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Como a tecnologia modificou o comércio para garantir bons resultados

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Basta observar ao redor para perceber como a tecnologia modificou o comércio, tanto para os empreendedores que investem em sistemas para se manterem atualizados, quanto para os clientes, que viram muitas facilidades se apresentarem no dia a dia das compras, como a disponibilidade de e-commerces mais ágeis. 

Os varejistas que atuam no mercado atualmente enfrentam um mercado drasticamente diferente daquele em que se apresentava até meados dos anos 2010. 

Os consumidores da geração do milênio são um grupo demográfico central, sendo os compradores que navegam pelos corredores de estabelecimentos comerciais, assim como em lojas virtuais em equipamentos eletrônicos. 

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Assim como a tecnologia modificou o comércio, e todo o cenário de negócios que envolvem – desde um ensaio por ultrassom até a indústria automobilística -, os clientes esperam uma comunicação e um serviço mais personalizados e ágeis devido essas plataformas e novas formas de consumo.

Embora muitas pessoas possam temer o futuro do varejo, os especialistas do setor sabem que a chave para manter uma vantagem competitiva é a tecnologia. 

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Afinal, se tornou o catalisador para levar os consumidores às lojas, o cérebro por trás de cada interação, moldando todos os ângulos da experiência do cliente.

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Em última análise, as tendências demonstram que os consumidores irão conduzir o destino de qualquer tipo de negócio de varejo. 

Para o público, o que se espera de quem é responsável pelos negócios é optar pela interação de valor.Assim, cada vez mais optam por marcas que falam com eles em um nível pessoal e com as quais se identificam de alguma forma.

Desde a comunicação ultrarrápida até a transparência da cadeia de suprimentos, a tecnologia oferece um caminho para que isso aconteça e promover diferentes formas de interação.

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A seguir estão categorias de tecnologias que os especialistas do setor acreditam ter o poder de transformar o cenário do varejo. Escolher abraçar essas tendências ou descartá-las é uma decisão de cada empreendedor, conforme suas necessidades e objetivos.

Popularidade das redes sociais

Com forte abrangência a partir dos anos 2000, as redes sociais tomaram o mundo dos negócios à medida que as plataformas abrem oportunidades para as empresas se conectarem com seus mercados-alvo com mais proximidade e frequência. 

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Diferentes plataformas dedicadas para as redes sociais têm sido particularmente bem-sucedidas para pequenas empresas, possibilitando que muitas tivessem (e tenham) um sucesso vertiginoso nos últimos anos, provavelmente devido ao custo relativamente baixo de uso e promoção para os consumidores.

A rede social é uma excelente ferramenta para qualquer tipo de negócio, desde os comércios até empresas de segurança patrimonial.

Isso porque possibilita ampliar a presença online, aumentar a confiança junto aos clientes e que mais pessoas descubram uma marca por conta própria.

Além disso, como há um número tão grande de pessoas usando as redes sociais, cada empresário tem mais garantia de que seu potencial público estará nesse ambiente, possibilitando que os mais diferentes nichos compartilhem conteúdos e produtos.

Uma dica que cabe nesse momento, de modo que a marca se destaque de maneira adequada nas plataformas, é começar pequeno e ser criativo, afinal, as pessoas adoram ver o que uma marca está fazendo, mas não querem ver mesmice.

Aumento no uso móvel

Com mais pessoas se tornando móveis, utilizando dispositivos como tablets e smartphones, mais oportunidades são apresentadas para as empresas, como o desenvolvimento de aplicativos que fornecem o potencial de notificações push diretamente sob os olhos do público-alvo.

Mais ainda, existe a capacidade de que os consumidores acessem as plataformas de forma simples e direta, em qualquer lugar, a qualquer hora, desde que tenha uma internet disponível ou um aplicativo baixado.

No entanto, é preciso considerar que também existem ameaças à ascensão dos dispositivos móveis, ou seja, se a empresa tem um site, precisa ter um que seja compatível com dispositivos móveis para se manter atrativa para os usuários. Além disso, a segurança deve ser considerada.

A ascensão da inteligência artificial

Embora ainda seja uma premissa assustadora para muitos, a IA (Inteligência Artificial) cresceu enormemente em popularidade recentemente. 

Com diferentes assistentes pessoais acionados por voz, as pessoas estão se tornando cada vez mais dependentes desse tipo de tecnologia devido à facilidade de uso. 

Serviços como esses significam que a personalização se tornou o padrão para os usuários, e as pessoas esperam elementos adaptados a elas e às necessidades do dia a dia, assim como na rotina de robôs industriais ou um escritório de contabilidade.

A imersão na realidade aumentada

A RA (Realidade Aumentada) é experimentada como um aumento interativo do mundo que se transforma ao redor de toda a sociedade, ao contrário da RV (Realidade Virtual), que muda o que é visto ao redor para que seja imerso em um universo totalmente diferente.

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Esses avanços na tecnologia ainda são muito novos para grande parte das pessoas, mas já ocorreram e foram vistos recentemente no mundo dos jogos.

Com isso, possibilitam diversas oportunidades para as empresas, que precisam começar a se inserir nesses modelos para se destacarem e aproveitarem os canais da melhor forma.

Um exemplo é o jogo para celular Pokémon Go, que foi lançado durante as Olimpíadas em 2016, usa tecnologia RA para colocar os personagens Pokémon no mundo ao redor das pessoas, por meio de um celular smartphone.

No contexto empresarial, a realidade aumentada pode ser usada para permitir que os clientes “experimentem” roupas ou acessórios, ou vejam como certos produtos podem ficar dentro de sua casa, promovendo uma experiência de qualidade com os itens/marcas antes mesmo da chegada dos produtos, auxiliando no processo de decisão.

Lojas de móveis desenvolvem aplicativos que permitem aos clientes visualizar como os produtos ficarão e se encaixarão uma sala com piso laminado colocado com rodapé preço, um quarto ou uma cozinha. 

Esse tipo de aplicativo usa a câmera em um smartphone para exibir o item de mobiliário selecionado perfeitamente em escala, a fim de reduzir a preocupação de comprar online, onde os clientes não podem ver os produtos pessoalmente e podem se arrepender da disposição ou perceber que não cabe realmente no ambiente, no caso dos móveis.

Diferentes opções de pagamento

Os avanços tecnológicos agora afetam até mesmo a forma como os clientes podem pagar por um produto ou um serviço, tornando o processo de compra ainda mais prático e vantajoso para os comércios, inclusive eletrônicos.

Os pagamentos sem contato e móveis tornaram-se padrão para muitas pessoas e, portanto, devem ser consideradas para oferta aos clientes. 

Atualmente o público espera esse serviço e diversos outros modelos de pagamento em um estabelecimento comercial, da loja de equipamentos que vendem anéis de segmento para veículos a restaurantes e lanchonetes.

Quanto às compras online, manter-se atualizado sobre as opções de pagamento mais recentes é essencial, e há opções de pagamento modernas sendo introduzidos, como o ‘comprar agora, pagar depois’, ou até opções de parcelamento mensal. 

Esse tipo de pagamento oferece aos clientes essa gratificação instantânea e pode incentivar as vendas com mais frequência, principalmente se o produto disponível ao consumidor for um pouco mais caro, pois parecerá um investimento menor para os clientes na hora da compra, pensando a longo prazo.

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Os esquemas de pagamento posterior podem ser vistos como um risco para as empresas, pois o dinheiro não está chegando diretamente, mas isso pode valer a pena, pois pode ser exatamente o que os clientes estão procurando.

Melhoria dos processos de comunicação

A tecnologia ajuda desde pequenas empresas a grandes indústrias, como as que desenvolvem transformadores de tensão, a melhorar os processos de comunicação, utilizando diferentes ferramentas digitais, como:

  • Aplicativos personalizados;
  • Chatbots;
  • E-mails;
  • Mensagens de texto;
  • Sites corporativos.

Todos eles facilitam, de alguma maneira, a comunicação com os consumidores. 

A utilização de diferentes canais de tecnologia da informação permite que as empresas acessem o mercado empresarial com uma mensagem própria.

As empresas também podem obter mais feedback do consumidor por meio desses métodos de comunicação eletrônica.

A tecnologia também melhora a comunicação entre os escritórios. 

Por exemplo, o software de intranet social fornece aos funcionários um portal central para acessar documentos e contratos internos, atualizá-los e transferir imediatamente dados relevantes para outros departamentos.

Aumento da produtividade dos funcionários

Pequenas empresas podem aumentar a produtividade dos funcionários com uso da tecnologia.

Por exemplo, programas de computador e software de gerenciamento com chaves codificadas normalmente permitem que os funcionários processem mais informações do que os métodos manuais. 

Os proprietários de empresas também podem implementar tecnologias de negócios para reduzir o número de trabalhadores humanos em funções de negócios. 

De volta ao básico

Embora o surgimento de novas tecnologias seja empolgante, ferramentas que muitos profissionais de tecnologia de varejo podem considerar básicas não devem ser ignoradas. 

Sistemas de PDV, software de marketing por e-mail e um sólido sistema CRM (Customer Relationship Management), ou gerenciamento de relacionamento com o cliente, ajudam muito a criar uma base sólida para coleta de dados e comunicação cuidadosa com o consumidor.

A verdade é que a tecnologia está impactando, de fato, o comércio varejista e facilitando a cromação de peças, entre outros segmentos produtivos, de formas diversas, atendendo desde pequenas tarefas e necessidades até automatizando todos os processos; Por isso, devem ser implementados de forma integrada. 

Cada uma dessas tecnologias fornece dados que permitem que as empresas revisem e analisem os próprios negócios para fortalecer as decisões. 

Conclusão

Como a tecnologia modificou o comércio é uma realidade que está transformando todo o cenário no mundo dos negócios. 

A verdade é que a tecnologia é realmente essencial para impulsionar o crescimento para o sucesso futuro de toda e qualquer empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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