Empreendedorismo, Negócios e Economia

O que é um Key Account?

Independente de qual for o seu segmento ou área de atuação, seja ele trabalhando com manutenção predial ou venda de perfumes importados, manter um cliente dentro do seu negócio é um ponto praticamente obrigatório, afinal, todos sabemos que fidelizar um cliente pode ser até mais barato do que encontrar um novo. 

Ads 02

Por este motivo, é sempre importante valorizar e manter as pessoas que realmente compram seus produtos sempre perto de sua empresa, mas como fazer isso? Bom existem várias maneiras de fazer com que um usuário se torne cliente fixo de sua empresa. 

Um atendimento premium, ofertas especiais, experiência única, tudo para que o cliente consiga ter suas exigências atendidas em um mercado cada vez mais concorrido e complicado de conseguir fixar pessoas dentro do negócio. 

Mas saiba que não é preciso dividir tarefas ou quebrar a cabeça para conseguir entregar o melhor para seus clientes, tudo pode ser feito por um Key Account. Você já ouviu falar sobre esse termo?

Ads 03

O que é um Key Account?

Em uma tradução para o português, o termo Key Account seria como “conta chave”, ou seja, é uma ação considerada como fundamental dentro de uma empresa para estabelecer um bom relacionamento entre o cliente e o seu negócio. 

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Dicas para melhorar a logística de sua empresa

O Key Account nada mais é do que um serviço personalizado e pensado de forma individualizada, para trazer a melhor experiência possível até o cliente, que é considerado fundamental dentro de qualquer empresa. 

Ads 04

Essa é considerada uma estratégia de longo prazo, onde o seu negócio vai trabalhando a relação existente com seu cliente e a desenvolvendo de forma sútil e aos poucos, fazendo com que seja estabelecido um vínculo muito maior do que a simples compra de um produto. 

Para que ela seja efetuada de maneira assertiva e que seja feito o acompanhamento de forma coesa com o cliente que comprou sua porta de aço, é preciso ter um Key Account Manager. 

O que é e o que faz um Key Account Manager?

Ads 05

Enquanto o Key Account é a nomenclatura da estratégia, o manager nada mais é que o funcionário que desempenha esse papel, ou seja, é o profissional, que cuida de um, ou uma lista pequena de clientes ( máximo de 10), oferecendo todo o suporte e a customização necessária para que essas pessoas chaves continuem fiéis a sua empresa. 

Saiba mais >>   Trabalhar com Terapia Ayurvédica: uma oportunidade de negócio lucrativa e benéfica para a saúde

Por mais que pareça algo desnecessário, trabalhar a fidelização em uma pequena quantidade de clientes, é algo fundamental para o seu negócio, é através disso, que você vai conseguir criar um vínculo muito mais próximo e fazer com que as pessoas se tornem muito mais fiéis ao seu negócio. 

O Key Account Manager, tem como obrigação estabelecer um vínculo forte, de confiança entre a empresa e o consumidor, ele garante que esse seja forte o suficiente, para suportar qualquer contratempo e evitar possíveis quebras de contrato, por exemplo. 

Ele deve conhecer todos os processos da companhia, assim como os objetivos e até mesmo as principais dificuldades vistas pelos clientes, ele é a verdadeira ponte e o elo que une o seu negócio com aqueles clientes premiums. 

Quais as vantagens e porque ter um Key Account em seu negócio?

Usar essa estratégia em seu negócio possui inúmeras vantagens, a primeira delas que podemos ressaltar é o aumento da fidelização. Esse talvez seja o principal objetivo do Key Account, com uma relação sólida e de confiança, fica muito mais fácil das pessoas se tornarem clientes assíduas de seus produtos e serviços. 

Saiba mais >>   Short Friday: saiba mais sobre esse benefício

Isso faz com que a recorrência seja maior e seus clientes se sintam mais confortáveis em depositar seus recursos na sua empresa. Outro ponto que vale ressaltar é a diminuição no índice de insatisfação, a reputação de sua empresa fica mais consolidada dentro do mercado, e você acaba se tornando referência na área de venda de bomba centrífuga, por exemplo. 

Por fim, você ainda consegue gerar novos recursos e atrair mais clientes, afinal, o marketing boca a boca continua sendo uma ferramenta poderosa, quanto melhor é a experiência que sua empresa fornece, mais bem avaliada ela será e as pessoas irão querer experimentar seus produtos e serviços, atraindo novas pessoas e fazendo com que as pessoas depositem mais recursos no seu negócio. 

Você já conhecia o Key Account? Acha que ele pode ser uma boa estratégia para o seu negócio? Conte para gente nos comentários abaixo o que você achou, e não se esqueça de compartilhar com seus amigos, até a próxima. 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]