Empreendedorismo, Negócios e EconomiaGames e Tecnologia

Investimento em tecnologia industrial no Brasil: Vale a pena?

Ads 02

Mesmo diante das incertezas econômicas, sociais e políticas, a maioria das empresas deve manter ou aumentar o investimento em tecnologia no Brasil, de modo a se manterem competitivas e superarem crises – visando tendências e objetivos futuros.

Anteriormente disponível apenas para grandes empresas, hoje a automação de processos tem beneficiado o dia a dia das pequenas e médias indústrias brasileiras.

Muitos empreendedores têm apostado na manufatura avançada, também conhecida como indústria 4.0, que utiliza mecanização, automação, robótica, softwares e outras tecnologias digitais para inovar e tornar a produção cada vez melhor.

Ads 03

Acompanhe o texto a seguir para entender como funciona nossa tecnologia industrial, quais os benefícios e o que mudou nos últimos tempos.

Tecnologia industrial no Brasil

A tecnologia industrial é um conjunto de conhecimentos (princípios, ferramentas, equipamentos, etc.) de diferentes campos aplicados ao campo industrial para tornar a produção mais eficiente e rápida.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Esses resultados são alcançados por meio de ferramentas e programações adequadas, quando esses conhecimentos e áreas são aliados e colocados em prática.

Ads 04

Muitas vezes isso se dá na forma de softwares e hardwares que, juntos, otimizam processos e maximizam o potencial da linha de produção. Esse processo é chamado de automação industrial.

Mini robô, computadores, sistemas de gestão, ERPs e máquinas de corte são apenas alguns exemplos de tecnologias industriais aplicadas.

Hoje, a presença dessa tecnologia é tão difundida e importante para a linha que a maioria dos segmentos industriais podem se beneficiar ao investir nos processos de digitalização.

Ads 05

No Brasil, o cenário de tecnologia industrial é heterogêneo. 

Embora o investimento em inteligência tecnológica esteja surgindo nas indústrias do país, ainda existem muitas diferenças na configuração e no nível de tecnologia entre os segmentos e tamanhos das indústrias brasileiras.

Em geral, a Indústria 4.0 está progredindo lentamente por aqui, e a maioria das indústrias ainda está se adaptando a novos modelos de produção ou ainda não tem escala, maturidade ou recursos para investir em automação. 

Contudo, aos poucos, é necessário aplicar mesmo que pequenas melhorias na automação para manter a produtividade de fábricas e indústrias.

Benefícios da tecnologia aplicada às indústrias

O impacto positivo que a tecnologia tem nas indústrias de logística internacional e em vários outros setores é inegável.

Saiba mais >>   5 maneiras de se preparar antes de solicitar crédito

Seja para fins básicos, para agregar valor às operações, ou para aplicação prática dessas tecnologias em um contexto industrial, listamos abaixo as principais vantagens da de aplicar a digitalização industrial.

Reduzir custos

Produzir mais com menos é um grande desafio para empresas que buscam crescer suas operações.

Graças à tecnologia, ou melhor, aplicando a tecnologia aos processos, esse objetivo pode ser alcançado de forma prática e eficaz.

De fato, ao automatizar os trabalhos, elimina-se:

  • Retrabalhos;
  • Gargalos;
  • Desperdícios;
  • Despesas adicionais.

Além dos outros custos intangíveis que aumentam o custo do produto final. 

Dessa forma, é possível otimizar o orçamento e aumentar a produção, resultando em mais lucros.

Melhorar a produtividade

Os processos automatizados são substancialmente mais rápidos do que os processos manuais.

Para a reciclagem de cobre, por exemplo, já não é mais viável passar por todos os estágios manualmente.

No entanto, ao automatizar o processo, por meio de tecnologias específicas do setor, alcançou-se um grau de digitalização que traz agilidade, praticidade e eficiência produtiva, permitindo que os profissionais foquem em outras atividades.

Trazer mais precisão e qualidade aos processos

Graças à padronização, característica das fábricas inteligentes, a linha de produção se torna mais ágil e promove produtos mais adequados, qualificados e semelhantes.

Processos tecnológicos automatizados podem adaptar qualquer operação com a maior precisão possível – e reproduzir essa qualidade para todos os produtos.

O resultado é o desenvolvimento de processos mais precisos e de maior qualidade.

Promover um gerenciamento personalizado

A gestão administrativa da empresa também é otimizada e facilita a absorção de novas tecnologias. 

Isso porque eles podem centralizar todas as informações geradas dentro da assessoria contábil, além de fornecer relatórios e análises precisas sobre os processos e dados propostos em cada setor, promovendo melhorias na operação e gestão da indústria.

Esses dados são vitais para apoiar as decisões de gerenciamento que são críticas para o crescimento e o sucesso do negócio.

Incluímos aí a gestão de estoque, expedição, negociação com fornecedores, entre outros fluxos. Assim, naturalmente, a tecnologia tornará a gestão mais profissional e menos propensa a erros.

Tornar os departamentos mais integrados

Automatizar processos será um passo em frente, com vários benefícios para as indústrias.

O fato dos sistemas e softwares utilizados promoverem a integração de processos e informações torna a automação ainda mais desejável em qualquer ramo.

Para entender o porquê, basta pensar em como centralizar informações de diferentes áreas em um único canal pode facilitar e melhorar o trabalho dos colaboradores.

Hoje, nenhuma parte da administração de condomínios em São Paulo opera de forma totalmente autônoma, é fundamental que todos os setores estejam integrados de alguma forma para proporcionar decisões e processos mais efetivos.

Saiba mais >>   Press Manager oferece mailing 100% conectado às regras da LGPD

Os trabalhos de operação e logística demandam um controle efetivo da contabilidade, que dependem do comércio, dependem do marketing, dependem do RH e assim por diante.

Assim, quando há integração das informações por meio de sistemas de gestão ou softwares, o resultado é um fluxo de trabalho mais tranquilo nos processos da indústria.

Possibilitar previsões

Outro importante benefício diretamente relacionado à tecnologia é a previsibilidade que a informação proporciona para a gestão do negócio.

Ao ficar de olho nos principais dados, fica mais fácil identificar as tendências do mercado e entender o que esperar para o futuro da fabricação de aventais descartáveis e até possível aumento de demanda.

Desta forma, a gestão de uma indústria tem mais tempo e flexibilidade para se preparar para um aumento da procura de um determinado produto ou a diminuição de compra.

Portanto, esses são os fatores que podem ter grande influência nos resultados e no sucesso da empresa a médio e longo prazo.

O que mudou na tecnologia industrial?

Com os processos de produção e fornecimento retornando à capacidade total, a escassez de mão de obra se tornará um problema sério.

A automação, com a ajuda da inteligência artificial, da robótica e da Internet das Coisas, será uma solução importante para as operações de manufatura.

Aqui você conhece as tendências mais promissoras em termos de tecnologias industriais, confira.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva comprovadamente reduz avarias não planejadas e aumenta a vida útil da placa de ACM preço e de diversos outros materiais ano após ano.

A análise preditiva permite que os fabricantes acompanhem o desempenho do dispositivo usando métricas de desempenho e identificando possíveis sinais para corrigir o equipamento, automatizando a coleta de dados com a tecnologia IoT.

Essas informações fornecem aos fabricantes uma melhor compreensão de como os sistemas funcionam e quando eles falharão, permitindo que eles gerenciem a manutenção e economizem tempo, dinheiro e recursos valiosos a longo prazo.

Você pode até mesmo realizar testes de monitoramento enquanto o equipamento está funcionando, o que significa que não há perdas de produção devido ao tempo de inatividade do equipamento.

Sistema de Planejamento de Manutenção (CMMS)

Para muitas empresas, o trabalho remoto em determinadas áreas se tornou uma realidade e, para isso, tudo deve estar perfeitamente alinhado.

Existem muitas ferramentas disponíveis para ajudar as equipes distribuídas a controlar o aprendizado e os materiais compartilhados.

Os usuários podem criar um escritório virtual que imita o trabalho em equipe, permitindo que os colegas se comuniquem e colaborem facilmente.

Saiba mais >>   Primeiro trimestre em alta para outsourcing de equipamentos de TI

Os Sistemas de Planejamento de Manutenção (CMMS) tornaram-se um pilar nas empresas de manufatura devido à sua capacidade de automação e otimização dos processos corretivos e de controle de máquinas e projetos de equipes.

Computação em nuvem

Atualmente, a computação em nuvem está impulsionando o crescimento de diferentes linhas produtivas, desde as instalações de torres de resfriamento de água até fintechs que lidam com altos volumes de informações sigilosas.

A ferramenta fornece às empresas um ecossistema de computação confiável para operação contínua, armazenamento de dados e sistemas online.

As vantagens da computação em nuvem sugerem que, juntamente com outras tecnologias integradas, ela continuará desempenhando um papel importante em ambientes industriais que exigem esse tipo de conectividade a larga escala e em diferentes locais.

O principal benefício de escolher essa tendência é que ela oferece um ótimo ecossistema para capturar dados históricos, inclusive de sistemas legados, e integrá-los aos sistemas existentes, promovendo a automação industrial.

Ser capaz de reagir em tempo real às mudanças no chão de fábrica sem ter de parar uma operação inteira ou ir de sistema em sistema para encontrar falhas, faz a diferença na movimentação industrial das operações.

Automação para pagamento

O gerenciamento de fornecedores também é fundamental para manter seu departamento financeiro funcionando com eficiência.

A seção de contas a pagar deve ser relevante e conectada a todas as demais atividades da empresa para promover um melhor controle e gestão do negócio e de seu desenvolvimento a longo prazo.

Um dos grandes desafios que a equipe de folha de pagamento enfrenta quando os processos são incertos ou muito manuais é a solicitação constante de ajustes ou localização de informações, bem como a perda de dados ou comprometimento do orçamento.

Portanto, essa automação de etapas também é considerada uma inovação muito relevante na indústria.

A falta de processos automatizados para acessar informações atualizadas, como visão geral dos títulos com previsão de pagamento e descontos aplicados impacta diretamente na produtividade do negócio porque as pessoas acabam perdendo muito tempo com ligações e respostas de e-mail.

Conclusão

Em grande medida, a história da indústria é a história do progresso tecnológico e da sociedade. A diferença é que, atualmente, o progresso se dá muito na esfera digital e de forma mais rápida.

Devido a isso, implementar tecnologias de ponta demanda profissionais altamente especializados.

A empresa tem que se adaptar a novos hardwares e softwares. Isso também exige uma preparação.

Sendo assim, as tendências que foram apresentadas aqui devem ser aplicadas com segurança e avaliação de quais realmente proporcionam um melhor desempenho para a fábrica. Só assim a eficácia e a melhoria nos processos vão acontecer.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]