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Short Friday: saiba mais sobre esse benefício

Neste conteúdo você vai saber sobre

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Já se foi o tempo em que apenas os funcionários precisavam se esforçar para ter uma boa relação com a sua companhia: com o passar dos anos e o desenvolvimento de novas estratégias de crescimento e relacionamento, as empresas se deram conta de que reter talentos é o segredo do sucesso.

Pessoas que estão há muito tempo na mesma empresa geralmente o fazem não por acomodação, mas porque se sentem valorizadas pelo empregador, motivadas pelos seus gerentes ou alinhadas com os valores praticados no ambiente de trabalho.

É dever das empresas fazer com que isso aconteça, também. O desenvolvimento de uma cultura organizacional forte, espaços seguros para a troca de feedbacks, a prática constante de comunicação não-violenta e a busca por benefícios que dialoguem com as necessidades do colaborador são algumas das formas de reter talentos.

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Entre os benefícios corporativos mais desejados dos últimos anos estão, além dos básicos – ou seja, vale-refeição condizente com o local de trabalho ou refeição no escritório, transporte e plano de saúde -, planos de previdência privada corporativos e vale-academia, além de descontos em clínicas e espaços de bem-estar e saúde mental e a possibilidade de fazer home office.

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Essas coisas, você certamente já conhece. Você já ouviu falar, no entanto, de um benefício chamado Short Friday? Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre ele. Veja só:

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O que é short friday?

A prática, que tem sido adotada por empresas de todo o globo com bons resultados, implica em liberar os funcionários mais cedo na sexta-feira. Há empresas que têm meio expediente, enquanto outras fazem jornadas de seis horas.

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A frequência do benefício pode ser variável. Há locais onde o short friday é prática semanal, assim como há espaços que fazem uso da prática uma vez no mês.

As horas de trabalho que não são gastas na sexta-feira podem ser compensadas em outros dias de trabalho, como reuniões excepcionais. Para a empresa, trata-se de uma forma de compensar o trabalhador por seu tempo e de investir em qualidade de vida e produtividade.

Para o trabalhador, as horas a mais de sua sexta-feira podem ser aproveitadas de formas diversas: é possível começar mais cedo o happy hour, é verdade, mas também é possível ir para casa antes do horário e, assim, evitar o trânsito e os meios de transporte lotados.

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Para quem trabalha em casa, a short friday também é interessante, uma vez que permite que o colaborador tenha mais tempo para si mesmo e possa investir em projetos pessoais, prática de atividade física ou mesmo tempo de qualidade com os seus familiares e cônjuge.

Funciona mesmo?

Sabemos que parece um pouco atípico, mas sim, o movimento short friday tem chamado a atenção de muitas pessoas – e feito a cabeça dos colaboradores, que gostam da ideia de mergulhar no final de semana um pouco mais cedo.

Um exemplo? Segundo matéria, a liberação de funcionários no início da tarde de sexta-feira tem sido muito interessante para a Aspen Pharma Brasil, indústria farmacêutica: por lá, todo mundo está liberado às 15h.

Para a diretora de RH, Patrícia Franco, os colaboradores têm trabalhado “mais felizes e confiantes”, o que, por sua vez, dialoga diretamente com o aumento da produtividade e do engajamento.

Para garantir que a short friday possa ser cumprida, a Aspen montou um plano estratégico. As tarefas, que devem ser feitas coletivamente, são distribuídas pelos funcionários de segunda a quinta-feira.

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Outra empresa que tem colhido frutos é a Bayer, que oferece, além da short friday, a possibilidade de home office, horários flexíveis – outra grande vantagem! -, previdência privada, participação nos lucros, refeitório e vale-refeição, descontos em produtos Bayer, vale-transporte, seguro de vida e assistência médica.

Ficou impressionado? Pois é: é essa cultura de valorização do funcionário que fez com que a Bayer ficasse entre as 45 melhores empresas para começar a carreira em 2018, segundo pesquisa da revista Você S/A.

Além das empresas já citadas, praticam o short friday: Takeda, L’Oréal, Livelo, Syngenta, Henkel e Mondelez.

Todo RH deve se espelhar nesses cases de sucesso para avaliar quais são as medidas e benefícios que, quando implementados, podem colaborar para o estreitamento de laços entre a empresa e o funcionário – o qual, no fim das contas, é o bem mais valioso de qualquer companhia.

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