Empreendedorismo, Negócios e Economia

Como implementar inovação digital em seu negócio?

Ads 02

Inovação digital é um conceito cada vez mais presente entre os mais diferentes cenários da sociedade, passando pelas atividades do dia a dia, chegando até o mercado de trabalho e o setor comercial. Modificando a maneira como a sociedade se comporta.

Um exemplo disso é o impacto que os aparelhos móveis, com acesso à internet, trouxeram para o meio social, adiantando a maneira com que as pessoas se comunicam, cada vez mais através do digital, substituindo os encontros presenciais em boa parte.

Os meios eletrônicos já trouxeram um certo impacto nesse sentido, através das linhas de telefone, mas nada com o peso da internet, que se destaca por sua alta interatividade, assim como facilidade de acesso. Com tais meios estando disponível em diversos formatos.

Ads 03

Sendo possível realizar uma pesquisa, como “janela de alumínio para cozinha”, por meio do seu computador, celular ou até mesmo pelo seu relógio, diante da disponibilidade dos chamados smartwatches, com diversas funções digitais, indo além de mostrar as horas.

Após tal pesquisa é possível hoje também seguir com a atividade comercial associada à sua busca. Resultado do crescimento do comércio digital, a trabalhar atualmente com as mais diversas variedades de produtos e serviços, facilitando assim sua reforma em casa.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Procurando pelos materiais necessários para tal obra no site de uma loja especializada na área, recebendo no seu próprio endereço todos os equipamentos necessários para reformular esse imóvel em questão. Trazendo maior praticidade ao consumidor.

Ads 04

Isso dentro de uma plataforma que se mostra aberta para um número cada vez maior de possibilidades, sendo possível realizar um curso, executar suas atividades no trabalho, além de dar continuidade à citada reforma, ao procurar por um fabricante de grade de piso.

E se todas essas opções são possíveis, é por causa do processo cada vez mais dinâmico de inovação digital, acompanhando tanto às novas ferramentas e tecnologias disponíveis no mercado, quanto às atuais demandas levantadas pelo público, com base nas tecnologias.

Criando assim um cenário frequente de renovação por parte do mercado, tendo que se adaptar para que seja possível acompanhar as exigências da audiência respectiva à cada empreendimento, seja ela do meio digital ou físico.

Saiba mais >>   Empresas exponenciais: o que são e como se tornar uma

Como a inovação digital afeta todos os mercados?

Ads 05

Quando se fala no processo de inovação digital, é fácil pensar somente nas lojas focadas em produtos digitais, contudo o impacto que tais tecnologias trazem para o mercado é muito maior, ao envolver um número amplo de negócios com suas diferentes finalidades.

Isso porque até mesmo um artesão que vende suas peças nas ruas pode ter suas atividades impactadas pelo meio digital. Como pelos formatos digitais de pagamento, sendo possível receber de forma prática através de uma transferência via PIX.

Ao mesmo tempo que o cenário digital se destaca também como um espaço apto para a divulgação, indo ao encontro direto do seu público, diante da alta presença do público dentro dessas plataformas, envolvendo assim diferentes mercados.

Como no setor de construção, no qual o contato com uma agência responsável por serviços essenciais para uma edificação, como uma topografia de terreno irregular, sendo possível de ser realizado por meio da internet, tanto na construção como agendamento do serviço.

Uma realidade que conversa diretamente com o crescimento do e-commerce, o comércio digital, no qual as lojas passam a atuar diretamente por meio das plataformas digitais, de forma a expandir o seu ponto de contato com o público, dentro de um cenário virtual.

A questão é que essa adaptação ao processo de inovação digital não está somente na plataforma de vendas a ser adotada por um loja, além das ferramentas que serão utilizadas durante essa jornada de vendas. Tratando-se de um processo muito mais complexo.

Fazendo então com que um negócio precise alinhar uma série de pontos em relação ao seu empreendimento dentro do cenário digital, trabalhando com uma adequação dos seguintes  tópicos:

  • Missão;
  • Valores;
  • Visão;
  • Contato com público interno;
  • Comunicação ao público externo.

Pontos esses a serem adotados por uma companhia que funciona por placas de captação de energia solar industrial, com tal empresas que optem por trabalhar com esse tipo de energia se adequarem às novas tecnologias presentes, assim como à causa ambiental.

Um tema que move cada vez mais o interesse do público, em relação sobre qual empresa essa audiência pretende fazer negócios, visando um melhor impacto ambiental através de suas transações comerciais.

Saiba mais >>   5 passos para abrir uma empresa de TI

E da mesma maneira com que esse processo de inovação se torna cada vez mais frequente, cabe aos empreendimentos saber como se adaptar para ter acesso a seus benefícios, visando um melhor aproveitamento dessas companhias junto ao público.

Para que esse cenário positivo esteja disponível para a variedade de negócios presentes hoje na sociedade, permitindo o seu encontro por quem procura na internet por instalação de alarme, é preciso então saber trabalhar com as ferramentas tecnológicas disponíveis.

Ferramentas disponíveis para renovar sua empresa

Se o público está à procura de melhores oportunidades como consumidor, em busca das faculdades que são apresentadas diariamente por meio do processo de inovação digital, é responsabilidade das empresas responder a tais demandas.

Adotando em seus negócios as estratégias ideais que possam auxiliar na gestão desse empreendimento. Otimizando dessa forma tanto o seu nível de produção como também a maneira com que tal negócio pretende se conectar ao público.

Processos esses a serem aprimorados a partir das seguintes ferramentas:

Big Data

Uma consequência direta da maior presença de público na internet, é a disponibilidade maior também de dados, com cada interação exercida entre os usuários, seja entre si ou com as marcas presentes nas plataformas virtuais.

Um número de informações cada vez maior, podendo ser lido pelas empresas com o objetivo de tomar melhores decisões acerca dos seus negócios, após estudarem a fundo dados que podem ser importantes para se ter um conhecimento sobre tal público.

O Big Data se trata justamente sobre esse acúmulo de dados, que ao serem vistos de forma ampla podem ajudar com que um fornecedor de chapa perfurada em inox faça análises mais aprofundadas sobre seus consumidores, permitindo ações de melhor efeito.

Armazenamento na nuvem

Quando se fala sobre essa quantidade enorme de dados, ligado então ao chamado Big Data, torna-se necessário então ter um controle adequado sobre o armazenamento dessa informação, principalmente quando elas são referentes ao seu público.

Diante disso, uma opção a ganhar forma no mercado é o cloud storage. Um sistema de armazenamento em nuvem, no qual pontos importantes para uma empresa podem ser conservados através de um sistema digital, permitindo acesso de diversos pontos.

Inteligência Artificial

Outra tecnologia a crescer no meio digital é o conceito de AI (Artificial Intelligence), que junto aos softwares digitais pode trazer diferentes soluções ao mercado, acompanhando a evolução do segmento, por meio de programas que trazem uma renovação constante.

Saiba mais >>   Find out Lawyers terá lançamento oficial em abril

Para isso trabalhando com a ideia de machine learning, ou seja, o aprendizado das máquinas. Processo esse que permite com que um projeto de cálculo estrutural possa ser feito de forma cada vez mais avançada, encontrando diferentes soluções.

Atendimento Virtual

Entre os pontos de aprendizagem das máquinas é possível citar a forma com que elas se comunicam com os usuários, sendo assim algo de importância para as empresas, em relação à maneira com que elas se associam ao seu público.

Sendo possível destacar a função das assistentes virtuais. Programas que dão suporte ao público através de uma interface desenvolvida justamente para se comunicar com o público, sendo possível citar algumas de grande popularidade no mercado, como:

  • Alexa;
  • Siri;
  • Cortana;
  • Google Assistente.

Ferramentas que podem ajudar os usuários a se informar sobre os mais diferentes assuntos de forma prática e intuitiva, através dessas assistentes. Como entrar em contato com o programa de coleta de entulho do seu bairro, para agendar um recolhimento.

Por parte das empresas se destacam os chatbots, programas virtuais de atendimento que por meio de respostas pré-programadas podem ajudar no processo de retirada de dúvidas dos seus clientes e potenciais consumidores.

Comunicação multicanal

Por fim é importante citar a variedade de canais digitais que estão disponíveis para o mercado, sendo importante para cada negócio saber como se posicionar em cada uma dessas plataformas, de acordo com o consumo apresentado pelo seu público.

E junto disso é preciso criar um diálogo amplo, que se conecte às audiências presentes em cada uma dessas redes sociais, sem que haja um diferenciamento claro entre cada uma dessas opções, sendo preciso alinhar suas táticas de comunicação.

Para que alguém que veja uma promoção no site de uma loja, encontre essa mesma oferta no estabelecimento físico de tal empreendimento impedindo que exista assim um possível ruído de comunicação ou comercial.

A partir da implementação dessas novas estratégias é possível manter o seu negócio alinhado ao processo de adaptação do mercado, garantindo dessa forma com que esse processo frequente de inovação digital surja como uma oportunidade para cada projeto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]