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Conheça a metodologia SMART e saiba como aplicar em seu negócio

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A estratégia SMART tem sido um método adotado por muitas empresas para ajudá-las a cumprirem suas metas de modo objetivo e preciso. 

O nome desta metodologia é uma sigla que apresenta a seguinte composição:

  • S de Specific (Específico);
  • M de Mensurable (Mensurável);
  • A de Achievable (Alcançável);
  • R de Relevant (Relevante);
  • T de Time-bound (Tempo necessário).

Esses cinco componentes são sobre os esforços que uma empresa deve fazer para que consiga atingir seus objetivos e metas de modo mais adequado possível. Abaixo te explicaremos melhor como são aplicados e para que servem.

Específico (Specific)

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O primeiro esforço da estratégia diz respeito ao estabelecimento de objetivos altamente específicos, descrevendo quais são os meios a serem empregados, de modo detalhado, para atingi-los.

Para tornar um objetivo comum em específico, deve-se adotar a políticas perguntas envolvendo os 5 Ws:

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  • Who – Quem está envolvido neste objetivo?
  • What O que eu quero realizar?
  • Where – Onde esse objetivo deve ser alcançado?
  • When – Quando desejo atingir essa meta?
  • Why – Por que desejo atingir essa meta? 

Imagine a seguinte situação: você é dono de uma empresa de instalação de tela de proteção e deseja aumentar suas vendas nos próximos anos. Como quer fazer isso? Quais os meios, ou quem fará? Em que quantidade? E por que?

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Desta forma, você pode estabelecer o S da estratégia do seguinte modo: aumentar 30% das vendas dentro dos próximos 2 anos usando 10% do lucro para investimento em marketing digital para expandir o negócio.

Em outro exemplo: sua empresa confecciona piso de alta resistencia, tendo uma produção de 15 pisos em área média de 50 metros quadrados atualmente. Você quer um aumento de 50% na produção. Quais os meios para chegar até isso?

Nesse sentido, o objetivo pode ser estabelecido da seguinte forma: aumento de 50% da produção, com 20% de lucro, dentro dos próximos 5 anos, com o aumento da equipe em 10% e troca de fornecedor para ter a matéria-prima com um valor 5% menor. 

Mensurável (Mensurable)

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Realizar métricas dos resultados que estão sendo obtidos pela sua empresa são essenciais dentro da estratégia SMART. 

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Isso acontece porque você pode prever os próximos resultados com base nos anteriores e realizar uma projeção.

Para te ajudar a estabelecer os objetivos mensuráveis, você pode executar as seguintes perguntas:

  • Qual o valor?
  • Como posso saber se alcancei meu objetivo?
  • Qual é o meu indicador de progresso?

Diversos podem ser os parâmetros adotados para medição, como taxa de precisão, renda mensal, pesquisa de satisfação do cliente, comentários nas redes sociais e o tempo do retorno da resposta.

Por exemplo, você e sua equipe realizam instalação de circuito fechado de TV (CFTV) em residências. Atualmente, a média de instalações é de 30 por semana, sendo que vocês compõem uma equipe de 4 pessoas.

Há um ano atrás, você e sua equipe reduzida de 3 pessoas faziam a instalação de CFTV com uma média de 20 por semana.

Com base nesse panorama, você pode prever que daqui a um ano, se mais uma pessoa entrar para a sua equipe, vocês conseguirão realizar, em média, 45 instalações por semana.

Isso porque a métrica dos anos anteriores te mostra tal cenário. Fazendo a análise em números, a cada ano o número de instalações sobe 50% com o aumento de um integrante na equipe.

Alcançável (Achievable)

Estabeleça objetivos que sejam plenamente alcançáveis e não inatingíveis. Esses objetivos devem ser estabelecidos com base nas habilidades, recursos e conhecimentos atuais, podendo apresentar expansão.

Para saber se uma meta é alcançável, você pode executar as seguintes perguntas:

  • Tenho os recursos e capacidades para atingir a meta? 
  • Outros já fizeram isso com sucesso antes?
  • A meta é realista e acessível?
  • A meta é alcançável, considerando o tempo e os recursos?
  • Você é capaz de se comprometer em alcançar a meta? 

Quando você pensa nos meios para atingir uma meta em que está pensando e facilmente deseja um caminho de meios para isso em sua mente, demonstrando ser plenamente possível.

Contudo, se você pensa em um objetivo e não faz ideia de como vai conseguir alcançá-lo, talvez ele seja inviável de ser estabelecido no momento. Utopias não constroem empresas, mas sonhar grande sim, lembre-se disso.

Suponhamos a seguinte situação: você tem uma empresa que presta serviços de limpeza e higienização de caixa d água e sua equipe limpa hoje 30 caixas de água por dia com maestria, tendo 3 funcionários.

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Seguindo a proporção que cada pessoa trabalha, você sabe que pode alcançar a média de limpeza de 60 caixas de água por dia com a contratação de mais 3 funcionários e isso será perfeitamente alcançável dentro de 1 ano, por exemplo.

Outra situação: você executa o serviço de locação de empilhadeira e quer aumentar suas vendas em 10% nos próximos anos. Quais são os recursos e mão de obra para isso? Você tem condições de adquiri-los nesse prazo?

Se quando pensa em como vai atingir esse objetivo e rapidamente traça um panorama de aumento de 20% da equipe de vendas em um prazo de 3 anos, entende que pode estabelecer esse objetivo por ser totalmente viável conforme os recursos disponíveis. 

Relevante (Relevant)

Elimine os objetivos superficiais e deixe apenas os relevantes, ou seja, aqueles que beneficiam toda a empresa e não somente você. Os objetivos traçados devem ser realmente importantes dentro de um contexto geral da empresa.

Por exemplo, se você tem uma equipe de pessoas que faz manutenção de fechadura eletrônica, a qual executa 15 atendimentos por dia e você quer aumentar a demanda de atendimentos em 10%, para isso você precisa contratar mais um integrante para a equipe.

Agora você se pergunta: para que está fazendo isso? Se a resposta for para poder distribuir melhor o serviço e não sobrecarregar a equipe além de expandir as possibilidades de atendimento na sua região e o lucro, você está no caminho certo.

Contudo, se a resposta for apenas para aumentar seu lucro, está cultivando um pensamento errôneo. O lucro como resposta unitária é um pensamento egoísta e superficial, que não beneficia a instituição como um todo. 

Limite de tempo (Time-bound)

Estabeleça um tempo preciso para o cumprimento de todos os esforços da estratégia SMART. O estabelecimento de uma agenda e o cronograma permitem desenvolver os objetivos com leveza, sem desespero e de modo assertivo.

Os prazos para conclusão de tarefas propiciam uma motivação positiva em você e em sua equipe, uma vez que o cumprimento destas vão estar dentro do esperado. 

Portanto, é importante refletir sobre os seguintes questionamentos e assim a resposta o guiará: minha meta tem um prazo? Quando você deseja atingir seu objetivo?

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Dessa forma, se você tem uma empresa que produz chave tipo storz (usada em extintores de incêndio, como mecanismo de segurança) e a sua produção diária, por linha de montagem, atualmente é de 180 chaves com auxílio de 1 funcionário e 1 maquinário.

Se o seu desejo é aumentar em 50% a produção deste tipo de chave, você deve estabelecer um tempo máximo para este acontecimento, como por exemplo: “quero ter esses resultados dentro de um prazo máximo de 2 anos.

Essa organização permite calcular quanto de maquinário e de pessoal será necessário para que você torne esse objetivo possível dentro do prazo estabelecido.

Outro exemplo é, se você é dono de um imóvel com diversos apartamentos para alugar e deseja alcançar a completa terceirização de portaria e limpeza do seu edifício dentro de 5 anos, quais serão os recursos e meios para isso? 

 

Essas são metas plenamente calculáveis, tendo em vista que os serviços já são executados por contratação direta.

Quais os benefícios da estratégia SMART?

Agora que você sabe o que são os componentes da estratégia SMART e como pode aplicá-la dentro de sua empresa, chegou a hora de saber quais são os benefícios que ela pode te trazer.

Senso de direção

Dentro do planejamento estratégico, o direcionamento de sua empresa aos próximos passos é imprescindível. O uso dos esforços aqui citados ajuda a iluminar o caminho a ser percorrido. 

Objetividade

A estratégia SMART traz objetividade ao caminho a ser trilhado, eliminando a superficialidade e estabelecendo uma ordem lógica e cronológica a ele. Você quer atingir X% nas vendas e produtividade e para isso usará Y em um prazo Z. 

Otimização

Com a adoção dessa estratégia, você economiza tempo e dinheiro, otimizando os recursos necessários e o tempo empenhado no alcance dos seus objetivos. Assim, você alcança menor tempo na produção a despeito de maior produtividade, por exemplo.

Considerações finais

A estratégia SMART tem a função de te auxiliar a construir um plano promissor a longo prazo para os seus negócios,

Se o seu objetivo é crescer dentro da sua área de atuação, é fundamental utilizar as dicas listadas nesse texto para elaborar suas metas de crescimento.

Portanto, certifique-se de elaborar metas reais e atingíveis, e que possam ser cumpridas de acordo com o seu cronograma e as suas possibilidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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