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Como planejar uma estratégia de conteúdo para redes sociais?

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Para que uma empresa consiga se destacar com o público ela precisa contar com estratégias cada vez mais aprimoradas, vista a grande concorrência que ela encontra, principalmente nas redes. Para remediar isso, recomenda-se uma estratégia de conteúdo.

A aplicação desse tipo de comunicação se mostra necessária por causa da grande amplitude de informações aos quais os usuários são bombardeados diariamente, através das redes sociais, que hoje são acessadas por um número cada vez maior de público.

A partir do barateamento das tecnologias de informação, a sociedade como um todo passou a adotar com maior frequência o mundo virtual como uma parte essencial do ato de se viver em sociedade, indo além das relações presenciais.

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E junto a isso os hábitos de consumo e de compra foram sendo modificados, dando mais força ao consumidor durante o processo de negociação.

Com a possibilidade de pesquisar na internet por “guarda chuva personalizado valor”, os usuários passam a buscar por melhores alternativas de compra, visto o preço praticado por diferentes vendedores, além de outros quesitos, como a qualidade do produto.

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E com esse consumidor cada vez mais informado e atuante no processo de compra, é preciso que as empresas também otimizem as suas atividades, de forma a conquistar a confiança do público, apresentando-se como a melhor opção disponível no mercado.

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Antes de contar com a convicção do público, uma companhia primeiro precisa ter a atenção do usuário, algo ainda mais complicado de se alcançar, vide a grande quantidade de concorrentes que se encontram na internet, tanto diretos como indiretos.

Isso porque a atenção do público está sendo disputada por anúncios de portões para garagem, por vídeos comerciais de um novo sabor de iogurte que chegou às prateleiras dos supermercados, além do conteúdo publicado pelos próprios usuários.

Uma forma de vencer essa disputa de interesses é por meio da publicação de conteúdos especializados, sendo uma estratégia comercial desenvolvida pelo mercado, conhecida como marketing de conteúdo.

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As particularidades do marketing de conteúdo

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A estratégia de conquistar o público através do conteúdo não é necessariamente algo inédito, sendo uma técnica que era praticada por meio de uma conhecida variação, o merchandising.

Essa ferramenta trabalha com um conjunto de estratégias que destacam um produto específico dentro de um ambiente, como um supermercado, mas também dentro de um conteúdo midiático, como aqueles anúncios incorporados a uma cena de novela.

O marketing de conteúdo trabalha com características mais específicas, construindo o próprio conteúdo, de forma a otimizar o apelo comercial desses anúncios, como algo visual focado na instalação de portoes automaticos.

De uma forma resumida, o conceito de marketing de conteúdo pode ser definido como o processo de se criar um conteúdo estritamente comercial, desenvolvido com a ideia de se vender um produto, serviço, ou até mesmo uma ideia.

A partir dessa realidade é possível compreender a importância desse tipo de estratégia para o mercado atual, pois se o público se encontra excessivamente atingido por anúncios comerciais, para que eles consigam se destacar é preciso contar com elementos a mais.

Assim como as novas tecnologias permitem que os usuários tenham um acesso maior ao número de informações disponíveis, esses mesmos dispositivos tornam possível que a produção de diferentes conteúdos ocorram de forma prática e agilizada.

Talvez por isso que o consumo de vídeos e textos tenha se tornado tão amplo com a sociedade atual, vide a facilidade de produção e de distribuição desses conteúdos, com plataformas exclusivas para o compartilhamento dessas obras.

Existe também a relação do marketing de conteúdo com o chamado inbound marketing, que funciona por meio de estratégias voltadas à atração do público, direcionado os usuários para os meios de contato e atendimento disponibilizados por uma empresa.

Como uma loja de materiais de construção, que tem entre o seu catálogo de produtos um impermeabilizante manta líquida branca, ao qual divulga para clientes que compraram outros materiais similares utilizados em uma reforma, por exemplo, como tintas e pincéis.

De fato, um dos maiores objetivos do marketing de conteúdo está relacionado à conquista de atenção do público, mas esse não é um dos únicos benefícios conquistados através da implementação dessa estratégia.

As vantagens desse formato de comunicação

Pouco adianta para o empreendedor ter a concentração dos usuários se ele não tem nada de interessante a apresentar, podendo inclusive surtir um efeito contrário, com o público desprezando os produtos e serviços ali compartilhados.

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Para impedir que problemas similares ocorram, cabe às empresas definirem bem o tipo de conteúdo que compartilharão, sendo facilitados por uma estratégia já definida sobre tudo o que envolve os canais de comunicação de uma marca.

O posicionamento da empresa é capaz de conquistar não só a atenção, como a admiração de um público, tornando o ato de procurar por aço para construção preço, sendo apenas um dos tópicos importantes durante a sua pesquisa para a compra deste produto.

Ao se interessar por um conteúdo, maior é a possibilidade de um usuário passar mais tempo em seu site, ou qualquer que seja o seu portal de contato, aumentando a probabilidade dele se conectar à sua marca.

Uma relação que resulta em uma melhor relação com o público, assim como aumenta o tráfego de acesso do seu site, algo importante para as métricas de análise e conversão na internet.

Como desenvolver a tática de marketing de conteúdo

Para que a sua empresa passe a contar com os benefícios citados diante as estratégias de marketing de conteúdo, antes é preciso adotar essa técnica, de forma a otimizar o seu contato com o público.

E para isso não basta contratar companhias especializadas na produção de conteúdo, pois por mais que elas tenham a sua função, cabe a sua empresa dar os direcionamentos necessários para se atingir um público que pesquisa por “telha com isopor valor”.

Entre as técnicas necessárias para a realização dessa estratégia, destaca-se:

O suporte de um funil de vendas

Instrumento importante do marketing, o funil de vendas atua na identificação do estágio de compra ao qual se encontra um possível consumidor, estando na fase de consideração, ou já estando pronto para comprar o produto ou contratar um serviço.

Cada fase exige uma comunicação adequada, e o marketing de conteúdo pode ser apoiar nas necessidades apresentadas para criar uma comunicação que não só interesse ao público naquele momento, como o ajude na decisão de fechar uma compra.

Desdobre o seu conteúdo para diferentes canais

Diversas são as plataformas de comunicação nas quais o seu público se encontra, sendo necessário um diálogo e formato próprio para cada uma dessas redes específicas, resultando em um grande trabalho para as empresas, vide tamanha demanda.

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Para facilitar esse trabalho, e ao mesmo tempo reforçar a identidade de uma marca, uma empresa pode reutilizar alguns conteúdos em outras plataformas, como um e-book que pode ser dividido em matérias para um site.

Entre algumas opções de conteúdo existente, estão:

  • Publicações em redes sociais;
  • Disparo de e-mails;
  • E-books;
  • Vídeos no Youtube;
  • Matérias em um site institucional.

Por meio dessa pluralidade de conteúdos, um usuário que busque por “andaime locação preço” na internet, pode encontrar diversas publicações acerca do tema, todas servindo como o primeiro contato entre uma empresa e seu possível cliente.

Aposte em métricas de conversão

Se a criação desses conteúdos possui um propósito esclarecido, como aumentar o número de vendas ou expandir o conhecimento de um assunto em específico, é importante trabalhar com técnicas que explorem essa conversão e também possam ser medidos.

Elementos como call to action, frases que induzem a um propósito comercial específico como “compre agora”, “adquira já” e “leia mais”, são importantes nesse sentido, de forma a refinar o intuito por trás desses conteúdos, levando-os a sua conclusão.

A utilização de técnicas de configuração de SEO (Search Engine Optimization), também ajuda nesse sentido, de forma a otimizar os elementos de busca.

Nesse caso, quando alguém digitar no seu navegador por “estrutura metalica galpão preço” ele será direcionado a uma série de conteúdos produzidos pela sua empresa, destacando-os como a melhor resposta para essa sua dúvida específica.

Não ignore o mobile marketing

Os aparelhos móveis são os dispositivos de maior acesso à internet atualmente, visto a praticidade que eles trazem ao público, além do custo mais acessível. Com base nisso é importante que os seus conteúdos tenham uma boa visibilidade nesses aparelhos.

Além de sites responsivos, que se adaptam ao dispositivo ao quais são acessados, a criação de versões mobile desses endereços pode facilitar no acesso do usuário à sua comunicação, indo além das redes sociais.

Em geral, é possível afirmar que o marketing de conteúdo é uma estratégia capaz de fortalecer os laços da sua empresa com o público, não apenas de forma comercial, mas também de maneira emocional, o que de certa forma pode influenciar no valor de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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