conquista da humanidade e, mesmo quando aplicadas em algo simples como laudo elétrico das instalações, sem sombra de dúvidas otimizam muitos processos e o tornam mais fáceis e rápidos.

Ads 03

Podemos dizer que as coisas mudaram muito e, mesmo em poucos anos, a vida é totalmente diferente do início dos anos 2000, onde a era digital estava em seu começo e se tinha pouco acesso quando comparado aos dias de hoje.

Pensando dessa forma, não iria demorar tanto tempo para novos conceitos surgirem e chamarem a atenção de todos, oferecendo novas possibilidades e formas de interação, seja para uma empresa promover serviços de corte e poda de árvores ou um consumidor ter mais imersão durante uma jogatina eletrônica.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Houve uma grande repercussão quando, no ano de 2021, o Facebook informou ao mundo que tinha a meta de se tornar uma empresa metaverso em até cinco anos. Porém, para aqueles que não conhecem, entendem ou sabem do conceito, gerou mais dúvidas do que expectativas.

Ads 04

Em outras palavras, empresas que trabalham com realidade virtual ficaram muito contentes com tais possibilidades, mas clientes, consumidores e empresas que não, ainda podem não entender como isso pode impactar, por exemplo, uma administração de condominios.

Mas diferentemente do que muitos imaginam, toda essa nova realidade de estar conectados a vários ambientes e entrar numa espécie de realidade virtual paralela a nossa não está tão distante quanto pensamos. Na verdade, esse é o próximo passo da evolução da tecnologia.

Para ficar por dentro de como isso pode acontecer, do que é o metaverso e porque você e sua empresa devem entender mais sobre assunto, confira os tópicos a seguir onde o assunto será melhor abordado, te contextualizando sobre como aplicar em seu negócio de motor para porta automática.

Saiba mais >>   Como se qualificar para trabalhar em Home Office

O conceito de metaverso: entenda mais 

Ads 05

De forma simples e bastante objetiva, o metaverso nada mais é do que uma espécie de realidade paralela que pode ou não ter conceitos ficcionais, tendo como principal foco a imersão total da pessoa que estará adentrando nesse novo mundo.

Em conceitos mais técnicos, essa realidade criada não é real, mas emula e busca passar sensações que se aproximam ao máximo de uma experiência verdadeira, abrindo possibilidades para o setor de entretenimento, empresas realizarem campanhas e muitas outras coisas.

Em outras palavras, pensemos em uma empresa de soluções em TI que deseja apresentar um projeto para investidores. 

Pois bem, com o metaverso, ela pode criar toda uma experiência única, utilizando dados, cálculos, tabelas e diversas outras ideias para impressionar os acionistas e fazê-los se sentir imersos em seus projetos.

Claro que pode ser melhor aproveitada dependendo do ramo no qual a empresa está inserida, mas muito se pode extrair dessa ideia, afinal, é a utilização da tecnologia para fins único e que trazem benefícios tanto para os consumidores quanto para as empresas.

E, quando pensamos em uma realidade assim, que pode se aplicar até mesmo em maneiras diferentes de promover um quadro eletrico residencial, alguns benefícios e vantagens podem ser destacados, como:

  • Maior alcance da marca;
  • Diversas possibilidades de investimentos;
  • Estar atualizado no mercado;
  • Ser requisitada por diversos acionistas;
  • Produtos e serviços diferenciados;
  • Grande imersão em seus produtos.

Claro que inicialmente não será uma tecnologia barata e haverão análises e estudos que possam comprovar para cada segmento de negócio o quanto vale a pena ou não investir nessa frente de tecnologia, mas sem sombra de dúvidas é um grande passo para a sociedade e uma grande conquista para a humanidade.

Tendo como fonte a própria existência dos jogos eletrônicos, o metaverso tem como objetivo também proporcionar experiências e sensações que vão desde o auditivo e visual até mesmo o sensorial. Quem sabe em alguns anos, até mesmo o físico.

Saiba mais >>   Vertagear dá dicas para usuários escolherem a cadeira gamer mais adequada ao seu perfil

O impacto no mercado de trabalho

Uma das perguntas que ficam é se isso afeta o mercado de trabalho como um todo, mesmo para organizações que oferecem serviços de laudo pericial estrutura metalica. A resposta é sim e não.

A verdade é que, embora seja uma realidade, uma proposta que está alguns anos mais próxima de nós, primeiramente não serão todos os setores que conseguirão usufruir ao máximo desse tipo de tecnologia, simplesmente por ser mais difícil e menos rentável.

Claro que sempre terão pessoas investindo nisso e pode ser um diferencial para a empresa, mas quando pensamos em o quão comum, o quão acessível será esse tipo de tecnologia, fica um pouco mais difícil de entender o quanto o mercado pode ser impactado por ela.

Grandes empresas, mesmo que seu foco sejam os serviços de avaliação de imóvel residencial, com toda certeza buscarão maneiras de se aproveitar da tecnologia e conseguir criar o seu diferencial, aprimorar sua marca no mercado.

Um dos pontos positivos de trazer o metaverso para o mercado é ver como todos irão se adaptar ao novo mercado de trabalho. 

Vimos que com a chegada do e-commerce, diversas novas empresas foram abertas e pessoas que antes não empreendiam, começaram a se inteirar sobre o assunto.

Mudanças sempre são bem-vindas e, dependendo da forma como chegar, às empresas que investirem no metaverso podem ter essa tecnologia como novidade, mas ao mesmo tempo podem acabar dando mais espaço para outras organizações.

Obstáculos e dificuldades

Assim como toda nova tecnologia lançada no mercado, os preços para se ter acesso a elas são bastante altos, principalmente quando pensamos no Brasil, onde os valores para importação podem influenciar bastante no valor final repassado para o consumidor.

Quando uma pessoa de classe média enxerga tais preços, já se torna comum achar fora da realidade, imagine então pessoas de classe baixa. 

Claro, com o passar do tempo é bem provável que essa situação melhore e se consigam encontrar novas formas de fazer um produto com serviços e peças mais acessíveis e de preço menor.

Mas nos primeiros anos, é bem provável que os valores sejam altos demais para uma grande parcela de público decidir investir. E, quando pensamos nessa situação, se tem poucas pessoas comprando, a empresa pode não lucrar e decidir não investir mais nesse tipo de tecnologia.

Saiba mais >>   Arduino e Genuino é a mesma coisa

Em outras palavras, acima de qualquer coisa, empresas precisam lucrar para continuarem atuantes no mercado e, se a tecnologia do metaverso não permitir isso, muito provavelmente o número delas que continuará tentando ser efetiva com os produtos e serviços que utilizam será bem menor.

Obviamente que isso não reflete o público inteiro, afinal, o mundo todo está bastante alinhado com a tecnologia e, o Brasil, aos poucos consegue começar a entender melhor como aplicar tais conceitos em seus negócios.

O interessante é que existe uma probabilidade muito grande do metaverso ser aplicado em apresentações e como gatilhos para fazer com que clientes comprem outros produtos, então não necessariamente a empresa que adquirir a tecnologia irá vendê-la para seus produtos.

E, observando nesse contexto, as pessoas que mais estão dispostas a investir e as empresas que mais estão dispostas a desenvolver serviços com o metaverso são aquelas ligadas ao entretenimento.

Os jogos eletrônicos e cinema crescem cada vez mais e representam uma boa parcela do público que mais consome no mundo. 

Em outras palavras, ao ativar e buscar novas maneiras de imergir o jogador, o espectador ou o ouvinte naquela realidade, mais sucesso fará e mais pessoas buscarão adquirir essa tecnologia do metaverso.

Considerações finais

O metaverso está crescendo e, em alguns anos, ele estará mais presente do que nunca na vida das pessoas, tanto brasileiros quanto de todo mundo. É bastante impressionante como a tecnologia avança, como a internet se tornou essencial e como todos estão mais conectados.

Sua empresa deve fazer uma análise, conforme informações são disponibilizadas, sobre maneiras de trabalhar essa tecnologia e como fazer o metaverso ser uma realidade para o seu negócio, tornando-se, caso possível, um dos pioneiros a utilizar tal estratégia em seu negócio.

Independentemente da forma que usar, se for para vender essa tecnologia ou para utilizar como forma de campanha, o conceito do metaverso é cheio de possibilidades e, caso feito da maneira certa, sua empresa tem muito a ganhar e a mostrar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]