Pets e Animais

A importância dos cuidados com os pets em dias de calor extremo

Ads 02

Em dias de calor intenso, você precisa oferecer formas seguras e práticas para refrescar seu pet

Nossos companheiros de quatro patas também sentem a intensidade do calor que envolve a estação mais quente do ano. Em dias de calor extremo, se até você se sente mal, que dirá o seu pet. Por isso é preciso ficar atento aos sinais que ele te dá.

No entanto, diferentemente dos humanos, cães e gatos não conseguem ligar o ventilador ou colocar gelo na própria água. Assim, é responsabilidade do tutor encontrar formas de garantir o bem-estar dos pets e ajudá-los a lidar com o ardor do verão.

Ads 03

Confira dicas do que fazer para que seu pet se refresque.

Baixe a temperatura do ambiente

No local onde seus animais de estimação passam mais tempo, é preciso baixar a temperatura. Você pode investir em um ar-condicionado para casa também naquele cômodo ou em ventiladores, o que vale é que o ambiente fique mais fresquinho.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.
Saiba mais >>   Cuidados com a pele dos pets

Apostou no ar-condicionado? Cuidado para não baixar demais a temperatura, aposte em algo ameno. A média de 23°C está ótima.

Deixe água à disposição deles

Ads 04

Água fresca é necessária para que cães e gatos consigam lidar bem com os dias quentes. Troque as tigelas com frequência e, se a temperatura subir muito, coloque algumas pedras de gelo.

A mistura de água gelada com água em temperatura ambiente também é uma boa ideia para deixar os bebedouros mais frescos.

Permita que eles fiquem em espaços cobertos

Caso o pet fique do lado de fora da casa, você precisa pensar em ambientes onde ele possa se esconder do sol e do calor. Pode ser a garagem da casa, uma coberta ou uma casinha própria para o animal.

Ads 05

Ele tem livre acesso à área externa e insiste em ficar no sol? Deixe que fique na parte coberta ao menos nas horas mais quentes, como perto do meio-dia.

Dê um banho fresco

O banho ajuda a refrescar, mas nem todos os cães gostam de água. Se você tem um cão apaixonado por piscina, vale deixá-lo nadar um pouco ou brincar com mangueira e bacias com água.

Saiba mais >>   Aves pet podem ser intoxicadas após uso abusivo de medicamentos e vitaminas

Como última opção, leve para debaixo do chuveiro e deixe a água mais gelada. Dê um banho com direito a shampoo e tratamento digno de um pet shop.

Ofereça petiscos gelados

Coloque os petiscos para gelar na geladeira e prepare aqueles próprios para os dias quentes. Você sabia que os cães e gatos podem tomar picolé para pets? É só congelar pedaços de frutas com água e oferecer para eles.

Só tome cuidado na escolha das frutas, afinal, nem todas são liberadas para os animais. Banana e melancia congelada são ótimas para os cães e eles gostam muito.

Cuidado com o horário do passeio

Seu pet é daqueles que passeia todos os dias? Preste bastante atenção ao horário do passeio. O ideal é sair antes das 9h ou após as 17h. A explicação é bem simples: imagine você andando descalço no asfalto quente e com o sol a pino?

Os cães também se sentem mal com a temperatura elevada e o asfalto queima suas patinhas. Deixe o passeio para mais tarde — ou bem cedo — e entre 10h e 16h fique em casa com ele.

Saiba mais >>   Brasil é o segundo país que mais consome conteúdo pet no mundo

Atente-se aos sinais de calor extremo

Assim como os humanos, os pets dão sinal de que estão passando mal com o calor. Ofegar excessivo, gengiva pálida, fraqueza e vômitos indicam que algo não vai bem. Caso note o animal mais quieto e sem disposição, isso também significa que a temperatura está incomodando.

Ao notar essas alterações de comportamento, leve o pet para um espaço mais fresco. Ligue o ventilador ou ar-condicionado, ofereça água e, em casos extremos, corra para o veterinário.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]