Como dar banho em cachorro? Veja 9 dicas essenciais
Neste conteúdo você vai saber sobre
O que você precisa saber sobre como dar banho em cachorro? O primeiro fato é que a frequência com que você precisa dar banho depende de vários fatores, incluindo raça, tamanho, tipo de pelagem e atividades.
Os cães que passam muito tempo ao ar livre precisam de banhos com maior frequência, enquanto aqueles que ficam em casa normalmente requerem um banho a cada 2-3 meses. Essa experiência pode assustar seu amigo de quatro patas, mas com um pouco de conhecimento e preparação, você pode torná-la positiva para ambos. Leia conosco e descubra como dar banho em cachorro através de 9 dicas, vamos lá!
Passo a passo de como dar banho em cachorro
1. Escolha um local apropriado
Se você tem um cachorro muito pequeno, pode dar banho nele na área de serviço ou na pia do banheiro. Cães mais velhos podem ser lavados no chuveiro ou banheira. Se não está muito frio lá fora, você pode fazer a limpeza na rua mesmo, em um local limpo.
Se você dar banho em seu cão em uma banheira ou pia, o fundo ficará escorregadio quando molhado. Para acalmar seu cão e permitir que ele permaneça estável, coloque uma toalha na superfície da banheira ou pia. Você também pode usar um tapete de borracha especial ou adesivo antiderrapante.
Se possível, escolha um local confinado. O cão pode ficar ansioso ou inquieto durante o banho e tentar escapar. Você usa a banheira? Feche a porta. Se você lavar ao ar livre, certifique-se de fazer isso em uma área cercada para que não possa escapar.
É interessante fazer um mini curso de como adestrar cães para assim ter maior controle sobre seu cão, principalmente em situações onde ele está sob estresse, como o próprio banho. Continue lendo e veja mais dicas sobre como dar banho em cachorro!
2. Prepare seu cachorro para o banheiro
Escove bem os pelos antes de lavá-lo. Isso é especialmente importante se eles tiverem uma pelagem espessa, felpuda ou dupla. Certifique-se de afrouxar todos os nós ou fios emaranhados.
Se houver carrapatos, é melhor removê-los com a ajuda de um veterinário, mas você também pode se livrar deles. Se o seu cão tiver substâncias pegajosas, como tinta, resina de árvores, entre outras coisas grudadas na pelagem, esfregue-a com vaselina ou óleo vegetal e deixe agir por 24 horas. Sabonete líquido também pode funcionar.
3. Obtenha todos os materiais necessários
Uma vez iniciado o processo de como dar banho em cachorro, você precisa ter tudo o que precisa à mão. Você vai precisar de toalhas, bolas de algodão, shampoo para cães, biscoitos e um pano ou esponja de microfibra. Se você não tiver uma lavadora de alta pressão utilizada em jardins ou um chuveiro manual, precisará de um balde ou outro recipiente para enxágue.
Remova a tampa do shampoo e de outros frascos, para que você não precise fazer isso enquanto monitora o cachorro molhado. Se seu cão tende a ficar nervoso durante o banho, peça ajuda. Seu assistente pode ajudá-lo a mantê-lo imóvel enquanto você o lava.
4. Coloque bolas de algodão nas orelhas do cachorro
Quando eles ficam molhados, infecções podem se desenvolver. As bolas de algodão irão manter o canal auditivo seco. Não empurre as bolas de algodão longe demais. Prenda-os para que não caiam na banheira.
5. Molhe o corpo do cachorro com água
Não é recomendado lavar a cabeça ou o focinho, caso contrário à água pode entrar em seus ouvidos e o shampoo pode causar coceira nos olhos. Em vez disso, molhe-o do pescoço para baixo. Certifique-se de que o pelo está bem “ensopado”. Esta etapa pode levar algum tempo para cães com pelagem particularmente grossa.
Se você tiver uma lavadora de alta pressão ou um “chuveiro de mão”, use-os para dar banho em seu cão. Certifique-se de que a pressão da água não está muito alta, caso contrário, pode assustá-lo.
Se você usar um balde ou jarro para dar banho em seu cachorro, certifique-se de não derramar água na cabeça do mesmo de uma vez só. Existem também chuveiros removíveis que você pode anexar a mangueira ou torneira.
6. Aplique o shampoo
Se a pelagem do seu cão for muito grossa ou longa, você pode diluir o produto com água em um copo pequeno. Desta forma, consegue-se uma espuma homogênea na pele. Para cães de pelo curto, basta despejar uma tira de shampoo no corpo. Massageie bem.
Você não precisa usar um pano ou esponja para aplicar o shampoo. Na verdade, é melhor usar as mãos para criar a espuma. Dessa forma, você pode examinar o cão em busca de marcas incomuns em seu corpo, como inchaços ou inflamação.
Não aplique shampoo no rosto ou na cabeça do cão. Se o nariz estiver sujo, use um pano úmido para limpar suavemente a sujeira. Se o seu cão tem o pelo particularmente comprido, massageie o shampoo na direção do crescimento. Isso evita que ele fique nodoso.
7. Lave o corpo do cachorro
Massageie o shampoo por todo o corpo, exceto a cabeça. Ele cria espuma nas axilas, barriga, cauda e área da virilha e pernas. Deixe o shampoo pelo tempo indicado na embalagem. Alguns produtos contêm repelentes leves contra pulgas e geralmente precisam ser usados por um determinado período de tempo para serem eficazes.
8. Seque o cachorro
Se você encontrar uma toalha de microfibra bastante absorvente, o processo será mais rápido. No entanto, uma toalha de banho clássica também é suficiente. Coloque-o nas costas do cachorro e seque.
Não esfregue, pois isso pode causar nós em raças de pelo comprido. Lembre-se de que o instinto natural do cão será sacudir a água, então esteja preparado para alguns respingos. Também é possível usar o secador de cabelo, mas certifique-se de colocá-lo em uma temperatura não muito alta.
9. Penteie o cabelo do cachorro
Se ele tiver um pelo muito comprido ou bagunçado, faça enquanto estiver úmido para evitar que se enrosque. Para tornar o processo mais fácil, você pode usar um spray específico para desembaraçar.
E pronto, esse foi o nosso guia rápido com 9 dicas sobre como dar banho em cachorro? Nosso texto foi útil para você ou ainda possui alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui abaixo e até a próxima!