Empreendedorismo, Negócios e EconomiaGames e Tecnologia

O futuro do Bard: quais são os próximos passos da IA do Google?

Ads 02

Ferramenta ganha novas funcionalidades ao mesmo tempo em que se aumenta o debate sobre privacidade digital

A pesquisa de imagens do Google ganhou novas funcionalidades, e uma das novidades tem relação com a inteligência artificial da empresa, o Bard. Os usuários encontram como opção baixar VPN, que aumenta os níveis de privacidade e segurança digital, considerando o acesso dessas ferramentas à galeria pessoal do celular.

A década de 2020 está sendo marcada pelos avanços nas tecnologias de inteligências artificiais, aproximando cada vez mais as ferramentas do cotidiano das pessoas. Neste artigo, você confere os principais aspectos em torno do Bard, e o que é possível esperar da IA do Google nos próximos anos.

Saiba mais >>   Valid oferece solução e-Diploma para as instituições de ensino superior

O que é o Bard: a inteligência artificial do Google em resposta ao ChatGPT

Ads 03

Muitas pessoas sabem que o ChatGPT existe, mas nem todas associam o Bard como uma inteligência artificial similar a ele. Lançado em 2023, o Google Bard é um chatbot desenvolvido a partir de inteligência artificial, capaz de interagir com comandos dos usuários de forma natural, gerando conteúdos como textos, respondendo a perguntas, realizando cálculos, entre outros. 

O sucesso do ChatGPT e a sua incorporação pela Microsoft tiveram papel essencial na velocidade com que o Google deu origem ao Bard. Hoje, o Bard não possui um app próprio, sendo necessário estar logado em uma conta Google para utilização da ferramenta. Ele ainda possui algumas limitações em relação ao concorrente, mas, aos poucos, vem sendo aprimorado.

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias com Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Portal completo e atualizado diariamente, acompanhe as nossas editorias.

Funcionalidades recentes do Google que usam IA

Até pouco tempo, falar em inteligência artificial era algo restrito aos profissionais de tecnologia ou entre os fãs de ficção científica. A popularização do uso desse tipo de ferramenta pelas ”pessoas comuns”, com o Chat GPT, em 2022, fez com que muitas outras surgissem, inclusive dentro de serviços já conhecidos, como o Google.

Saiba mais >>   Marketing assertivo: saiba como fazer

Busca generativa

Ads 04

Disponibilizado para o público no fim de 2023, o Google SGE é um recurso de busca generativa, que funciona dentro da própria página de resultados do buscador. Ele permite que o usuário tenha respostas mais naturais a partir de uma busca, de forma similar ao que ocorre no Copilot, presente no navegador Microsoft Edge.

Pesquisa por imagens

A busca por imagens teve diversos aprimoramentos pelo Google nos últimos anos, por exemplo, na integração com o Google Lens. Mais recentemente, o Google possibilitou que os usuários façam buscas por imagens capturadas pela câmera, importadas da galeria do dispositivo e ainda combinando palavras-chave com a imagem desejada.

Google Bard em 2024: o que esperar da ferramenta daqui para frente

Embora a ferramenta do Google ainda tenha muito a percorrer para competir por igual com o ChatGPT, já é possível identificar a estratégia da empresa para isso. Com menos de um ano de existência, o Bard já fornece uma experiência de alto nível para os usuários, e a tendência é que ele seja integrado cada vez mais com os serviços Google.

Saiba mais >>   Empresa gaúcha ajuda lojistas a expandir negócios para os Estados Unidos

Gerador de imagens por IA 

Ads 05

Entre as mais recentes novidades do Bard, o Google implementou a possibilidade de gerar imagens através de IA. Diferente de outras ferramentas já conhecidas, o Google promete alta fidelidade em relação aos comandos fornecidos pelos usuários e o uso do banco de imagens do próprio Google.

Ampliação do debate sobre privacidade e uso de IA

É sabido que as inteligências artificiais usam conteúdos existentes em toda a internet para moldarem suas criações, o que já resultou em processos sobre direitos autorais, privacidade e ética. Com essas ferramentas ficando cada vez mais próximas da realidade de criar imagens realistas, o debate sobre privacidade e autoria aumenta.

Ao mesmo tempo que um usuário pode fazer o upload de uma imagem pessoal na IA e pedir que ela crie uma nova imagem a partir disso, surge a questão sobre como essa imagem é processada e armazenada por parte dos sistemas. Ainda será necessário observar os rumos que as legislações e os acordos entre empresas se darão, em um curto prazo de tempo.

Ads 06

Redação Outro Dia News, o seu Site de Notícias Dicas e informações do cotidiano na palma da sua mão. Envie sua pauta ou release, entre em contato conosco [email protected]