Empreendedorismo, Negócios e Economia

Dicas para aumentar o valor de percepção sobre os seus produtos

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A percepção de valor não é uma técnica exata, ela acontece mediante um conjunto de ações necessárias para valorizar seu produto ou serviço além do preço.  

A qualidade é fundamental em qualquer situação, ainda mais quando estamos falando sobre o mundo dos negócios. Empreender é entender que o cliente exige e merece qualidade e transparência. 

Porém, antes mesmo de provar sua qualidade, o desafio é comprová-la aos seus compradores. A experiência que terão quando tiverem contato com seu serviço ou produto definirá a opinião deles sobre. 

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É um longo caminho entre a divulgação, a compra e a fidelidade. E falaremos sobre as estratégias utilizadas para realmente valorizar o seu produto.

Iremos, inclusive, discutir sobre produtos que são sucesso e possuem sua percepção de valor altíssima. Não pela qualidade de seus produtos, mas por toda a estratégia trabalhada sobre a marca.

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Por exemplo, um climatizador centrifugo é um produto muito importante para retirar do ar algumas sujeiras e impurezas, e são muito utilizados em grandes túneis e indústrias. 

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Sabemos a média de preço desse equipamento, mas qual o valor dele? Dissemos que é importante e descemos um pouco sobre sua função. Entretanto, para que possamos mudar sua percepção de valor, uma estratégia deve ser montada. 

Vamos entender melhor sobre este conceito abaixo. 

Percepção de valor: o que é?

Preço e valor são coisas diferentes, apesar de nem sempre estarmos atentos a isso. Na língua falada, é comum perguntarmos o valor quando queremos saber o preço e vice-versa. Entretanto, a verdade é que preço é o valor numérico de um serviço ou produto.

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Já o valor tem relação ao prazer, satisfação. O comprador do seu produto se sentirá muito mais satisfeito quando perceber que o serviço ou produto que está oferecendo tem um valor excelente na vida dele. 

Muitas vezes, tem a ver com a expectativa dos clientes, com o que eles esperam e desejam.

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Isso nos leva a entender que a estratégia para alterar a percepção de valor começa com a observação, como: quais são as necessidades reais de nosso público alvo? 

Quando é anunciado algum produto como motor para porta automática, é importante saber quem seria o comprador dele. 

As pessoas comuns não costumam ter porta automática em casa, isso significa que para este público, o motor não tem valor nenhum, apenas preço. 

No marketing digital é imprescindível aplicar este conjunto de técnicas para, não só atrair o público, como também convencê-lo da necessidade daquele produto. 

Ou seja, induzir a pessoa a atribuir um valor a ele, que esteja relacionado às suas vivências e experiências pessoais. 

Eu conheço o meu cliente?

O primeiro passo para começar a estruturar uma estratégia de marketing efetivo é conhecer o seu público-alvo, ou melhor ainda, a sua persona. 

Quando dizemos conhecer, significa dizer sobre seus hábitos digitais, como saber em quais sites ele navega, por quais assuntos procura e quais informações e serviços ele procura.

Dessa forma, é possível produzir um conteúdo relevante e que gere valor, pois você através dessa análise, você irá conhecer as necessidades e expectativas de seu leitor.

O público-alvo de quem fornece serviços de infraestrutura tic provavelmente será um empreendedor relacionado ao meio tecnológico. Uma campanha bem formulada vai observar este cliente e quais comunidades virtuais ele está presente.

Para ele, este serviço não tem apenas preço, mas também valores. Por isso, o conteúdo deve ser rico em informações deste tipo, com um site oferecendo material de estudo em troca de e-mail e outros dados, o que irá criar uma comunicação direta.

Este é o passo dois do funil de vendas trabalhado no inbound marketing.

Após conhecer esse comportamento virtual e entender as necessidades do seu cliente, já é possível apostar em negociações sadias, momento em que é possível dialogar o valor de seu produto.

Um exemplo disto é: sua marca já entendeu quem é o cliente que irá se interessar pelo serviço de manutenção de portão automático, que são empresários do ramo de portão. 

Dessa forma, as possíveis parcerias entre fornecedor e consumidor final ditarão a negociação. 

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Para eles, o valor do serviço de manutenção é enorme, pois é ele que manterá muitos clientes em suas carteiras e fidelizará o comprador.

Diante disso, existem algumas informações que são necessárias para criar uma persona, além da observação do comportamento virtual do seu público, como:

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Localização;
  • Nível de formação;
  • Classe social;
  • Fator de decisão de compra;
  • Redes sociais em que está presente;
  • Produtos e serviços de interesse;
  • Conhecimentos gerais sobre seus hábitos. 

Com essas informações definidas, já é possível criar a persona do seu negócio e começar a trabalhar em estratégias para atrair leads que se encaixem no perfil.

Como aplicar em meu negócio 

A primeira premissa que devemos adotar é: preço é o que você paga e valor é o que você leva.

Agora que você já entendeu a diferença entre preço e valor, vamos apresentar algumas dicas para que a percepção de valor do seu serviço ou produto aumentem. 

  1. Invista na qualidade do seu serviço e/ou produto

Esta parte é a mais importante, embora pareça óbvia. Um produto de qualidade pode se autopromover, entretanto não dá para contar com esta “sorte”. 

Possuir um serviço ou produto de qualidade já é um grande passo para a mudança de percepção de valor. 

Por exemplo: você pode convencer seu público-alvo que o consumo de água é importantíssimo para um bom funcionamento de nosso organismo, porém o purificador ibbl de parede que está disponibilizando no mercado possui qualidade.

  1. Comunique-se

Que o seu serviço é bom, todos sabem. Mas além disso, você tem que saber se comunicar. A arte de persuasão vai entrar em ação neste passo. Como dito anteriormente, a qualidade do seu serviço dificilmente se promoverá por si só, e talvez depois de muitos anos de trabalho duro.

Seu bebedouro de coluna é o melhor produto disponível no mercado nacional, porém é necessário que sua divulgação seja eficaz e objetiva, as pessoas precisam atribuir valor a ele. 

  1. Alinhe sua oferta e sua marca aos valores do consumidor

O usuário vai julgar sua oferta pelo o que ele acredita ter valor. O valor está relacionado às vivências anteriores. Pode-se dizer que vai muito além das funcionalidades padrões do serviço ou produto negociado.

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Deve-se levar em consideração aspectos imateriais e psicológicos, e como seu consumidor é impactado com isto. 

  1. Trabalhe com experiências

Não é apenas mais uma mercadoria que será consumida por alguém. Convença de que sua marca está comercializando toda uma experiência de satisfação e prazer. Nesta altura, já é possível entender as expectativas do cliente.

  1. Mostrar cases de sucesso da sua marca

Este é um gatilho mental muito utilizado no mundo do marketing. É o gatilho de autoridade, onde você mostra que os consumidores que já adquiriram sua mercadoria estão felizes e satisfeitos. Pode ser através dos stories do Instagram, por exemplo. 

  1. Ofereça assistência

Esta dica é bem simples é: esteja sempre disposto a auxiliar seu consumidor. Um grande exemplo disto é uma marca muito famosa de celulares que possui uma legião de fãs e clientes. Se um de seus aparelhos apresentam defeitos, a troca é iminente. 

Essa troca faz parte do conjunto de assistências disponíveis para o usuário. Sem dúvidas, é uma ação que vai agregar muito valor ao produto.

  1. Ofereça serviço gratuito por um tempo

Caso seu serviço seja online, como algum software, ofereça um período gratuito para que seu cliente consiga utilizá-lo e, assim, criar uma conexão com ele.

É nesse momento em que ele pode entender a necessidade de possuir este serviço e atribuir um valor a ele. 

Tudo tem o seu valor

Todo o tipo de produto e serviço tem o seu valor. Cada grupo de pessoas possui peculiaridades próprias, portanto necessidades também.

Um guarda corpo industrial preço pode ter um valor alto para uma pessoa e para outra apenas um preço a se pagar. E assim sucessivamente. 

Por esta razão, aconselhamos o estudo e montagem de estratégias de marketing digital para sua empresa.

Há um lugar no mercado de negócios para todos, e consumidores para qualquer tipo de produto ou serviço. 

A palavra empatia também pode definir as técnicas utilizadas para atribuir valor, pois com um olhar mais sensível, é possível observar o comportamento de seus consumidores e assim definir suas carências. 

No marketing digital, o céu é o limite. Porém, o trabalho vai ser sempre duro e constante, para que os resultados sejam atingidos de forma clara e ética, até mesmo a venda de um fusivel preço acessível.

Portanto, as possibilidades são infinitas, assim como a vontade de cada um para poder fazer valer a pena.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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