Games e Tecnologia

5 passos para abrir uma empresa de TI

Ads 02

O setor de Tecnologia da Informação é uma das áreas que se encontram em maior expansão não apenas em nosso país, quanto em todo o mundo. 

Isso ocorre, pois, todos os dias, novos sistemas surgem no mercado, fazendo com que seja preciso uma reciclagem dos profissionais, bem como diferentes especializações que essas pessoas precisam para atuar com maestria na área, de modo a ser um bom profissional e lidar com todos os percalços que surgem a todo momento.

Sendo uma das áreas que mais crescem, é também uma das que mais são criadas empresas para participar do setor. 

Ads 03

E para isso, é necessário saber como abrir uma empresa de TI, algo que ainda é dúvida para bastante gente. Foi justamente pensando em ajudar essas pessoas que nossa equipe decidiu criar este artigo, de modo a falar um pouco mais sobre os passos necessários a criação de uma empresa, de modo a facilitar a vida daqueles que pretendem ingressar nessa área. Portanto, se você quer ficar por dentro de tudo que reunimos sobre o tema e não perder nenhuma das nossas dicas, recomendamos que continue conosco na leitura deste artigo e tire todas as suas dúvidas.

Escolha o tipo de empresa que pretende abrir

A forma da empresa vai depender de você ter sócios, escala e atividades. No entanto, isso pode ser verificado na descrição da atividade que as empresas de TI podem integrar ao Simples Nacional, que é, sem dúvida, o modelo mais vantajoso para a maioria dos empresários. 

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Beleza digital: 5 empreendedoras do mercado de estética para você acompanhar

O Simples é vantajoso porque permite que vários tributos sejam pagos de maneira uniforme em uma única aba e tem uma alíquota menor. No entanto, cada situação é diferente, por isso também é importante verificar os benefícios de escolher um sistema de lucro hipotético.

Ads 04

O lucro presumido é uma escolha um pouco mais burocrática, mas pode ser uma boa escolha, dependendo do tipo de atividade escolhida. Portanto, é importante consultar um bom contador para ajudá-lo a desenvolver a melhor estrutura tributária, a fim de evitar o desperdício de dinheiro com impostos desnecessários, pois como sabemos, os impostos acabam por afetar grande parte dos lucros da empresa, sendo um grande vilão, principalmente para as pessoas que estão dando seus primeiros passos no mundo dos negócios.

Defina o tipo de atividade que será desenvolvida

O campo da tecnologia da informação é muito amplo. 

É por isso que você pode escolher uma variedade de atividades para definir a especialidade de sua empresa de TI.

Ads 05

Por exemplo, você pode ser uma empresa especializada em web design. Ou você pode participar de treinamento em informática, processamento de dados, suporte técnico, etc. 

Defina a atividade e comece a trabalhar em outros aspectos relacionados a ela. 

Dessa forma, você terá uma maior liberdade para escolher a atividade que mais se adéqua a sua empresa, visto que, além de ampla, a Tecnologia da Informação permite às pessoas que trabalham com ela, um leque de opções bastantes variados, de modo a escolher o campo que mais agrada ou simplesmente fazer um pouco de cada.

Saiba mais >>   Estudar finanças para seu negócio: Saiba os benefícios

Selecione uma boa equipe para ajudá-lo

Um dos pontos principais e de extrema importância para o bom andamento de uma empresa de TI é, sem dúvidas, escolher uma boa equipe para ajudá-lo nessa hora. 

Isso porque, são as pessoas que fazem parte do seu time que irão fazer com que você chegue ao lugar que tanto sonha, bem como são elas que também realizaram seus sonhos a partir do trabalho desempenhado. 

Sendo assim, na hora de montar uma empresa de TI, é necessário muito cuidado e atenção para escolher as pessoas que irão fazer parte desse sonho junto a você.

Além disso, ainda que você se considere um gênio da Tecnologia da Informação, dificilmente você conseguirá trabalhar sozinho em um projeto, principalmente se a intenção do seu negócio for o oferecimento de serviços de larga escala, sendo necessário outras pessoas para ajudá-los nesse momento. Portanto, bastante atenção e cuidado na hora de selecionar essas pessoas.

Investimentos necessários

Como sabemos, para iniciar qualquer negócio, são necessários alguns investimentos, o que irá demandar um capital inicial por parte da pessoa que pretende começar o seu negócio na área de Tecnologia da Informação. Sendo assim, alguns itens principais devem ser adicionados a lista para iniciar a sua empresa, são eles:

  • Aparelhos de última geração, como os computadores, telefones e outros dispositivos informáticos que serão utilizados na empresa;
  • Criação de uma estrutura organizada dentro do ecossistema empresarial;
  • Qualidade no ambiente de trabalho para as pessoas que farão parte da sua equipe profissional.
Saiba mais >>   3 benefícios do Martech

Com investimentos nessas áreas, o seu negócio provavelmente crescerá, de modo a melhorar cada vez mais a sua empresa.

Documentação da empresa

Além de todo o conteúdo mencionado acima para ajudá-lo a entender como iniciar uma empresa de TI, você também precisa ter os documentos mais recentes. 

Mesmo porque, se a empresa não for bem documentada e com tudo em dia, ela não estará operando na legalidade e provavelmente irá enfrentar alguns problemas relacionados aos impostos e ao seu pleno funcionamento junto aos órgãos fiscalizadores.

Para o seu pleno funcionamento, as empresas utilizam o CNPJ (Cadastro de Pessoas Jurídicas, um documento básico de qualquer entidade empresarial, sendo necessário portá-lo para os devidos fins jurídicos. Entretanto, a depender da área de atuação, existem alguns outros documentos que serão necessários, portanto, para saber todos eles, basta consultar um advogado.

Dê início às atividades

Por fim, após preenchidos todos os requisitos mencionados anteriormente, o profissional que pretende montar sua empresa de TI já poderá dar início às suas atividades empresariais, de modo a escolher a sua área de atuação e começar a prestar serviços. 

Cabe ressaltar que, as opções são as mais variadas e os profissionais têm a liberdade de escolher entre diversos segmentos de atuação, além dos salários bastante atraentes pagos a esses profissionais. Some-se a tudo isso, a possibilidade de prestação de serviços Home Office, o que melhora ainda mais a gama de benefícios dos profissionais e das empresas de TI.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]